quinta-feira, 19 de maio de 2011

Encontro Virtual entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e alunos dos 7º e 8º anos

No dia 18 de Maio, pelas 14h30, decorreu, na BE, o Encontro Virtual, via Skype, entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e 2 a 3 alunos de cada turma dos 7º e 8º anos da ESOD.

  18052011(007)

A simpatia, a vivacidade e a humanidade da escritora contribuíram para um ambiente de abertura e à vontade no diálogo com os alunos, ao longo de toda a sessão. Todos se sentiram cativados pelas suas palavras, o que tornou esta interação muito proveitosa. O trabalho preparatório desta atividade fez-se entre a BE e as professoras das turmas envolvidas, Amélia Poças, Constança Sousa e Rosário Jacob. Incidiu sobre as obras A Lua de Joana e Cartas da Beatriz, a mais recente sendo objecto de estudo entre a professora Isabel Correia e alunos das turmas CEFs.
Maria Teresa Maia Gonzalez fez alusão às influências que recebeu na sua infância por parte de uma tia-avó, no que diz respeito à sua formação pessoal, nomeadamente a espiritualidade, referiu as suas profissões de sonho quando menina, concretamente ser bombeira (profissão que continua a admirar) ou astronauta. Confessou que a sua vocação para ser escritora despontou na escola. A autora salientou o papel das escolas no sentido de contribuírem para que cada aluno descubra as suas apetências e as desenvolva ao máximo, durante o tempo estudantil.
A vasta bibliografia da autora para a infância e adolescência já está publicada em várias línguas, como por exemplo búlgaro, polaco, chinês. O objectivo principal do seu trabalho é contribuir para a paz, alertando-nos quanto à importância de estar atento aos outros. O tema recorrente é o Amor, os subtemas são a solidão, o desamor, os desencontros, os medos, as perdas.
A Lua de Joana e Cartas da Beatriz baseiam-se em factos reais envolvendo pessoas próximas da escritora. Realçam a importância de se prestar atenção aos outros, escutando  as mensagens subtis presentes em cada encontro.

Pela dinâmica estabelecida pela escritora, este Encontro não foi virtual, foi muito presencial.

--- veja os comentários ---
[aqui a incluir na próxima semana]


image

Maria Teresa Maia Gonzalez, nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – e foi professora do ensino básico e secundário. Escreve desde 1989. É uma das mais vendidas e prestigiadas autoras portuguesas de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes. 
                  in www.wook.pt, {acedido em 21/05/11] [adaptado]

 

DESTAQUE - Livros da escritora na BE-ESOD:
.coleção:
Profissão Adolescente -
Alguém sabe do João?; A Ana passou-se!; Um beijo no pé; Estrela à chuva; O geniozinho; O irmão de Joana; Pedro, olhos de água; Poeta (às vezes); O geniozinho; Parabéns, Rita!
.O guarda da praia ; A cruz vazia; A Lua de Joana; Os herdeiros da Lua de Joana; Cartas da Beatriz

 

A nossa gratidão
a Maria Teresa Maia Gonzalez
pela sua disponibilidade e amabilidade