terça-feira, 6 de março de 2012

Encontro com … “A Areia e o Mar”

Inserido na Semana da Leitura, no dia 6 de março, os alunos dos 7ºA e B encontraram-se com “A Areia e o Mar”, um conto da autoria de Cândida da Luz

 

capa A Areia e o Mar

Os alunos tiveram a oportunidade de fazer leituras à volta deste conto de en/cantar, amar e sonhar, bem como conversar com a escritora, colocando também questões previamente preparadas com a orientação da profª Rosário Jacob.
As sessões decorreram, em separado, com cada turma. Num cenário enquadrador, os alunos ouviram atentamente a autora a ler expressivamente o conto, acompanhados pelos sons tranquilizadores do mar.

 

cenário enquadrador

06032012(005)

De seguida, fizeram perguntas à escritora que conversou sobre o início da sua atividade literária aos 15 anos, a inspiração à beira-mar para a escrita deste conto, bem como as suas referências literárias, destacando Sophia de Mello Breyner Andresen, José Régio, Florbela Espanca, Eça de Queirós. Posteriormente, Cândida da Luz colocou questões aos alunos, nomeadamente a personagem com quem mais se identificaram.

  06032012(013)

a areia e o mar

Cada sessão terminou com a partilha, por parte dos alunos, de textos seus, escritos com desenvolvimentos da ação diversos do original, repletos de imaginação, em breve aqui a apresentar, em formato de livro digital. Com manifesta satisfação, a escritora leu igualmente alguns desses textos, incentivando  os alunos a lerem muito e a darem largas à sua imaginação noutras escritas.

NOTA - Cândida Luz nasceu em 1968, na cidade de Calw, situada na orla da Floresta Negra, na Alemanha.
Desde pequena, cultivou o gosto pelo conto ao ouvir os seus pais, durante a hora da refeição, a contar estórias com muita imaginação.
Atualmente, vive em Vila Nova de Gaia, onde continua a cultivar o prazer de contar e de povoar o imaginário de todos aqueles que têm vontade de abraçar o mar da invenção e da emoção.

O cão que lê, [Em linha], disponível em http://ocaoquele.blogspot.com/2011/11/areia-e-o-mar-uma-historia-de-amor-na.html, [Consultado em 29/02/12]

Aqui agradecemos ao nosso querido colega João Carlos Silva por nos ter sugerido e disponibilizado o contacto com a escritora.

A autora ofereceu um exemplar do conto à BE-ESOD, onde também se encontra à venda.

~ ~ ~ Bons Sonhos ~ ~ ~

Pelas temáticas presentes no conto, nos textos dos alunos
– a Amizade, o Amor universal / na natureza –,

o modo de estar da escritora
gentil, convidativo à harmonia, à criatividade,
viveram-se momentos de en/cantar.
Parabéns a todos os presentes!
Os nossos agradecimentos a Cândida da Luz!