Páginas

Literacia Digital

domingo, 25 de março de 2012

Semana da ESOD --- 21 de março/2012, 21h

                                ~ ~ ~ Serão de Poesia ~ ~ ~

  image imageimage

recolha de imagens: profª Palmira Pereira
marcadores elaborados pela profª Andrelina Silva

painel comemorativo
pelo prof. Rafael Tormenta

painel poesia primavera árvore

Queridos leitores deste blogue! É com o maior prazer que aqui partilhamos os momentos maravilhosos desta noite memorável que contou com a participação de alunos dos 7º ao 12º anos, professores e encarregados de educação, no átrio do pavilhão A. Este espaço foi carinhosamente preparado e decorado para receber a comunidade educativa da ESOD, significativamente presente durante todo o serão. Alunos do curso CEF Empregado de mesa do 2B serviram café, com a colaboração das profªs Carla Araújo e Patrícia Silva. Ofereceram-se docinhos poéticos e marcadores de livros.
Primorosamente anunciados pelos apresentadores – Carole Campos, Cláudia Monteiro e Tiago Aires, alunos do 9º ano – os intervenientes disseram poemas de autores portugueses, como Florbela Espanca, Matilde Rosa Araújo, António Gedeão, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Miguel Barbosa, Miguel Torga, Mário Cesariny, assim como de poetas que se distinguiram no Concurso de Poesia/Interescolas de Gaia/Nascente. Duas alunas do Clube de Teatro da ESOD participaram também neste serão –Filipa com a leitura expressiva de um poema de Virgínia Monteiro, poetisa gaiense, e Benilde que disse um poema que Jonas Savimbi, seu tio-avô, lhe ensinara.

Num outro momento, foi a vez da poesia em castelhano de autores como David Hernandez, Garcia Lorca, Pablo Neruda. A poesia francesa também esteve presente com um poema de Jacques Prévert.
Quanto a poetas em língua inglesa, disse-se poesia de George Krokos, Langston Hughes, Spike Milligan, Walt Whitman, Robert Frost, entre outros.
Os presentes deliciaram-se igualmente com os acordes da guitarra, órgão, violino, em excertos musicais apresentados por alunos dos 9º e 12º anos, bem como com performances de dança pelo par Vânia e Marcos.
A celebração do Dia da Árvore e o início da Primavera ficaram assinalados com a leitura expressiva de poemas alusivos ditos por alunas e profª Adelina Alves, do Clube de Ciências e do Ambiente. Desta comemoração destacamos o diaporama apresentado neste serão, com o trabalho  de recolha de ilustrações para o livro A vida secreta e amorosa da flor, de Miguel Barbosa, elaborado no clube mencionado.

De entre os presentes, a diseuse Alzira Santos aceitou o convite e a todos maravilhou com poemas por si ditos. A todos igualmente sensibilizou a forma peculiar como o prof. Castro Alves disse a sua adaptação de poemas a partir de Cântico Negro, de José Régio e de poemas de Álvaro de Campos.
Durante este evento, a coordenadora do Departamento de Línguas, profª Hermengarda Santos, procedeu à entrega dos prémios dos concursos de Cartaz e de Vídeo do Dia Europeu das Línguas e do Desfile de Personalidades. O diretor da ESOD, prof. Adalmiro Fonseca, entregou lembranças de Mérito Escolar a alunos do 3º ciclo e do secundário.

 

 
excerto musical: Raiz, Carlos Paredes

A equipa da BE-ESOD e o Departamento de Línguas aqui expressam agradecimentos a todos. Ao prof. Abílio Silva pelo apoio na área multimédia  e a todos os colegas pela dedicação com que prepararam os alunos para os dois ensaios gerais – sob a orientação do prof. Rafael Tormenta - bem como o seu contributo na preparação deste evento.

 
Serão de Poesia ~ ~ ~ ~ ~ 21 de março 2012, 21h

fotos gentilmente cedidas pela profª Gilda Krizan,
tratamento de imagem pelo prof. Rui Ramos
 

Estão de parabéns todos os que, empenhadamente, contribuíram para que este evento tivesse deliciado todos os presentes nos momentos poéticos de um serão maravilhoso

quarta-feira, 7 de março de 2012

Semana da ESOD / Dia Mundial da Poesia --- 21 de março/2012


~ ~ ~
  Convite  ~ ~ ~ 

venha celebrar este Dia, lendo expressivamente, no

Serão de Poesia 

ESOD
átrio do Pavilhão A
21horas

Escolha um poema da Antologia Comemorativa

 

 

Para que possamos programar este evento
- dinamizado pela BE e o Departamento de Línguas - 
indique o poema/autor que selecionou
nos comentários desta postagem, identificando-se
.
Não serão publicados comentários anónimos.

Consulte aqui os poemas já selecionados

            ofertas - marcador/café/docinho poético

[postagem inicial a 22/02/2012]

terça-feira, 6 de março de 2012

Encontro com … “A Areia e o Mar”

Inserido na Semana da Leitura, no dia 6 de março, os alunos dos 7ºA e B encontraram-se com “A Areia e o Mar”, um conto da autoria de Cândida da Luz

 

capa A Areia e o Mar

Os alunos tiveram a oportunidade de fazer leituras à volta deste conto de en/cantar, amar e sonhar, bem como conversar com a escritora, colocando também questões previamente preparadas com a orientação da profª Rosário Jacob.
As sessões decorreram, em separado, com cada turma. Num cenário enquadrador, os alunos ouviram atentamente a autora a ler expressivamente o conto, acompanhados pelos sons tranquilizadores do mar.

 

cenário enquadrador

06032012(005)

De seguida, fizeram perguntas à escritora que conversou sobre o início da sua atividade literária aos 15 anos, a inspiração à beira-mar para a escrita deste conto, bem como as suas referências literárias, destacando Sophia de Mello Breyner Andresen, José Régio, Florbela Espanca, Eça de Queirós. Posteriormente, Cândida da Luz colocou questões aos alunos, nomeadamente a personagem com quem mais se identificaram.

  06032012(013)

a areia e o mar

Cada sessão terminou com a partilha, por parte dos alunos, de textos seus, escritos com desenvolvimentos da ação diversos do original, repletos de imaginação, em breve aqui a apresentar, em formato de livro digital. Com manifesta satisfação, a escritora leu igualmente alguns desses textos, incentivando  os alunos a lerem muito e a darem largas à sua imaginação noutras escritas.

NOTA - Cândida Luz nasceu em 1968, na cidade de Calw, situada na orla da Floresta Negra, na Alemanha.
Desde pequena, cultivou o gosto pelo conto ao ouvir os seus pais, durante a hora da refeição, a contar estórias com muita imaginação.
Atualmente, vive em Vila Nova de Gaia, onde continua a cultivar o prazer de contar e de povoar o imaginário de todos aqueles que têm vontade de abraçar o mar da invenção e da emoção.

O cão que lê, [Em linha], disponível em http://ocaoquele.blogspot.com/2011/11/areia-e-o-mar-uma-historia-de-amor-na.html, [Consultado em 29/02/12]

Aqui agradecemos ao nosso querido colega João Carlos Silva por nos ter sugerido e disponibilizado o contacto com a escritora.

A autora ofereceu um exemplar do conto à BE-ESOD, onde também se encontra à venda.

~ ~ ~ Bons Sonhos ~ ~ ~

Pelas temáticas presentes no conto, nos textos dos alunos
– a Amizade, o Amor universal / na natureza –,

o modo de estar da escritora
gentil, convidativo à harmonia, à criatividade,
viveram-se momentos de en/cantar.
Parabéns a todos os presentes!
Os nossos agradecimentos a Cândida da Luz!