Páginas

Literacia Digital

domingo, 26 de outubro de 2014

Comemoração do “Halloween” – 31 de outubro

 

h cellebration

- - - - - - - suggested activities- - - - - - -

3º ciclo -

Imagine you’re organising a Halloween Party. Create an illustrated mind map. Inspire yourself on these examples.

Get your paper
in the school library

mind map vazio1_cx

Secundário –

Write your own Halloween acrostic poem
Inspire yourself on these examples
.
(ask for the participation paper in the school library)

or

Choose one from other suggested activities in here

WHILE PARTICIPATING, LISTEN TO SPOOKY SOUNDS

ENTREGA OS TEUS TRABALHOS NA BE-ESGN, até 7/11/2014
HÁ PRÉMIOS PARA OS MELHORES TRABALHOS

image

 

recolha de materiais pela profª Palmira Pereira

sábado, 25 de outubro de 2014

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ateliê de Literacia Matemática – Desafio 40 do Alea

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal Público de 20 de setembro de 2014.
Esta notícia apresenta informação relativa ao relatório "Estado da Educação 2013" do Conselho Nacional de Educação.

Os alunos do 3º ciclo/ secundário
podem responder até ao dia 24/novembro/2014.
Todos os alunos que responderem corretamente
ficam habilitados a um prémio
(ver cartaz)

Horário de apoio na Biblioteca
segundas-feiras e terças-feiras
das 8:30h às 9:05h

 - - - BOA PARTICIPAÇÃO - - -

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OUTUBRO - Mês Internacional da Biblioteca Escolar



image


image
imagerbe

"Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. A International Association of School Librarianship(IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) (...) Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. (…) [T]odo o mês de outubro [é] amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares. (...)"

in http://www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html, [set/2014]

  cartaz

A BE-ESGN celebra esta efeméride com um conjunto de atividades / recursos educativos digitais:

.Exposição de marcadores elaborados pelos alunos dos 9º e 11º anos, em EV e em Língua Inglesa, com sugestões de títulos de livros indicados pelos alunos do 7º ano, na receção aos alunos, a 12/set. / participação no “ISLM Bookmark Project”

.visitas guiadas/ formação do utilizador, outubro, 7º e 10º anos



imagens em google.pt


.atividades/ 7º, 8º e 10º anos

Mês Internacional das BE, 2014/ tema central:
Your school Library: mind map central = A tua BE: um mapa de ideias

Em trabalho de pares, considerando o tema para esta comemoração,

  1. visiona, atentamente, o vídeo sobre como construir um mapa mental
  2. observa, agora, o exemplo de um mapa mental/ de ideias. Faz um breve comentário, neste blogue, acerca dos aspetos com que concordas ou discordas em três dos sete ramos apresentados.
  3. de seguida, convidamos-te a preencher um mapa mental relacionado com os contributos que a tua BE te pode dar na construção dos teus mapas de ideias, em qualquer suporte ou sobre qualquer tema. Por outras palavras, em que medida podes construir mapas mentais  através dos recursos da BE. Podes fazê-lo em papel.
    (outra possibilidade, a explorar após esta Visita – na ferramenta gratuita do Google → Coggle, onde o podes criar e, de seguida, transferi‑lo, em pdf (tecla disponível na parte superior direita), para o ambiente de trabalho. Basta inscreveres-te em segundos, com uma conta do gmail, e… começares.).
  4. por fim, gostaríamos que, neste blogue, partilhasses as tuas observações sobre as possíveis mensagens que a imagem abaixo transmite, relacionando-as com Malala Yousufzai, premiada com o Nobel da Paz 2014 – lê o post abaixo).
 

clip_image002

 

 

PAINEL COMEMORATIVO

WP_20141017_007

pelo prof. Rafael Tormenta

sábado, 11 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Paz é para "todas as crianças sem voz"

A mais jovem galardoada com a distinção está empenhada em continuar com a sua missão.

Malala Yousufzai estava numa aula de Química quando soube que tinha sido distinguida com o Prémio Nobel da Paz. Sentiu-se honrada por receber uma distinção que diz não merecer. Decidiu assistir a todas as aulas que tinha esta sexta-feira e só depois deixou o liceu Edgbaston, em Inglaterra. Na reação ao prémio mostrou firmeza nos seus objetivos e prometeu que a sua luta pelo direito das crianças à educação não irá esmorecer.

“Sinto-me honrada por ter sido escolhida como Prémio Nobel da Paz. Sinto-me honrada com este precioso prémio. E estou orgulhosa por ser a primeira paquistanesa e a primeira jovem a conseguir este prémio. É uma grande honra para mim”, começou por dizer a jovem de 17 anos numa conferência de imprensa em Birmingham, onde vive com a família desde que deixou o Paquistão.
Malala sublinhou que este prémio é “para todas as crianças sem voz”, “para lhes dar coragem”. 
(…)
A ativista aproveitou o facto de ser paquistanesa e Satyarthi indiano para falar da tensão que ainda ensombra os dois países. “Um acredita no hinduísmo e outro acredita fortemente no islão. Isso envia uma mensagem às pessoas, uma mensagem de amor entre o Paquistão e a Índia e entre as diferentes religiões. Não interessa a cor da pele, a língua que falamos, a religião em que que acreditamos, devemos considerar-nos todos seres humanos e devemos respeitar-nos e lutar pelos direitos das crianças, das mulheres e de todos os seres humanos”.
A jovem disse ter-se comprometido com Satyarthi, com quem falou ao telefone, a apelarem aos respetivos primeiros-ministros Narendra Modi, da Índia, e Nawaz Sharif, do Paquistão, para que estejam presentes na cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, em Oslo, a 10 de Dezembro. Malala e Satyarthi pretendem “caminhar juntos para que todas as crianças tenham educação”. “Vamos tentar estabelecer ligações fortes entre o Paquistão e a Índia”. ler + »»

|via PÚBLICO, [10/10/2014]|

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Literatura para Patrick Modiano

image.jpg

             O romancista francês  Patrick Modiano 
é o vencedor do Nobel da Literatura deste ano.
Para justificar a decisão, a Real Academia de Artes Sueca diz, em comunicado, apenas uma frase: “pela arte da memória com que ele evocou o mais incompreensível dos destinos humanos e pôs a descoberto da vida no mundo da ocupação”. [...] Considerado um dos mais importantes escritores franceses e autor de uma vasta obra, Patrick Modiano foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras. Editado em Portugal pela "Grandes Autores", "O Horizonte" é o seu romance mais recente. Ler mais >>

|via RBE|