oferecido à comunidade escolar |
Ler... Reading... Lire... Lesen...---... versos, imagens, legendas, filmes, BD,... ---... corações, rostos, gestos,...---... interjeições, reticências...,exclamações, interrogações,...
Páginas
Literacia Digital
sábado, 25 de abril de 2015
quinta-feira, 23 de abril de 2015
Comemoração de 23 / 25 de Abril
Dia Mundial do Livro – 23 de abril
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é uma oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor e para apoiar os livros e os que os produzem.
Irina Bokova, Directora-General of UNESCO
30m a ler no AEGN |
Funcionários, professores e alunos fazem a leitura de texto(s),
na semana de 23 e 25 de Abril, no agrupamento.
Para celebrarmos os livros, a liberdade e o prazer de ler.
Sugestão de textos:
Pré-Escolar (indicação da coordenadora / de colegas)
1º ciclo (indicação da coordenadora / de colegas)
leitura dramatizada por professores |
2º/ 3º ciclos e secundário; funcionários e professores
“As Bibliotecas”, de Valter Hugo Mãe, in Jornal de Letras, As Bibliotecas, 15 a 28/05/2013
- - - outra sugestão para o 3º ciclo / secundário – aqui
“Era uma vez o 25 de Abril”
“Sabia que…” + Explicação do País de Abril, de Manuel Alegre – ver textos aqui / gravação pelos alunos Inês R e Gonçalo (8ºK) / música: Gustavo Doutel
40 anos de Eleições Livres
| |
painel comemorativo pelo prof. Rafael Tormenta |
BOAS COMEMORAÇÕES
quarta-feira, 22 de abril de 2015
terça-feira, 21 de abril de 2015
Fase distrital – Concurso Nacional de Leitura 2015
Realizou-se na terça-feira, 21 de abril, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a fase distrital do concurso nacional de leitura para o distrito do Porto, com a participação das alunos da ESGN: Érica Rodrigues, 8º ano e Ana Rita Graça e Ana Rita Jesus, 11º ano.
As participantes puderam visitar a mostra bio-bibliográfica dos autores recomendados pelo CNL/Porto entre 2006-2015 e a Exposição You love me Love me not, patente na Galeria Municipal do Porto: arte contemporânea da coleção Sindika Dokolo.
| |
Igualmente assistiram ao espetáculo Poético de Largo Espectro, adVERSUS, pela Companhia de Teatro Andante, com Cristina Paiva, muito do agrado de todos os presentes.
Após a prestação das provas orais pelos alunos dos 3º ciclo e secundário, decorreu a Performance de Leitura - A Montanha da Água Lilás, de Pepetela-, orientada por Lara Morgado, com participação da Érica Rodrigues da ESGN.
|
De seguida, o autor de “O Rapaz de sapatos prateados”, Álvaro Magalhães, dirigiu-se a todos os concorrentes, proferindo palavras de incentivo à leitura e à escrita e elogiando a participação de todos.
Finalizou-se a 9ª final distrital/ Porto com a atribuição dos prémios aos alunos finalistas.
Ótimo dia de convívio e de atividades à volta dos livros
em torno do tema da
felicidade
frases alusivas, projetadas no Auditório da BMAG
”Perguntaram-me o que é a felicidade e eu via-a nas pessoas que estão ao meu redor,
sou o espelho da felicidade deles.”, Érica Rodrigues (3ºciclo), ESGN
”A felicidade às vezes é uma bênção, mas geralmente é uma conquista”,
Ana Rita Graça, (sec) ESGN
PARABÉNS A TODOS
segunda-feira, 20 de abril de 2015
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Homenagem a Günter Grass (1927-2015)
---------------- PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA/ 1999 ---------------
Nobel da Literatura em 1999, morreu esta segunda-feira na cidade de Lübeck, na Alemanha. Tinha 87 anos. Era considerado o porta-voz de uma geração de alemães, que quebrou o silêncio e rompeu tabus.
Considerado o porta-voz de uma geração de alemães, Günter Grass foi um acérrimo defensor da esquerda política, tendo-se manifestado por exemplo contra as intervenções militares no Iraque. Mais recentemente, o escritor chegou a escrever um poema de apoio à Grécia na sequência da crise do euro em que a Europa mergulhou, onde lembrava em 12 estrofes de apenas dois versos, que foi a Grécia que “concebeu” a Europa e onde tecia críticas a Angela Merkel por considerar a austeridade a única via possível.
(…)
Em novembro de 2013 deu uma entrevista onde reflete sobre a sua vida, o trabalho literário e o envolvimento na política. “Percebi que era através da linguagem que me iria conseguir definir como alemão”, disse. São pouco mais de 30 minutos de entrevista, transmitidos pelo Louisiana Channel - https://youtu.be/qV1HDE5DqM0
ler+
|via OBSERVADOR.PT|