Ler... Reading... Lire... Lesen...---... versos, imagens, legendas, filmes, BD,... ---... corações, rostos, gestos,...---... interjeições, reticências...,exclamações, interrogações,...
Páginas
Literacia Digital
segunda-feira, 25 de abril de 2016
sexta-feira, 22 de abril de 2016
quinta-feira, 21 de abril de 2016
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Comemoração de 23 / 25 de Abril
Dia Mundial do Livro – 23 de abril
concepção da LUPA Design |
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.
Esta data foi escolhida com base na lenda de S. Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exatamente em abril.
Também a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2016, presta homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento ou morte se assinalam: Bocage (as comemorações dos 250 anos do nascimento decorrem de setembro 2015 a setembro de 2016); Mário de Sá Carneiro (1890-1916 – centenário da morte); Mário Dionísio (1916-1993) e Vergílio Ferreira (1916-1996), autores de que se assinala o centenário do nascimento. (…)
in DGLB, [07/04/2016]
400 anos da morte de Shakespeare e de Cervantes
ver textos/ biografias – aqui e aqui, respetivamente
William Shakespeare/ recursos digitais (ing) - here
30m a ler no AEGN
… Funcionários, professores e alunos fazem a leitura de texto(s),
nas semanas de 23 e 25 de Abril, no agrupamento.
Para celebrarmos os livros, a liberdade e o prazer de ler …
Sugestão de textos:
--- 2º/ 3º ciclos e secundário; funcionários e professores
“O que dizem os abraços”, de José Luís Peixoto, in Notícias Magazine, [22/11/2015]
--- 1º ciclo (indicação da coordenadora / de colegas)
.Em – ÁgoraGaia – sugestões:
Aquela nuvem e as outras, Eugénio de Andrade
Bichos, Bichinhos e Bicharocos, Sidónio Muralha
As Fadas Verdes, Matilde Rosa Araújo
Mistérios, Matilde Rosa Araújo
Audio poemas com imagens ilustrativas
A Fábula dos feijões verdes, José Vaz
O Tesouro, António Manuel Pina
Viagem à flor de um mês, José Jorge Letria
--- Pré-Escolar (indicação da coordenadora / de colegas)
de Olalla Gonzállez e Federico Fernández
Ler em ecrã
Ler ebooks : a leitura em ecrã - https://lerebooks.wordpress.com
Ebooks gratuitos - https://lerebooks.wordpress.com/ebooks-gartuitos/
Sítios com ebooks / Cinquenta sítios que disponibilizam ebooks gratuitamente: https://lerebooks.wordpress.com/sitios-com-ebooks/
Las mejores 8 bibliotecas digitales de libros en inglés – ver aqui
Livros digitais … opiniões, in RTP2
Partilhas de ... livros
Todos nós temos em nossa casa revistas, jornais e livros, que, depois de lidos, já não nos interessam … mas podem interessar a outros leitores.
Como incentivo à leitura e à partilha, a BE-ESGN está a disponibilizar revistas e livros, oferta de professores e alunos, para leitura presencial ou domiciliária. Procura na Biblioteca.
Quanto aos livros, após a leitura domiciliária, devem voltar a trazê-los para se dar continuidade à partilha de leituras.
Últimas aquisições/ofertas no catálogo da BE-ESGN – ver aqui
25 de Abril
40 Anos da Constituição da República Portuguesa |
|
|
BOAS COMEMORAÇÕES
domingo, 17 de abril de 2016
POESIA NOSSA DE CADA DIA: SÓ PARA ALGUNS?
PORTO, 19 de abril, 18h30
Museu dos Transportes e Comunicações
Entrada livre
Dina Ferreira da Silva, Livraria Poetria; Rafael Tormenta, Professor, Agrupamento de Escolas Gaia Nascente; Rui Spranger, Leitor de poesia; Suzana Faro, Museu dos Transportes e Comunicações; Cláudia Almeida, Consultora em comunicação (moderadora)
Com a participação especial de Armando Pereira, vencedor da I Maratona Poética do Porto do Museu Nacional da Imprensa , e de João Pedro Pereira, de 9 anos, 2º Prémio na II Maratona Poética do Porto, do Museu Nacional da Imprensa.
Qual a relação das pessoas com a poesia? De que forma faz, ou não, parte da sua vida, do seu dia-a-dia? De que forma é proporcionado o acesso a esta forma artística e por quem?