Páginas

Literacia Digital

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Homenagem ao poeta e amigo Anthero Monteiro

Anthero Monteiro, pessoa humana de trato afável com todos, autor de várias obras de Poesia publicadas, contribuiu amplamente para a escrita e divulgação da Poesia, quer nas bibliotecas/ escolas, em que gratuitamente animou sessões dedicadas à Poesia, quer em tertúlias por si organizadas, tanto no Porto como em Espinho e em S. Paio de Oleiros.  

Anthero Monteiro foi, desde 2009, um dos poetas convidados pela BE-ESGN.

Para os encontros com o escritor, os alunos desenvolveram atividades preparatórias, numa parceria entre a BE e a disciplina de Português. Os poemas  apreciados e preparados para leitura expressiva, durante os encontros, estão incluídos em obras suas, entre outras, A Lia que lia lia, Canto de Encantos e DesencantosEsta outra loucuraSulcos da Memória e do Esquecimento, na sua página no facebook e também no blogue do poeta “Praça da Poesia” - um blogue temático, visando, sobretudo, a divulgação da Poesia, dos Poetas e dos eventos relacionados, a promoção da leitura, dos livros e dos autores de qualidade.

Alunos das turmas liam expressivamente poemas de Anthero Monteiro, nessas sessões dedicadas à Poesia, assim como poemas criados pelos próprios. O poeta sugeria formas expressivas de enfatizar a leitura de poemas.


Era sempre com muito prazer que alunos e professores ouviam também o poeta ler poemas seus, partilhando a sua interpretação pessoal, respondendo a questões que iam sendo colocadas e envolvendo os alunos no seu percurso como escritor. O poeta costumava igualmente salientar a importância do papel da leitura na formação de um escritor.

Após as sessões dedicadas à Poesia, o poeta aceitava o convite para o almoço no Restaurante Pedagógico, organizado e confecionado pelos alunos do curso profissional de Restauração, sob orientação dos professores Carla Araújo, Cristina Topete, Emanuel Silva, Miguel Ribeiro, Renata Ramiro e servido por alunos dos CEF, cursos vocacionais ou Restaurante Bar. Esses almoços foram sempre do agrado de todos, tanto pela confeção, como pelos arranjos e pelo atendimento.

Em 2013, no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, junto com os poetas Eduardo Roseira, Fernando Morais, Odete Boaventura e Virgínia Monteiro, participou na cerimónia de entrega de prémios referentes ao Concurso de Poesia Interescolas de Gaia, na sua 14ª edição e 3ª ao nível de VNG. Anthero Monteiro partilhou com os presentes os seus momentos iniciais de criação poética, aos 7 anos, dizendo um poema da sua autoria. Aconselhou os futuros poetas a escreverem, recorrendo frequentemente ao dicionário, ao prontuário e à gramática.

 O poeta Anthero Monteiro faleceu no dia 5 de abril/2022

Em nome de toda a equipa da biblioteca da
escola secundária Gaia Nascente
e das equipas das BE de VNGaia
o nosso e_terno agradecimento
pela amizade
pelos belos momentos de Poesia

Livros de poesia publicados:
Canto de Encantos e Desencantos (1997)
O Remédio É Naufragar (1998)
A Lia Que Lia Lia (infanto-juvenil, 1999)
Com Tremura e Desamor (Tubos de Ensaio sobre a decadência (2001)
Cenas Obscenas - Cigarrilhas Poéticas (2001)
Esta Outra Loucura (2002)
Desesperânsia (2003)
A Sara Sardapintada (infanto-juvenil, 2004)
Sete Vezes Sete Nuvens, (2010)
Sulcos da Memória e do Esquecimento, (2013)


ver biobibliografia aqui