Páginas

Literacia Digital

domingo, 28 de julho de 2024

Publicação no Gaiense

Carregue sobre a imagem para aceder à publicação do jornal "O Gaiense" sobre o Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2024
in O Gaiense, (31/05/2024)

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Cerimónia de Entrega de Prémios do 25º Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2024

A Cerimónia de Entrega de Prémios do 25º Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2024 decorreu no Auditório Municipal de Mafamude, pelas 14h30, do dia 29 de maio.
O evento foi organizado, colaborativamente, pelas Professoras Bibliotecárias, Ana Andrade, do Agrupamento de Escolas dos Carvalhos; Maria Carlos Lobo, do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente; Rosário Meireles, do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo e Dra. Cristina Margaride, responsável pelo S.A.B.E. da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. Contou ainda com o apoio da Professora Bibliotecária Isabel Seca, Dra. Odete Boaventura e Dra. Paula Barbosa.



Nesta 25ª edição, participaram as comunidades educativas de 15 agrupamentos/ escolas de Vila Nova de Gaia, com 93 poemas a concurso/ 2ª FASE.

Esteve presente o Diretor da Biblioteca Municipal de Gaia, Dr. Abel Barros; a Sra. Vereadora da Cultura, Engª Paula Carvalhal; a Sra. Diretora de Departamento da Cultura e Juventude, Dra. Maria José Fernandes; os atuais membros do 2º Júri deste concurso,  poetisa Dra. Odete Boaventura e  Dr. Alberto Moreira; o poeta Eduardo Roseira; o Sr. Coordenador Inter Concelhio, Dr. Franklin Silva; o representante do El Corte Inglês, entidade patrocinadora desta edição, Sr. Alberto Marques Pereira; elementos da escola organizadora - ES Gaia Nascente/AEGN - Diretor do AEGN, Professor Rui VanZeller, os mentores deste projeto, Professor Rafael Tormenta e Professora Bibliotecária Isabel Seca, assim como vários Diretores dos Agrupamentos/Escolas não agrupadas participantes.
O evento iniciou-se com um momento musical interpretado pelo Grupo Coral da Universidade Autodidata e Terceira Idade do Porto - UATIP, (a quem muito agradecemos a presença) que voltou a atuar posteriormente.  

O Discurso de Abertura ficou a cargo do Professor Rui Campos, Diretor do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, que apresentou todas as entidades / individualidades presentes, agradecendo a sua presença nesta cerimónia.
 
De seguida falou a Sra. Vereadora da Cultura,  Eng.ª Paula Carvalhal, felicitando os presentes, a organização do Concurso e os 25 anos deste projeto.
O Professor Rafael Tormenta, idealizador deste concurso, dirigiu a palavra especialmente aos mais novinhos, incentivando-os a escrever poesia.
Seguidamente, a Dra. Isabel Seca (Professora Bibliotecária aposentada da ESGN), que sempre esteve presente na organização do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia, e  prestou incondicionalmente todo o apoio pedido, apresentou um breve historial deste concurso e homenageou todos os que, ao longo destes vinte e cinco anos, contribuíram para a realização deste projeto cultural, nomeadamente  a  Sra. Coordenadora Inter Concelhia, Dra. Maria João Castro e as  Professoras Amélia Poças e Guilhermina Costa. Foram chamados ao palco o Dr. Abel Barros, atual Diretor da BMG e os Diretores anteriores, Dr. Alberto Moreira e Dra. Cristina Margaride, bem como a Dra. Odete Boaventura (júri da 2ª fase deste concurso), o Poeta Eduardo Roseira, a Professora Bibliotecária Maria Carlos Lobo e o Professor Rafael Tormenta.
A atual professora bibliotecária da ESGN, Maria Carlos Lobo, felicitou todos os participantes, fez o enquadramento deste concurso e agradeceu a todos os que sempre têm contribuído para que esta iniciativa seja bem-sucedida.

Seguiram-se momentos encantadores de Poesia, tendo sido lidos expressivamente os poemas premiados, maioritariamente pelos próprios concorrentes. Simultaneamente, receberam o prémio da BMVNG, e do El Corte Inglês, pela mão da Dra. Paula Barbosa.
No final, tomou novamente a palavra a Sra. Vereadora da Cultura, Eng.ª Paula Carvalhal, elogiando esta iniciativa cultural, que envolve todo o Concelho de Vila Nova de Gaia, e todos os seus participantes.
Felicitamos todos os que contribuíram para a realização deste 25º Concurso de Poesia. Agradecemos a todos os professores, aos membros das equipas das Bibliotecas Escolares e aos apreciadores de poesia das comunidades educativas envolvidas. Muito em especial aos professores de Português, pelo trabalho permanente de sensibilização à poesia, e a todos os professores que incentivaram a participação e partilha dos poemas a concurso, particularmente aos professores bibliotecários, pela recolha dos poemas, num trabalho concelhio colaborativo.
A todas as instituições envolvidas neste projeto, nomeadamente a Biblioteca Municipal e Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, agradecemos também por toda a disponibilidade e preciosa colaboração.

A cerimónia terminou com um último momento musical Cantigas de Maio, de Zeca Afonso, interpretado pelo UATIP e acompanhado por toda a plateia.






Marcador, elaborado pela Professora Bibliotecária Ana Andrade, oferecido a todos os elementos do público.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Vamos Lembrar!

 Presépio de 2023

quinta-feira, 20 de junho de 2024

quinta-feira, 13 de junho de 2024

25 de Abril / Um percurso

 Vídeo  realizado pela turma do 12.ºB, na disciplina de História, lecionada pela professora Isabel Henriques, sobre o 25 de Abril.

Não podes deixar de ver! 

Uma análise  rigorosa que aborda o antes, durante e após o 25 de Abril, apresentada de uma forma muito interessante e apelativa. 

Um vídeo que nos capta do início ao fim!

 
Parabéns aos alunos do 12.ºB e professora Isabel Henriques!

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Oficina Criativa

A Oficina Criativa foi um projeto que decorreu ao longo do ano, coordenado e dinamizado pela professora de Educação Visual, Helena Veloso, em colaboração com a biblioteca escolar.
Destinado a toda a comunidade educativa, teve como  objetivo principal explorar e desenvolver várias técnicas de pintura e desenho, com preponderância na técnica de aguarela. 

      
Os participantes demonstraram interesse e progresso nas técnicas de aguarela e as obras realizadas refletiram algum domínio das técnicas abordadas, com destaque para a diversidade de abordagens.
 A Oficina Criativa promoveu a criatividade a prática artística e o interesse pela arte.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Dia 11 de junho, pelas 9:45, no Auditório da ESGN -- Entrega de prémios

Dia 11 de  junho, pelas 9:45

 serão entregues os prémios e  respetivos  diplomas, no 

Auditório da ESGN,

  aos premiados do 

Concurso de Poesia Interescolas 2024  - 1ª fase /ESGN  

Escalão I  e Escalão M

Escalão I -   Tomás Carvalho Santos,  10ºA  e  Filipa Machado Dias,  10ºB

Escalão M -  1º Prémio Professor Francisco Martins


Concurso de Fotografia 2023 - Em cada Árvore um Mundo  
e

Concurso de Fotografia 2024  - Cravos de Abril 

 

Nota - Relativamente aos Concursos de Fotografia 2023 e 2024 a entrega de 1º e 2º prémios, seguida das Menções Honrosas, destina-se apenas aos premiados  dos escalões: Alunos do Secundário e Funcionários e Professores.

Os Prémios e Menções Honrosas relativas ao escalão,  Alunos de 3º ciclo, já foram entregues no passado dia 4 de junho .

  


segunda-feira, 10 de junho de 2024

Identificação dos concorrentes ao "Concurso de Fotografia ESGN/2024 / Cravos de Abril"

Terminou o prazo para votação no Concurso de Fotografia ESGN/2024 / Cravos de Abril.
Votaram 322 elementos da nossa comunidade educativa, (alunos, docentes e funcionários).

A ESGN está de Parabéns!

Observa o vídeo que se segue para conheceres os autores das fotografias em que votaste! Em breve saberás quem foram os vencedores!

sábado, 8 de junho de 2024

Cantinho da Ciência




 E porque nem só de livros é feita uma biblioteca, mas de possibilitar múltiplos e diferentes saberes, ao longo do ano tivemos o Cantinho da Ciência

Dinamizado pela professora Teresa Cardoso, em articulação com a equipa da Be-ESGN,  que disponibilizou, entre outros materiais dois microscópios para a biblioteca da ESGN, levando a que muitos alunos pudessem melhorar as suas capacidades de manipular estes aparelhos e analisar diferentes preparações definitivas de tecidos e órgãos biológicos, estudados ao longo do ensino secundário, nas disciplinas de Biologia e Biologia e Geologia.

A preparação  definitiva de  sangue, que permitia observar as células pelo qual este é constituído, teve enorme sucesso ao nível dos alunos do 3º ciclo. 

Tivemos exposições sobre alimentação, incluindo uma roda dos alimentos / pirâmide dos alimentos que os alunos "completavam"; exposições sobre rochas e minerais e ainda diversos posters sobre Evolução da Vida na Terra.

Sobre as mesas em volta os alunos podiam encontrar livros e revistas  científicas, sobre temas científicos  lecionados nas disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia e Biologia.

Foi um cantinho muito frequentado!

quinta-feira, 6 de junho de 2024

11 de Junho - Apresentação do romance "Tempos e Vozes" de Maria Luísa Santos


No próximo dia 11 de junho estará presente, no Auditório da  Escola Secundária Gaia Nascente, pelas 10:20,  a escritora Maria Luísa Santos para apresentar um dos seus livros mais recentes:  Tempos e Vozes                                                                                                                                    "É um livro escrito para os jovens e a pensar neles, de apelo ao direito de voto nas eleições livres, na compreensão do passado doloroso de muitos para que gozem a liberdade de pensar, de escolher, de se sentirem iguais, mas também um livro de responsabilização, de assunção de deveres, de culpas e desculpas das gerações."                                                                                                                                                                                                                                                                          Maria Luísa Santos


Estarão presentes as seguintes turmas: 10ºA, 10ºB, 10ºC e 10ªD 


Maria Luísa Santos é Doutorada em Ciências da Educação, foi professora do Ensino Básico e Superior. Publicou várias obras: Livro de poemas, Casa Mundo (2012). Quatro títulos infantojuvenis, Contos Para Pensar(2013); Se Eu Fosse (2019) e A Quinta das Modernices (2023). Três livros de contos, Contos (2019); Quando o futuro vier será presente (2022); Lá fora não há nada disto (2023). Com o romance Eu Solidão venceu a segunda edição do Prémio Literário Joaquim Mestre (2019).

No final, os alunos que o pretenderem poderão adquirir a obra, autografada pela autora, pelo preço de 18 euros.


segunda-feira, 3 de junho de 2024

Concurso de Poesia de Gaia 2024 - 1º fase / ESGN

Concurso de Poesia de Gaia 2024 - Fase 1
   1º fase / ESGN / Antologia do Escalão H

Concurso de Poesia de Gaia 2024 - 1º fase / ESGN

Antologia dos poemas premiados, no Escalão G, no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2024 - 1ª fase / ESGN
 1º fase / ESGN / Antologia do escalão G

sábado, 1 de junho de 2024

Concurso de Poesia de Gaia 2024 - 1ª fase / ESGN

Antologia dos poemas premiados no Escalão J na BE-ESGN
1º fase / ESGN / Antologia do Escalão J

domingo, 26 de maio de 2024

DAC 1/9º ano/ESGN: Viagens em Segurança.

Cartazes, realizados pelos alunos de 9.º ano,  no âmbito do DAC/9º ano/ESGN: 
Viagens em Segurança. 
Esta atividade foi desenvolvida em continuidade com a palestra "Chamadas falsas para o INEM"

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Exposição na BE - “Tanques de guerra/Tanques lavar roupa /Evoca 25 de Abril “.






Na disciplina de Educação Visual,  lecionada pela professora Ana Oliveira, os alunos do 7.ºK elaboraram “Tanques de guerra/ Tanques de roupa" , que estiveram em exposição na BE-ESGN.

"O projeto consistiu  na elaboração de um conjunto de tanques de lavar a roupa vs tanque de guerra, alusivos às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O trabalho vem dar sentido à presença do tanque de guerra dos soldados de Abril e ao tanque de lavar a roupa, “Elas governavam a casa, eles, mandavam no mundo”. 
O 25 de abril de 1974 trouxe promessas de igualdade de género. As mulheres passaram a ser livres para fazer as suas escolhas e desafiaram as regras. Tornaram-se governantes, juízas, começaram a conduzir camiões e a trabalhar nas obras.
Nestes trabalhos os alunos desenvolveram a arte conceptual onde esta valoriza mais a ideia por detrás da obra do que o produto. 
O objetivo é que o observador reflita sobre a sociedade e o ambiente quente que se vivia no 25 de Abril de 1974."
Ana Oliveira
Foi uma exposição muito  apreciada pelos alunos!
Parabéns ao 7ºK e à professora Ana Oliveira!