Abrange poemas escritos desde 1913 até 1934, sobre heróis míticos da História de Portugal.
Em 1934, Fernando Pessoa apresentou esta obra épico-lírica ao Concurso "Prémio Antero de Quental", tendo sido premiada pelo Secretariado de Propaganda Nacional.
Na actualidade, esta obra faz parte dos conteúdos programáticos da disciplina de Português do 12º ano, quer do ensino regular, quer do profissional, numa abordagem intertextual com Os Lusíadas, de Luís de Camões.
Recuperando o mito sebastianista e o mito do quinto império (este último retomado do visionário Pe. António Vieira), Fernando Pessoa antecipa um futuro grandioso para Portugal, que passa pela liderança cultural de Portugal no mundo).
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma nao é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa, in Mensagem
Na próxima 6ª feira, dia 4 de Dezembro, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, Caetano Veloso e o poeta António Cícero vão abordar a influência de Pessoa e da Mensagem no Movimento Tropicalista Brasileiro.
---------------------
Em destaque na BE:
Livros - Obra poética de Fernando Pessoa : mensagem e outros poemas afins ; seguido de Fernando Pessoa e a ideia de Portugal, de Fernando Pessoa ; introd., org. e bibliografia de António Quadros - Para compreender Fernando Pessoa, de Amélia Pinto Pais - Estranho Estrangeiro : uma biografia de Fernando Pessoa, de Robert Bréchon
CD-ROM - Fernando Pessoa [material multimédia educativo]. - [S.l.] : Texto Editora