No Auditório da ESGN, no dia 4 de fevereiro, pelas 9h30m, decorreram sessões de sensibilização à poesia, Palavras Vivas, destinadas aos alunos dos 7º, 8º anos, CEF, CV3.1, CV3.2 e alunos da Educação Especial dos 8º e 11º anos. Pelo feedback da profª Eugénia Teixeira, que fez a apresentação do poeta e incentivou à participação dos alunos no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2015, as três sessões foram do agrado de todos, alunos e professores acompanhantes.
Esta forma de sensibilização à Poesia, organizada pela Biblioteca Escolar, relaciona-se com os conteúdos programáticos da disciplina de Português e insere-se no âmbito do Plano Nacional da Leitura.
Palavras Vivas motiva a atenção dos alunos para a importância da poesia, recorrendo a técnicas teatrais de animação que tornam a leitura dos poemas mais envolvente.
”É um espectáculo de Stand up Poetry, em que a Poesia surge com base em técnicas teatrais postas ao serviço da educação para a leitura e do gosto pela poesia, utilizando um trabalho de desconstrução da linguagem, traduzindo a vida que existe nas palavras.
O seu criador, eduardo roseira, assume-se não como um declamador, mas sim como um ANIMADOR DA PALAVRA. (…)”
in http://palavrasvivas-eduardoroseira.blogspot.pt/, [15/02/2013]
Eduardo Roseira é o diretor do Boletim de Poesia Lavra…, dando voz a poetas gaienses, bem como de todo o planeta.
O Lavra… , na sua 6ª edição de publicação em forma de Coletânea Poética, intitula-se “SABOREAR A POESIA... – Louvor aos poetas”.