Ao longo do ano, as turmas J e K do 8º ano, participaram, nas aulas de Educação para a Cidadania, em atividades de parceria com o ateliê Ler Sem Medo, afeto à BE-ESGN. Essas atividades integraram-se no projeto “Aprender com a BE”:
- Ficha de Pesquisa bio/bibliográfica sobre Miguel Torga; leitura orientada do conto Vicente, de Miguel Torga; resolução de questionários;
- Leitura em voz alta do conto “Hugo e Eu e as Mangas de Marte”, de Richard Zimler; registo escrito da apreciação global da obra (8ºJ);
- Participação na “Maratona das Cartas da Amnistia Internacional”;
-
Ficha de Pesquisa bio/bibliográfica sobre Mª Teresa Maia Gonzalez; leitura orientada/ comentada do livro A Lua de Joana, de Mª Teresa M Gonzalez; questionário global sobre a obra acima referida;
-
Breve formação sobre: acesso/ uso do “coggle”; o documento pré-formatado para a realização de um trabalho escolar;
-
Breve informação/ reflexão sobre dependências de substâncias e de atividades; realização de um trabalho escolar (8ºJ);
-
Fichas de Pesquisa bio/bibliográficas sobre Mark Twain e Álvaro Magalhães;
-
“As aventuras de Huckleberry Finn”, de Mark Twain: apresentação da obra pela concorrente ao CNL, Érica Rodrigues (8ºJ);
-
Comemoração do “Dia Mundial do Livro” - enquadramento histórico do livro “As Aventuras de Huckleberry Finn”, e apresentação às turmas, pela aluna Érica Rodrigues (8ºJ);
-
25 de Abril – enquadramento histórico, a partir da postagem neste blogue; músicas de intervenção alusivas - audição/ análise das mensagens veiculadas;
-
Apoio na realização do trabalho escolar para a disciplina de Físico-Química;
-
“Hábitos saudáveis/ o sono” - leitura comentada/ anotações (no Coggle) de materiais alusivos; análise de um mapa mental; elaboração de um trabalho escolar (8ºJ);
-
8ºK - Leitura comentada do artigo “Um país à beira de um ataque de nervos”, da revista “Visão”, 21/05/2015, alusivo à violência doméstica, na sociedade e na escola; visionamento do vídeo “Numb”, dos Linkin Park; textos de reflexão (inseridos em comentários – ver abaixo, elaborados sob orientação da profª Ana Bela Duarte).