Páginas

Literacia Digital

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Das Árvores Brotam Poesias e Mimos

 

No passado dia 21 de março comemorou-se o Dia Internacional das Florestas, Mundial da Poesia e Mundial da Água na ESGN. A atividade, que decorreu a partir das 15h, envolveu toda a comunidade educativa e articulou vários projetos, e ciclos de ensino. A tarde começou com a abertura das atividades pelo nosso Diretor. Seguiu-se a coreografia “Chegou a Primavera” executada pelos alunos do 12º A e coordenada pela professora Ângela Carvalho; a dramatização do poema “As Velhas Árvores” de Olavo Bilac, pelos alunos do 12º B, sob a orientação da professora Celeste Fraga.

Após uns momentos de chuva primaveril, procedeu-se ao “batismo” das árvores, exemplares de floresta autóctone, do nosso espaço florestal, envolvendo os alunos do 8ºJ que, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e, sob coordenação do professor Gabriel Gomes, com o apoio e parceria do Parque Biológico de Gaia, colocaram placas de identificação das espécies.

Das "Árvores Brotam Poesias e Mimos", foi o mote para a celebração da Natureza e da Palavra através da colocação de mandalas coloridas e poesia, selecionada e declamada pelos alunos. Esta iniciativa foi da responsabilidade da professora Maximina Miranda com os alunos do 10º B e 11ºB.

Esta celebração articulou diversos projetos e áreas disciplinares designadamente a Eco‑escolas, CALMA, Cidadania e Desenvolvimento, Jardim das Ciências e da Poesia e BE. Contou ainda com a participação ativa dos alunos do 8º J, 10ºB, 11ºB e 12º A e B.

Obrigada à comunidade educativa pela sua presença e carinho.