No átrio do pavilhão A, da ESGN está exposta a instalação,
Árvore da Liberdade |
Viver Abril!
Nela podemos observar a Árvore da Liberdade, uma árvore em vermelho e negro, plena de simbolismo, em que o negro representa a opressão dos quarenta e seis anos de ditadura vividos em Portugal.
Desta mancha preta pendem palavras, também elas negras de sentido, como opressão, medo, esquecimento, censura, e outras a descobrir…
A esperança começa a romper através de alguns cravos vermelhos, que, dispersos no escuro, representam o movimento antifascista, que apesar de controlado, resiste e desponta em toda a sociedade portuguesa do antes do 25 de Abril.
Por fim, a nossa árvore desabrocha numa enorme mancha de cravos vermelhos, que representam o 25 de Abril, a Liberdade conquistada.
Assim nasce a instalação Viver Abril, projeto único resultado da fusão da exposição dos trabalhos apresentados ao Concurso de Fotografia ESGN/2024 com a Árvore da Liberdade.
Esta instalação visa proporcionar ao observador uma sensação de continuidade histórica, desde os tempos sombrios da ditadura até à Liberdade que hoje usufruímos no nosso quotidiano, uma mensagem sensorialmente evocada pelo vermelho dos cravos e concretamente ilustrada nas fotografias que pairam acima.
Viver Abril pretende envolver toda a comunidade educativa numa reflexão sobre o valor da Liberdade!
Não deixe de a visitar!
Instalação projetada pelas professoras Paula Santos e Telma Rodrigues, alunos do 11ºC e Equipa da BE-ESGN.