Ler... Reading... Lire... Lesen...---... versos, imagens, legendas, filmes, BD,... ---... corações, rostos, gestos,...---... interjeições, reticências...,exclamações, interrogações,...
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
“Ler aos Mais Novos” do JI da EB1 do Magarão
“Leituras Natalícias”
Alunas do 12º ano, em parceria com a BE-ESGN, dinamizaram a atividade “Ler aos mais novos”, na BE do JI do Magarão, dia 29 de novembro, pelas 14h30.
Após uma sessão de relaxamento aos pequeninos do JI da EB1 do Magarão, pela profª Margarida Bravo, as alunas do 12ºB, Ana Rita Vieira, Diana Fernandes, Mara Ferreira, Mariana Costa, Renata Pinto, Sofia Gonçalves e Viviana Ferreira fizeram a leitura expressiva dos contos “O Pinheirinho”, de António Torrado e “Um conto de minha filha”, de Carlos Malheiro Dias e de poemas de Mª Alberta Menéres e de Mª Carolina Pereira Rosa. Os pequeninos do JI escutaram com muita atenção e participaram ativamente.
Os meninos, as meninas e a profª Margarida partilharam também connosco um poema de Natal, muito do agrado de tod@s.
Cada menin@ recebeu um pequenino postal de Natal
No final, gostámos muito de ver trabalhos dos pequeninos, sob orientação da profª Margarida Bravo, expostos na entrada da escola, bem como as decorações de Natal.
Estas leituras aos mais novos
decorreramcom uma muito boa interação entre todos
- - -
|
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica. 85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos. As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima). No dia 25 de novembro (sábado), pelas 14h30, no edifício Paços do Concelho – Câmara Municipal – decorrerá a iniciativa inspirada no movimento “Silent Witness”, desenvolvida localmente pela Câmara Municipal de Gaia, para homenagear de forma simbólica as 22 mulheres vítimas de violência doméstica, assassinadas em Portugal, em 2016. Origem da data Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, na República Dominicana. in https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-para-a-eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres/, [22/11/17], (adaptado) Pela ONU, 16 dias de ativismo contra a violência baseada no género, com início a 25 de novembro e a terminar a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. |
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
- - - Dia Mundial da Ciência e da cultura científica - - -
Para assinalar o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura científica, celebrado a 24 de novembro, os alunos do 10ºA desenvolveram trabalhos na disciplina de Biologia, sob a orientação da Professora Isabel Marques, que se encontram expostos no polivalente da Escola sede. Estes trabalhos permitiram a estes alunos relacionar as temáticas abordadas em sala de aula bem como pesquisar autonomamente alguns dos conteúdos curriculares, favorecendo a compreensão de conceitos associados à Conservação e recuperação de espécies em risco de extinção. Em grupo, foram elaborados cartazes sobre espécies em vias de extinção e Conservação de espécies, o que consituiu uma oportunidade para que os alunos refletissem sobre os desafios colocados na preservação de espécies, reconhecendo o valor da investigação científica e, em geral, da Ciência, para a proteção da biodiversidade e sustentabilidade no século XXI. - - - Parabéns pelos trabalhos realizados - - - |
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
domingo, 19 de novembro de 2017
20 de novembro – Dia Universal dos Direitos da Criança
sábado, 18 de novembro de 2017
Biologia - Sistemas reprodutores masculino e feminino/ regulação hormonal
No âmbito da disciplina de Biologia, os alunos do 12ºA sob a orientação da professora Isabel Marques, desenvolveram trabalhos que se encontram expostos no pavilhão B, da Escola Secundária Gaia Nascente. Estes trabalhos permitiram a estes alunos relacionar as temáticas abordadas em sala de aula bem como com os conteúdos curriculares da disciplina. Em grupo, foram elaborados cartazes sobre os conceitos e mecanismos associados ao funcionamento dos sistemas reprodutores masculino e feminino, bem como à regulação hormonal dos mesmos, evidenciando estes trabalhos uma perspetiva puramente biológica do conceito do Homem. Estes cartazes podem contribuir para sensibilizar os alunos do 3º ciclo para algumas das temáticas lecionadas no Curso de Ciências e Tecnologias, promovendo ainda o sucesso educativo bem como a cultura dos alunos. No decorrer do seu trabalho, os alunos integraram e valorizaram a Biblioteca escolar.
|
quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2017 – comemoração
cartaz comemorativo, pela profª Andrelina Silva
Na biblioteca escolar, os seus utilizadores têm acesso a recursos variados e a atividades/ projetos que contribuem para a sua formação integral, promovendo a aceitação da diferença. |
Nesse sentido, a BE-ESGN celebra esta efeméride com um conjunto de atividades: » Exposição de marcadores elaborados pelos alunos dos 7º, 8º e 9º anos, em EV, com sugestões de títulos de livros indicados pelos alunos do 7º ano, na receção aos alunos, a 13/set 9ºI – orientação da profª Andrelina Silva » Visitas guiadas/ formação do utilizador, outubro/novembro, 7º, CEF, 10º anos – trabalho escolar » “Maletas da Leitura” para o 3º ciclo, acompanhadas de Ficha de Leitura »»»««« « Proposta de atividade » Lê os textos abaixo divulgados, provenientes de diferentes culturas e, num breve comentário, salienta o contributo das Bibliotecas Escolares – a leitur@, os livros, a pesquis@ – para o teu posicionamento face a outras realidades do mundo que te rodeia recolha de textos/imagens pela profª Palmira Pereira Deixa o teu comentário neste blogue |
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
sábado, 14 de outubro de 2017
Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro
Duas sugestões de alimentação
Vegetarianismo
Ser vegetariano não tem uma só definição já que existem diferentes tipos de vegetarianismo, uns mais rigorosos e outros mais permissivos. Seja por razões económicas, religiosas, de sustentabilidade, preocupação com os animais ou por questões de saúde, o ponto comum a todos os tipos de vegetarianismo é a maior ingestão de produtos de origem vegetal (frutas, legumes, oleaginosas, sementes, cereais). A diferença está no tipo e quantidade de produtos de origem animal ingeridos. Vegan – só comem alimentos de origem vegetal. Alguns recusam até o mel e a gelatina que seja de colagénio de porco. Frutívoros - alimentam-se de fruta fresca, oleaginosas e sementes, mel e azeite. Recusam-se a comer alimentos em que se "mata a planta” – por exemplo cenoura, batata, cebola. Lacto-vegetarianos - comem todos os alimentos de origem vegetal (frutas, legumes, cereais, oleaginosas e sementes, leguminosas), leite e derivados. Semi vegetarianos - comem todos os alimentos de origem vegetal e alguns alimentos animais mas não todos. Podem excluir só as carnes vermelhas, ou todas as carnes e consumirem só peixe e marisco. Beneficio para a saúde Muitos são os estudos que mostram em populações específicas que a dieta vegetariana protege contra diversas doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, pode ajudar a combater a obesidade e até aumentar a longevidade. Quais as principais preocupações nutricionais? A American Dietetic Association diz que a alimentação vegetariana pode ser adequada para todas as fases da vida, desde que corretamente planeada. Se é ovo lacto vegetariano ou só não come carne provavelmente a sua vitamina B12 e proteínas estão bem. Se é vegetariano a 100%: - Tenha o cuidado de combinar leguminosas com cereais de forma a obter proteínas de elevado valor biológico, se for do seu agrado consuma soja e saiba que nas sementes de cânhamo também consegue algum valor proteico interessante. - Ao consumir leguminosas (feijão, favas, ervilhas, lentilhas) e outros alimentos com ferro beba um sumo de fruta natural de laranja ou kiwi para otimizar a absorção do ferro. - Varie o mais que puder em termos de frutas, legumes, leguminosas, oleaginosas e sementes e não baseie a sua alimentação só em cereais. Lembre-se todos os dias de hortaliças e sementes. Em todos os casos – faça análises com regularidade para assegurar que tudo está bem. Seja vegetariano se assim o deseja, desde que planeie bem a sua alimentação. Se for necessário recorra a suplementação, ou faça algumas refeições por semana com carnes/peixes/ovos se assim o entender. http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/ser-vegetariano-sim-ou-nao/, [adaptado] [3/10/2017] |
A alimentação mediterrânica - não apoia grandes quantidades de carne/peixe/ovos e até incentiva refeições vegetarianas algumas vezes por semana |
Nova roda dos alimentos
[Fonte: Instituto do Consumidor, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; 2005]
I - Cereais e derivados e tubérculos: Exemplos de alimentos: arroz, massas, pão, bolachas, aveia, cereais matinais, farinhas de cereais, batata, batata-doce, inhame, mandioca, milho, trigo, centeio, cuscuz… II – Hortícolas Exemplos de alimentos: abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, alho francês, beringela, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chuchu, curgete, couve, couve-lombarda, couve-flor, couve-de-bruxelas, espargo, espinafre, feijão-verde, grelos, nabo, nabiça, pepino, pimento, rabanete, repolho, rúcula, tomate… III – Frutas Exemplos de alimentos: abacaxi, ananás, alperce, ameixa, amora, anona, banana, cereja, clementina, dióspiro, figo, framboesa, goiaba, groselha, kiwi, laranja, limão, lima, maçã, manga, melancia, melão, meloa, mirtilo, maracujá, morango, nectarina, nêspera, papaia, pera, pêssego, romã, tangerina, toranja, uva… IV – Lacticínios Exemplos de alimentos: leite, iogurte líquido, iogurte sólido, queijo fresco, queijo curado, requeijão, bebidas de soja enriquecidas com cálcio (“leite de soja”), iogurte de soja enriquecido com cálcio… V – Carnes, pescado e ovos Exemplos de alimentos: carne vermelha (de vaca, porco, carneiro), carne branca (frango, peru e coelho), peixes, ovos… VI – Leguminosas Exemplos de alimentos: ervilhas, favas, feijão branco, feijão preto, feijão manteiga, feijão encarnado, feijão-frade, grão-de-bico, lentilhas, soja… VII – Gorduras e óleos Exemplos de alimentos: azeite, outros óleos vegetais (amendoim, soja, girassol, milho, palma), margarinas, cremes vegetais para barrar, manteiga, banha, natas… “SABER COMER É SABER VIVER” [recolha de textos/ imagens pela profª Adelina Alves] |
quinta-feira, 12 de outubro de 2017
KAZUO ISHIGURO - Prémio Nobel da Literatura 2017
domingo, 1 de outubro de 2017
quarta-feira, 6 de setembro de 2017
2017-2018
“A sua visão só será clara quando olhar para dentro do seu coração.
Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda”, Carl Jung
Faz uma chave, mesmo pequena Faz uma chave, mesmo pequena, Eugénio de Andrade |
Há sem dúvida quem ame o infinito, |
um Bom ano
muitas Leituras
quarta-feira, 26 de julho de 2017
Votos de Boas Férias
Conselho Eugénio de Andrade |
|
muitas leituras |
terça-feira, 13 de junho de 2017
Ilustrações de passagens do livro “O cão que comia a chuva”, de Richard Zimler - divulgação
segunda-feira, 12 de junho de 2017
“Dom Caio” – pequeno Teatro de Fantoches
domingo, 11 de junho de 2017
Cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2017, BMVNG, 07/06/2017
sexta-feira, 9 de junho de 2017
quarta-feira, 31 de maio de 2017
Antologia de Poesia Interescolas de Gaia 2017
… Parabéns a todos os participantes/ premiados das 1ª e 2ª fases …
Concurso de Poesia Interescolas de Gaia/ 2ª Fase
quinta-feira, 25 de maio de 2017
Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2017 - Sessão de Entrega de Prémios/ ESGN
segunda-feira, 22 de maio de 2017
sexta-feira, 19 de maio de 2017
Concurso de Poesia Interescolas de Gaia/ AEGN
..................Divulgação dos Premiados no AEGN...................
(clicar para aumentar)
O Agrupamento de Escolas Gaia Nascente teve oito prémios no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2017, a nível concelhio. Quatro primeiros prémios e duas Menções Honrosas.
- PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES/ PREMIADOS! -