quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Leituras de … Jogos Tradicionais

A turma 10ºF, do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, preparou uma Oficina de Jogos Tradicionais, com a orientação da profª Eugénia Teixeira. No âmbito dos conteúdos da disciplina de Área de Expressões, os alunos procederam à compilação de jogos tradicionais, tendo usado fontes diversas: memória individual, memórias colectivas de infância, audição de familiares e pesquisa na Net.

Abaixo se disponibilizam alguns desses jogos, com a indicação da faixa etária dos participantes, material necessário e ... procedimentos.

Esta iniciativa integra-se numa atividade mais ampla referente à importância do jogo na sociedade atual, ao papel dos pais na gestão dos momentos de jogo dos filhos e ao confronto entre jogos tradicionais e jogos electrónicos.

 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Leituras / divulgação

(partes do livro)

                                           powerpoint pela profª Andrelina Silva
                                                            m
úsica: Sleep Away, por Bob Acri
 
Os formandos EFA/sec estão a preparar a leitura dramatizada deste conto infantil, orientados pela professora Lurdes Silva, em CLC5 e pelo professor Rafael Tormenta, responsável pelo Clube de Teatro, a ser apresentada a uma turma de 3º ano da EB1 do Freixieiro, no dia 2 de Março, inserida na Semana da Leitura.
Os trabalhos de Pré/Pós Leitura estão aqui apresentados.
                  (powerpoint elaborado pela profª Andrelina Silva)

No âmbito das disciplinas específicas do curso EFA/sec de Técnico de Acção Educativa, os formandos estão a elaborar contos infantis, com ilustrações alusivas, criadas sob orientação do professor Miguel Topa.

Conta-se com um Encontro com a escritora, no dia 6 de Abril, pelas 9h30 na BE-ESOD.

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, estes formandos vão ler o conto O Menino que Pensava Verde, de Mª do Céu Nogueira, às turmas do 7º ano. Este conto irá ser lido, igualmente, em leituras alternadas, entre as turmas do 8ºano, no dia 2 de Março. A temática deste texto insere-se na Comemoração do Ano Internacional das Florestas.

Boas Leituras

Comemoração do Dia de S. Valentim

 
 

Painéis Comemorativos
(pelos professores Andrelina Silva e Rafael Tormenta)

  Concurso                                   cor rosa

cartas_de_amor___regulamento

Inspira-te! Aprecia o PowerPoint
alusivo a esta data
(pela professora Andrelina Silva
recolha de poemas pelo professor Francisco Martins)

música: Maid with Flaxen Hair, intérpretes – Richard Stolzman;
Slovak Radio Symphony Orchestra

Carta de Amor selecionada

carta_de_amor

Frases Poéticas produzidas na disciplina de Literatura
pelos
alunos do 11ºC
orientados pelo professor Francisco Martins

exercício poético exercício poético2


Poemas
pelos alunos do 9ºB, orientados pela profª Cláudia Lago

  valentine's poems

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia Internet Segura 2011 --- comemoração --- BE / PTE

image
  • Aos utilizadores do Centro Multimédia da BE-ESOD, convite ao preenchimento de um breve questionário de sensibilização ao tema, elaborado com a colaboração da professora Umbelina Carrasqueiras, bem como divulgação das sugestões e conteúdos de apoio indicados no Portal SeguraNet. Aqui se apresenta a análise às respostas dadas no questionário acima referido, trabalho conjunto com a profª Umbelina.
  • Exposição dos trabalhos produzidos por alunos dos e 12º anos, nas aulas de AP e Aplicações Informáticas, respectivamente, orientados pelas professoras Irene Gomes e Lídia Aguiar; exposição de quadros alusivos, pintados pelo aluno Héber Oliveira, 12ºA
  • Na BE – oferta de um Folheto acerca dos perigos da Internet
  • Visionamento de um filme, no Auditório da ESOD

PARTICIPA!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Encontro com um Livro na BE

[clip_image002[9].jpg]

Com a participação de professores e alunos, decorreu ontem, pelas 14h30, na BE, o Encontro com o Livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.
Refletiu-se sobre informação selecionada da biografia, sobre excertos do prefácio do autor na obra em análise e sobre as temáticas recorrentes. Comentaram-se ainda passagens previamente escolhidas.

Em breve será aqui apresentado um comentário/reflexão elaborado pelos alunos presentes.