CONCURSO POSTAIS DE NATAL |
Premiados: em francês - Painel Natalício |
| |
Ler... Reading... Lire... Lesen...---... versos, imagens, legendas, filmes, BD,... ---... corações, rostos, gestos,...---... interjeições, reticências...,exclamações, interrogações,...
ENCONTRO NATALÍCIO COM LIVROS
para toda a comunidade educativa
No final da tarde do dia 13, entre as 17h e as 19h, especialmente dedicado aos Pais/EEs.
Pelas 18h30, o NATAL e a POESIA, foi dinamizado por alunos do 7º ano, alunas do 11ºF e do Clube de Teatro, orientados pela profª Rosário Jacob e pelo prof. Rafael Tormenta, respetivamente.
De 12 a 15 de dezembro as turmas da ESOD fizeram uma visita à Feira do Livro. Deixaram a sua opinião acerca da
BOAS LEITURAS |
Nota Especial: Na Feira do Livro, alguns títulos com 10% de desconto e também livros em promoção, desde 1.95€ a 7.5€
No dia 14 de dezembro, ao início da tarde, a turma 10ºF, do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, deslocou-se à Escola EB1 do Freixieiro, em Oliveira do Douro, para apresentar um breve espetáculo de animação a duas turmas do ensino pré-escolar. Esta visita insere-se no âmbito dos conteúdos curriculares da disciplina de Área de Expressões, em articulação com a Biblioteca Escolar da ESOD (BE).
A turma 10ºF apresentou aos alunos mais novos a leitura expressiva de quatro poemas alusivos ao Natal, selecionados pela BE, e apresentou duas danças, tendo convidado os mais pequenos a participar na segunda dança. Em seguida, os nossos alunos organizaram pequenos grupos e jogaram com os mais novos jogos construídos pela turma.
No final, enquanto cantava a canção A Todos um Bom Natal, a turma 10ºF ofereceu aos meninos do pré-escolar marcadores de livros elaborados pela BE-ESOD/ profª Andrelina Silva, postais de Natal e pequenas peças em feltro (estrelas e corações) feitos pela turma. A turma 10ºF deixou à Escola EB1 alguns dos jogos que tinham sido jogados com os alunos.
Grandes e pequenos todos se divertiram muito nesta visita.
Os alunos Jéssica, André, Diogo, Vítor (do 8ºB), Ana Sofia e Daniela Ferreira (do 8ºC), Fábio e Osvaldino (do 9ºC) desejaram Um Bom Natal aos alunos das duas turmas do 7º ano, lendo expressivamente poemas selecionados desta Antologia. |
Manuel da Fonseca -
Santiago do Cacém
15 de Outubro de 1911 — Lisboa, 11 de Março de 1993
poeta, contista, romancista e cronista português
Após ter terminado o ensino básico, Manuel da Fonseca prosseguiu os seus estudos em Lisboa. Estudou no Colégio Vasco da Gama, Liceu Camões, Escola Lusitânia e Escola de Belas-Artes. Apesar de não ter sobressaído na área das Belas-Artes, deixou alguns registos do seu traço sobretudo nos retratos que fazia de alguns dos seus companheiros de tertúlias lisboetas como é o caso de José Cardoso Pires. Durante os períodos de interregno escolar, aproveitava para regressar ao seu Alentejo de origem. Daí que o espaço de eleição dos seus primeiros textos seja o Alentejo. Só mais tarde, a partir de Um Anjo no Trapézio é que o espaço das suas obras passa a ser a cidade de Lisboa.
Fez parte do grupo do Novo Cancioneiro e foi membro do Partido Comunista Português (PCP); é considerado por muitos como um dos melhores escritores do neorrealismo português. Nas suas obras, carregadas de intervenção social e política, relata como poucos a vida dura do Alentejo e dos alentejanos.
A sua vida profissional foi muito díspar tendo exercido nos mais diferentes setores: comércio, indústria, revistas, agências publicitárias, entre outras.
Era presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores quando esta atribuiu o Grande Prémio da Novelística a José Luandino Vieira pela sua obra Luuanda, o que levou ao encerramento desta instituição.
Em sua homenagem, a escola secundária de Santiago do Cacém, denomina-se Escola Secundária Manuel da Fonseca e a biblioteca municipal de Castro Verde, Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
in Wikipédia, [nov/2011], [adaptado]
OBRAS
Poesia
Contos
Romance
Crónicas
--------------------------------------------------------------
Alves Redol
António Alves Redol nasceu em 1911, em Vila Franca de Xira. Frequenta o Curso Comercial, que conclui em 1927 e no ano seguinte parte para Angola, onde fica durante três anos.
A sua passagem por Angola não é muito feliz, mas traz-lhe experiências que dão uma outra visão do mundo e lhe servirão mais tarde na sua atividade literária.
É em 1936 que inicia a sua atividade literária, tornando-se colaborador do jornal O Diabo, para onde escreve crónicas e contos ribatejanos. Mas Redol viria a destacar-se principalmente como romancista e dramaturgo, sendo considerado um dos grandes expoentes do neorrealismo literário português. O grande exemplo disso é o seu
primeiro romance Gaibéus (1939)
que nas palavras do autor "não pretende ficar na literatura como obra de arte. Quer ser, antes de tudo, um documentário humano fixado no Ribatejo. Depois disso será o que os outros entenderem."
Esta preocupação em não se limitar à ficção e partir da experiência vivida e documentada será um traço fundamental da sua obra. Além de ir para a Ribeira do Tejo ouvir as histórias dos trabalhadores e das varinas e do Ciclo do Arroz, "viveu no Pinhão para ficar a conhecer o Douro e as suas gentes, descendo o rio com as tripulações dos barcos rabelos, esteve à beira de um naufrágio nos mares da Nazaré, ao sair para a faina com os pescadores para preparar "Uma Fenda na Muralha""(Ana Maria Pereirinha, 1996).
Como romancista Alves Redol destaca-se ainda pelas obras Marés (1941); Avieiros (1943; Fanga (1944); Reinegros (1945); Porto Manso (1946); Ciclo Port-Whine, composto de três romances escritos entre 1949 e 1953; A Barca dos Sete Lemes (1958); Uma Fenda na Muralha (1959) e Barranco de Cegos (1962), a sua obra-prima. Estas três últimas fazem parte de uma fase que começou com A Barca dos Sete Lemes e em que a intervenção política e social é posta em segundo plano, dando lugar a um centramento nas personagens e na sua evolução psicológica. Dá-se, portanto, na obra de Alves Redol, um desvio da corrente literária neorrealista.
Como dramaturgo destacam-se as peças de teatro Forja (1948) e O Destino Morreu de Repente (1967), objetos de censura nas tentativas que se fizeram de as levar à cena.
"A obra literária de Alves Redol poderá ficar para a história da literatura do século XX fundamentalmente como uma obra desigual, em termos de valor formal e artístico, mas é unanimemente considerada como uma obra de grande capacidade de rigor e observação da realidade social e de grande autenticidade e honestidade no seu empreendimento"(idem).
Alves Redol morreu, em Lisboa, em 1969.
in Wikipédia, [nov/2011], [adaptado]
[recolha pelo prof. J. Rafael Tormenta]
“O Tesouro”, de Eça de Queirós – noções básicas sobre o estudo do conto, em geral; análise aprofundada do conto, em epígrafe, da autoria do professor Júlio Macedo
Maria Virgínia Monteiro, 2010
in Longo é o tempo, Porto, SngularPlural, 2010
No dia 4 de novembro, decorreu na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mais uma sessão de lançamento dum livro de Poesia - Longo é o Tempo, de Maria Virgínia Monteiro, titulo editado pela Singular Plural e patrocinado pelo Município de Gaia e empresa Gaianima, E.E.M.
Nestes tempos pouco “poéticos”, devemos saudar quem saiba resistir, por esta arte literária, à opressão do peso dos … mercados! É sempre bom haver momentos poéticos novos, independentemente de conhecermos bem o seu autor, ou de aderirmos ao seu mundo da escrita. Com efeito, nesse dia, tivemos a sorte de termos visto a poetisa gaiense Virgínia Monteiro (que já veio várias vezes à nossa Escola) apresentar o seu novo livro de poemas Longo é o Tempo, na companhia da diretora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Cristina Margaride, que leu os primeiros parágrafos da apresentação do Dr. Antonio Oliveira, doutor em Ciências da Literatura, intitulado VIRGÍNIA MONTEIRO, UMA ESTRELA OUTRORA ACENDIDA QUE SE PROCURA NOS SEUS ECOS.
Em vez de falar do seu trabalho lírico (por modéstia), a poetisa optou por ler um excerto de uma carta enviada em meados dos anos 50 à então jovem e já promissora romancista Agustina Bessa-Luís. Depois, houve a esperada sessão de leituras de seus poemas. Com gosto a ouvimos ler alguns deles --- de que destacamos casa triste tu que eras, onde ecoam sons de Rosalía de Castro.
No fim, alguns dos presentes – e é de salientar a presença de jovens, entre eles a jovem poetisa Helena Grilo, autora do livro de poesia recentemente publicado Adolescente Alienada – também leram expressivamente outros textos de Longo é o Tempo.
[texto da autoria do prof. Francisco Martins]
Virgínia Monteiro tem contribuído para a divulgação de património poético de VNG - a poetisa faz parte do 2º Júri no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia. |
Foi um momento agradável no mundo da poesia
Veja aqui a notícia publicada pela Biblioteca Municipal de VNG.Está a decorrer o prazo de inscrição para participação no Concurso Nacional de Leitura 2011-12.
As obras selecionadas para leitura são
1º escalão
2º escalão
Consulta aqui (em anexo) o regulamento do concurso.
PARTICIPA! INSCREVE-TE ATÉ 30 DE NOVEMBRO!
in http://scienceblogs.com/thecheerfuloncologist/,
[consult. em 31.10.11]
http://mysteryreadersinc.blogspot.com/2010/10/halloween-reading-poster.html, [consultado em 31/10/2011]
TRABALHOS PREMIADOS
Orientados pela profª Palmira Pereira, os alunos leram uma história, de entre as selecionadas pela BE (ver postagem), resumiram-na e ilustraram-na.
---
PRÉMIOS - stickers e marcadores alusivos ao Halloween
--- 24 de outubro/2011 ---
Dia Internacional da Biblioteca Escolar
“School libraries empower learners for life”
Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida
|
A Biblioteca Escolar proporciona a leitura em diferentes suportes. A competência leitora permite tornarmo-nos curiosos pelo saber ao longo da vida.
Escolha uma imagem do powerpoint e, em Comentários, descreva-a, realçando a importância da leitura.
---
Neste minifilme alemão, comovente, em que as palavras estão pouco presentes, há uma mensagem de solidariedade e humanidade bem marcante.
Os livros/a leitura podem tornar-nos mais tolerantes e solidários.
Em Comentários, deixe uma mensagem de reflexão, apelando à leitura como forma de desenvolver a tolerância, a humanidade, a solidariedade.
CONVITE: visite a EXPOSIÇÃO DE MARCADORES na BE-ESOD, por alunos dos 7º e 8º anos, em EDUCAÇÃO VISUAL
EXPOSIÇÃO DE MARCADORES OUT/2011
http://colunas.epoca.globo.com/ofiltro/2011/10/06/thomas-transtromer-o-poema-vai-sempre-depender-da-lingua-em-que-nasceu/, [11/10/2011]
Tomas Tranströmer nasceu em Estocolmo, na Suécia, a 15 de abril de 1931. É poeta, tradutor e psicólogo. Tranströmer iniciou-se na poesia aos 23 anos de idade. O seu primeiro livro intitula-se 17 dikter (17 poemas). A maior parte da sua obra é escrita em verso livre, embora também tenha feito experiências com linguagem métrica. Na sua escrita nota-se uma certa disciplina horaciana. Vive presentemente numa ilha, longe dos olhares do mundo e dos meios de comunicação. Foi psicólogo de profissão até 1990. Redigiu cerca de uma quinzena de obras numa longa carreira dedicada à escrita. Em 1990 foi vítima de um acidente vascular cerebral que o deixou em parte afásico e hemiplégico. Continuou a escrever e publicou três obras, como "O Grande Enigma: 45 Haikus". LISTA DE OBRAS DE TRANSTROMER |
in wikipédia, [em 11/10/2011] [adaptado]
pelo prof. J Rafael Tormenta
EM DESTAQUE
Poemas de Tomas Tranströmer por João Gomes |
No dia 19 de outubro, por iniciativa da Biblioteca Escolar e do Departamento de Línguas, decorreu, na ESOD, uma Sessão de Esclarecimento sobre o Acordo Ortográfico de 1990, com o Prof. Dr. Simão Cardoso e a Prof.ª Dr.ª Felicidade Morais, da UTAD.
Esta sessão teve como suporte o powerpoint “Linguagem Humana Verbal: a Oralidade; a Escrita, o que muda no Acordo Ortográfico de 1990”, apresentado aos docentes presentes, respetivamente pelo Prof. Dr. Simão Cardoso e pela Prof.ª Dr.ª Felicidade Morais. Finalizou-se a sessão com a explanação de algumas funcionalidades, no âmbito desta temática, inseridas em ferramentas disponíveis online, nomeadamente a pesquisa no Portal da Língua Portuguesa, Ciberdúvidas, DGIDC e Flip.
|
Esta sessão permitiu o esclarecimento de algumas dúvidas, tendo sido uma preciosa ajuda para a aplicação prática do Acordo Ortográfico.
Aqui registamos o apreço pela amabilidade e disponibilidade manifestadas.
P.S. este powerpoint encontra-se disponível, junto com outros documentos de apoio à aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, na página web da BE, secção do Acordo Ortográfico.
CONVITE
Percorre caminhos e visita casas assombradas
|
ilustração retirada de http://www.google.pt/ - imagens
Diverte-te com Leituras Fantásticas de:
|
CONCURSO
Escolhe uma história; escreve um pequeno resumo e ilustra-o com um desenho. Entrega o teu trabalho ao teu professor de inglês, até 21 de outubro.
Todos os participantes receberão um marcador alusivo e os 3 trabalhos mais originais receberão um Treat [… or … trick] na Biblioteca Escolar, no dia 31 de outubro, pelas 10h.
in http://www.gifs.net/gif/, [10/10/2011]
A aprendizagem de uma ou mais línguas estrangeiras proporciona, não só mais possibilidades de encontrar um emprego, mas também um melhor acesso a outras culturas e modos de vida.
Desde 26 de setembro de 2001, comemora-se o Dia Europeu das Línguas (DEL). Tem como finalidade celebrar a diversidade das línguas e das culturas existentes na UE. Os seus objectivos são:
chamar a atenção do público para a importância de aprender línguas;
promover a tomada de consciência e o respeito por todas as línguas;
estimular a aprendizagem de línguas ao longo da vida.
As línguas europeias mais faladas no mundo
in http://observatorio-lp.sapo.pt/pt/dados-estatisticos/as-linguas-mais-faladas/as, [consultado em 22/09/2011]
Em 1996, foi criada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reúne os países de língua oficial portuguesa com o propósito de aumentar a cooperação e o intercâmbio cultural entre os países membros e uniformizar e difundir a língua portuguesa.
CPLP
Brasil | |
Portugal | |
Timor Leste | |
PALOPs | |
|
A CPLP contribui igualmente para que o português seja a 4ª língua mais falada no mundo.
in http://observatorio-lp.sapo.pt/pt/dados-estatisticos/as-linguas-mais-faladas/10-linguas-mais-faladas-no-mundo, [consultado em 22/09/2011]
- Deixe aqui um comentário alusivo a esta comemoração -
NOTA: em breve divulgaremos os premiados dos CONCURSOS DE POSTER E VÍDEO, promovidos pelo departamento de Línguas da ESOD.
DIVULGAÇÃO/PARTILHA
* Site bilingue (português e inglês) em
--- http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt ---
cerca de 1140 volumes da biblioteca, anotações - incluindo poemas - que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros, disponíveis gratuitamente.
* ARQUIVO PESSOA em http://multipessoa.net/
--- Projecto - Limpar a ESOD ---
Considerando o sucesso obtido com o desenvolvimento do projecto no ano lectivo anterior, uma vez mais e integrando-se no PEE, pretendendo-se com ele contribuir para a educação para a cidadania, o Clube de Ciências e do Ambiente, do grupo de Biologia e da BE-ESOD, organizou de novo a actividade “Vamos limpar a ESOD”.
Esta actividade decorreu ao longo do dia 6 de Junho, envolvendo as turmas, conforme o cronograma.
A cada grupo/turma foi atribuída uma área específica do recinto escolar para nela proceder à limpeza. Para conhecimento da área destinada, para além do calendário, segue aqui uma planta da escola com as áreas identificadas por cor e letra.
Agradecemos o esforço de todos para bem da ESCOLA e do AMBIENTE.
Pela organização
professora Adelina Alves
Ajude a preservar as árvores | |
[em parceria com EA] |
| ||
~~~~~~~~~ | |