quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Livros de Ana Luísa Amaral na BE-ESGN

Obras de Ana Luísa Amaral
com 20% de desconto sobre o preço de venda ao público
na BE-ESGN


 --- boas leituras ---

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Encontro com a Poetisa Ana Luísa Amaral

No dia 28 de fevereiro, pelas 11h25m, vai decorrer um encontro entre a poetisa Ana Luísa Amaral e os alunos dos 12ºA e B, a ter lugar no Auditório da ESGN. A escritora vai almoçar no Restaurante Pedagógico. Da parte da tarde, às 14h30,  encontrar-se-á com os docentes do Departamento de Línguas.
Nos dias 27 e 28 deste mês, na BE-ESGN, vão disponibilizar-se livros de Ana Luísa Amaral, para aquisição por alunos e professores.
Durante a semana de 21 e 28 de fevereiro, ir-se-á distribuir poemas à população escolar e afixar posters sobre a autora - ver aqui.

      image           

                   
poema cuidadosos descuidos



         outros poemas in E Todavia - aqui

Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa em 1956 e vive em Leça da Palmeira desde os nove anos. Professora e investigadora na Faculdade de Letras do Porto, tem um doutoramento sobre Emily Dickinson. Coordenou vários projetos de investigação. Tem em preparação dois livros de ensaios. É autora de mais de duas dezenas de livros, quer de poesia (como Minha Senhora de QuêÀs Vezes o ParaísoA Génese do AmorEntre dois rios e outras noitesInversosPoesia 1990-2010, ou Vozes), quer de teatro (Próspero morreu), quer infantis (como Gaspar, o Dedo Diferente, A História da Aranha LeopoldinaA Tempestade, ou Como Tu). Traduziu diferentes autores, como John Updike ou Emily Dickinson. Os seus últimos livros são Ara (ficção, Sextante, 2013) e Escuro (poesia, Assírio & Alvim, 2014). A sua obra está editada e traduzida em vários países. Em torno dos seus livros de poesia e infantis foram levados à cena espetáculos de teatro e leituras encenadas. Tem ensinado vários cursos de Escrita Criativa e de poesia. Obteve diversos prémios, entre os quais o Prémio Literário Correntes d’Escritas ou o Grande Prémio de Poesia da APE (Associação Portuguesa de Escritores).

                                                 in Página oficial de Ana Luísa Amaral, no Facebook, [20/02/2018]

 Prémios

2007 Prémio Correntes d’Escritas/Casino da Póvoa (com o livro A génese do amor)
2008 Prémio Giuseppe Acerbi, Mantua, Italia (com o livro A génese do amor)
2008 Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (com o livro Entre dois rios e outras noites)
2012 Prémio de Poesia António Gedeão, 1ª edição (com o livro Vozes)

Ler +


Principais Obras Publicadas – sinopses/comentários – aqui




Ler Mais Ler Melhor Vida e Obra de Ana Luísa Amaral/ 2011 – vídeo

Ler Mais, Ler Melhor - Livros da vida de Ana Luisa Amaral/ 2012 – vídeo

O Som que os Versos Fazem ao Abrir, de Ana Luísa Amaral e Luís Caetano – na Antena 2, 4ª feira | 12h30 | 18h30 – programas emitidos – aqui
 --- boas e belíssimas leituras ---

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Palavras Vivas, pelo poeta Eduardo Roseira

Promovidas pela be-esgn, no dia 9 de fevereiro, pelas 9h15, no Auditório da ESGN, decorreram  sessões de sensibilização à poesia, Palavras Vivas, pelo poeta Eduardo Roseira, destinadas aos alunos dos 7º, 8º anos e aos alunos da Educação Especial dos 10º, 11º e 12º anos. Pelo feedback de professores e alunos, as sessões foram do agrado de alunos e professores acompanhantes.

IMG_2554

Palavras Vivas motiva a atenção dos alunos para a importância da poesia, recorrendo a técnicas teatrais de animação que tornam a leitura dos poemas  mais envolvente.

É um espectáculo de Stand up Poetry, em que a Poesia surge com base em técnicas teatrais postas ao serviço da educação para a leitura e do gosto pela poesia, utilizando um trabalho de desconstrução da linguagem, traduzindo a vida que existe nas palavras.

O seu criador, Eduardo Roseira, assume-se não como um declamador, mas sim como um ANIMADOR DA PALAVRA.

IMG_2561




        IMG_2551

os nossos agradecimentos 

ao poeta Eduardo Roseira, Animador da Poesia
pela forma entusiasta de sensibilizar os alunos para a poesia
e pela maneira como os incentivou a participar no
Concurso de Poesia Interescolas de Gaia
 2018

image

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Comemoração do Dia de S. Valentim

image

amor antigo_C Drummond de Andrade

abraço

valentines-day-happy

Red heart   Feliz Dia dos Namorados   Red heart

Red heartRed heartRed heart

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Sensibilização à Poesia – “Palavras Vivas”, por Eduardo Roseira

No Auditório da ESGN, no dia 9 de fevereiro, pelas 9h15m, vão decorrer sessões de sensibilização à poesia, Palavras Vivas, destinadas aos alunos dos 7º, 8º anos, CEF e alunos da Educação Especial dos 10º, 11º e 12º anos.

Eduardo Roseira, jornalista, na reforma, poeta e animador da palavra, nasceu em 1951, na cidade do Porto e viveu em Moçambique entre 1962 e 1974.

Resultado de imagem para poemas eduardo roseira

Atualmente reside em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia. Anima a palavra de poemas de poetas gaienses, de Portugal, assim como de todo o planeta, divulgando-os em bibliotecas escolares, municipais, juntas de freguesia. Fundou em 2001 a publicação literária e Editorial lavra…Boletim de Poesia.
Tem os seguintes livros de poesia publicados: - “a colheita íntima” – em 2003, por estar esgotado pode ser lido em: acolheitaintima.blogspot.pt; - “O sorriso de deus” – em 2005, por estar esgotado pode ser lido em: osorrisodedeus.blogspot.pt; - “Palavras Vivas” – em 2012; - “Manual de Instintos Assassinos”, em 2015.
Está representado em diversas coletâneas e antologias de poesia, com destaque para a “Antologia Poética da Guerra Colonial” organizada pela Prof.ª Dr.ª Margarida Calafate Ribeiro e pelo Prof. Dr. Roberto Vecchi, publicada pela editora D. Quixote, a convite do CES – Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra.
No campo da divulgação da poesia, em 2001 criou o projeto denominado “Palavras Vivas – stand-up Poetry”, que abrange todos os leques etários e que consiste na animação da palavra poética, ao estilo do “stand-up”, usando as mais variadas técnicas teatrais. Este projeto já foi levado a dezenas de escolas de todos os graus de ensino e a diversas instituições recreativas e culturais.

image

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Dia da Internet mais segura – 6 de fevereiro

image

Durante a “Mostra Gaia Nascente”, a 1 e 2 de fevereiro, decorreram na ESGN palestras, promovidas pela BE-ESGN, acerca da segurança na Internet, dinamizadas pela Escola Segura. Destinaram-se aos alunos dos 7º, 10º e 11º anos e CEF.

escola segura

--------------------------------------------

relembrando

IMG_1846


image  image Saber +


segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Sensibilização à Poesia – Cursos Profissionais/ 10º ano

No Auditório da ESGN, dia 5 de fevereiro, pelas 14h25m, decorreu uma  sessão de sensibilização à poesia, destinada aos alunos do 10º ano/ cursos profissionais, dinamizada pelas professoras Cláudia Campos e Sílvia Ferreira, bem como pelos alunos David Pinto e José Valverde, do 8ºK, em trabalho colaborativo com a BE-ESGN.

IMG_2507

Como Sensibilização à Poesia, os alunos José Valverde e David Pinto  partilharam a sua experiência com a Poesia, incentivando os alunos do 10º ano à escrita desta tipologia de texto. De seguida, o aluno José Valverde leu expressivamente os poemas É urgente o Amor e Frutos, de Eugénio de Andrade e Amigo, de Alexandre O'Neill.

As professoras Cláudia e Sílvia disseram, entre outros, os poemas As Mãos, de Manuel Alegre, Um pouco mais de nós, de José Jorge Letria, Porque, de Sophia M B Andresen, E agora, José?, de Carlos Drummond de Andrade.



Nesta sessão dedicada à Poesia, o poema Cântico Negro, de José Régio, teve a participação dos alunos presentes.

 IMG_2515     IMG_2525

Esta sessão contribuiu como incentivo à participação dos alunos no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia.

WP_20160820_003

os nossos agradecimentos
aos alunos David Pinto e José Valverde e
às
professoras Cláudia Campos e Sílvia Ferreira

pelos belos momentos dedicados à Poesia