quinta-feira, 30 de novembro de 2017

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

“Ler aos Mais Novos” do JI da EB1 do Magarão

“Leituras Natalícias”
Alunas do 12º ano, em parceria com a BE-ESGN, dinamizaram a atividade “Ler aos mais novos”, na BE do JI do Magarão, dia 29 de novembro, pelas 14h30.
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Após uma sessão de relaxamento aos pequeninos do JI da EB1 do Magarão, pela profª Margarida Bravo, as alunas do 12ºB, Ana Rita Vieira, Diana Fernandes, Mara Ferreira,  Mariana Costa, Renata Pinto, Sofia Gonçalves e Viviana Ferreira fizeram a leitura expressiva dos contos “O Pinheirinho”, de António Torrado e “Um conto de minha filha”, de Carlos Malheiro Dias e de poemas de Mª Alberta Menéres e de Mª Carolina Pereira Rosa. Os pequeninos do JI escutaram com muita atenção e participaram ativamente.
Os meninos, as meninas e a profª Margarida partilharam também connosco um poema de Natal, muito do agrado de tod@s.
Cada menin@ recebeu um pequenino postal de Natal
No final, gostámos muito de ver trabalhos dos pequeninos, sob orientação da profª Margarida Bravo, expostos na entrada da escola, bem como as decorações de Natal.
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Estas leituras aos mais novos
decorreram
com uma muito boa interação entre todos
- - -Red rose Parabéns a tod@s Red rose- - -

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

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O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro.

Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos. As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

No dia 25 de novembro (sábado), pelas 14h30, no edifício Paços do Concelho – Câmara Municipal – decorrerá a iniciativa inspirada no movimento “Silent Witness”, desenvolvida localmente pela Câmara Municipal de Gaia, para homenagear de forma simbólica as 22 mulheres vítimas de violência doméstica, assassinadas em Portugal, em 2016.

Origem da data

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo.

A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, na República Dominicana.

in https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-para-a-eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres/, [22/11/17], (adaptado)

Logo for the 16 Days of Activism against Gender-Based Violence campaign

Pela ONU, 16 dias de ativismo contra a violência baseada no género, com início a 25 de novembro e a terminar a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

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quinta-feira, 23 de novembro de 2017

- - - Dia Mundial da Ciência e da cultura científica - - -

IMG_1946 - Dia da Ciência

Para assinalar o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura científica, celebrado a 24 de novembro, os alunos do 10ºA desenvolveram trabalhos na disciplina de Biologia, sob a orientação da Professora Isabel Marques, que se encontram expostos no polivalente da Escola sede. Estes trabalhos permitiram a estes alunos relacionar as temáticas abordadas em sala de aula bem como pesquisar autonomamente alguns dos conteúdos curriculares, favorecendo a compreensão de conceitos associados à Conservação e recuperação de espécies em risco de extinção. Em grupo, foram elaborados cartazes sobre espécies em vias de extinção e Conservação de espécies, o que consituiu uma oportunidade para que os alunos refletissem sobre os desafios colocados na preservação de espécies, reconhecendo o valor da investigação científica e, em geral, da Ciência, para a proteção da biodiversidade e sustentabilidade no século XXI.
Estes cartazes podem contribuir para sensibilizar e motivar os alunos do 3º ciclo para algumas das temáticas lecionadas no Curso de Ciências e Tecnologias. No decorrer do seu trabalho, os alunos integraram e valorizaram a Biblioteca escolar, através da utilização deste espaço.

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- - - Parabéns pelos trabalhos realizados - - -

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

domingo, 19 de novembro de 2017

20 de novembro – Dia Universal dos Direitos da Criança


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Direitos da criança
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No dia 20 de novembro de 1959, as Nações Unidas aprovaram um documento que estabeleceu os direitos das crianças de todo o mundo.
Na Declaração dos Direitos das Crianças ficaram estabelecidos os dez princípios reconhecidos a todas as crianças, sem discriminação alguma.
Em 1989, este documento alargou-se e os deveres ali consagrados para com as crianças passaram a ser obrigações, por lei, na Convenção sobre os Direitos das Crianças!
É tarefa dos adultos e dos governantes proteger as crianças e fazer com que os seus direitos sejam respeitados. Cada criança é um cidadão e tem os mesmos direitos que as outras pessoas, sejam adultos ou crianças!
A participação das crianças nas escolhas da família, nas decisões da escola e nos assuntos da sociedade é muito importante! Quanto mais as crianças disserem o que acham, pensam e sentem, mais facilmente os adultos percebem o que é bom para cada criança.
Com a sua participação, as crianças ajudam a melhorar as decisões sobre coisas que as afetam. Quando participam, aprendem a comunicar, a negociar, a tomar decisões e a conseguir o que querem.
in Visão Júnior, [17/11/17], (adaptado)


Direitos e Deveres da Criança

sábado, 18 de novembro de 2017

--- Ateliê de Literacia Matemática ---

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… PARTICIPA …

Biologia - Sistemas reprodutores masculino e feminino/ regulação hormonal

No âmbito da disciplina de Biologia, os alunos do 12ºA sob a orientação da professora Isabel Marques, desenvolveram trabalhos que se encontram expostos no pavilhão B, da Escola Secundária Gaia Nascente. Estes trabalhos permitiram a estes alunos relacionar as temáticas abordadas em sala de aula bem como com os conteúdos curriculares da disciplina. Em grupo, foram elaborados cartazes sobre os conceitos e mecanismos associados ao funcionamento dos sistemas reprodutores masculino e feminino, bem como à regulação hormonal dos mesmos, evidenciando estes trabalhos uma perspetiva puramente biológica do conceito do Homem. Estes cartazes podem contribuir para sensibilizar os alunos do 3º ciclo para algumas das temáticas lecionadas no Curso de Ciências e Tecnologias, promovendo ainda o sucesso educativo bem como a cultura dos alunos. No decorrer do seu trabalho, os alunos integraram e valorizaram a Biblioteca escolar.