sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro (23) / 25 de Abril - Comemorações

Para este dia a BE/CRE sugeriu as seguintes actividades (ver anexos aqui - entrar como visitante):

  • Nas aulas
    - leitura de um poema, à escolha do professor de qualquer disciplina - de Sophia de Mello Breyner Andresen, Anthero Monteiro, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Joaquim Pessoa, Jorge de Sena, José Jorge Letria, Miguel Torga, Xanana Gusmão (anexo) - alusivo à Liberdade. Após a leitura do(s) poema(s), escrita de /uma/ frase(s) neste blogue:
    Liberdade é ...
    A cor da Liberdade ...
    - leitura de um documento informativo/cronológico (anexo) alusivo ao 25 de Abril
    - para os professores (3º ciclo) de Português, Francês e de Inglês, para além destas sugestões, indicámos uma actividade (anexos) para escrita colectiva de um texto "à volta" de um livro imaginário.
  • Apresentação de uma exposição temática relacionada com estas duas datas - Dia Mundial do Livro e 25 de Abril.
  • Publicitação de provérbios (anexos) reescritos por alunos, alusivos a livros/leitura.
  • Aquisição/disponibilização de uma pequena colecção de livros para leitura informal na BE.
  • Oferta de marcadores aos utilizadores da BE (uns elaborados por alunos, outros oferecidos pela livraria Bertrand).
  • Na tarde do dia 23 de Abril, encontro de alunos do 3º ciclo com a jovem escritora Inês Botelho na Livraria Bertrand (ver comentários).

Este encontro foi do agrado de todos os presentes. Os alunos colocaram várias perguntas à escritora que respondeu entusiasticamente, falando sobre o seu processo de escrita ao longo da sua vida, os seus livros, hobbies, autores preferidos. A Livraria Bertrand-Gaiashopping presenteou alunos e professoras com marcadores e um livro. Os nossos agradecimentos. Foi um modo diferente de comemorar o Dia Mundial do Livro.

dml_09_bertrand_ines_botelho

20 comentários:

Ana Cláudia disse...

Eu gostei da escritora, porque ela se sentia à vontade em responder às perguntas, ao princípio é que estava um bocado nervosa mas depois consegui ficar à vontade. De resto gostei da entrevista, achei que ela é uma pessoa perfeitamente normal.
7ºA

Ana Rita disse...

Gostei muito de lá estar. A turma portou-se muito bem. Foi útil porque ficámos a saber como a escritora escrevia os seus próprios livros e o que fazia depois de os escrever. E depois dava umas respostas muito divertidas.
7ºA

Rafael Tiago disse...

Eu gostei muito da visita de estudo, foi uma maneira de fazer com que os jovens gostem de ler e talvez um dia virem a escrever um livro.
7ºA

Samuel Bernardo disse...

É uma autora simpática e bastante activa. Faz livros muito interessantes e bonitos. Apesar de ser jovem ainda tem muita carreira.
7ºA

Ricardo Rocha disse...

Eu achei que foi muito bom e interessante, pois a escritora era muito simples e sabia falar muito bem. E tem uns livros muito bons.
7ºA

Bruno Nogueira disse...

A visita de ontem desenvolveu os meus conhecimentos para escritor. Os livros eram interessantes e educacionais. Participámos imenso e as respostas às perguntas colocadas pelos alunos foram muito interessantes e esclareceram as minhas dúvidas. Gostei imenso da sessão com a escritora Inês Botelho.
7ºA

João Pedro disse...

Eu gostei muito da visita de estudo, porque acho que ficámos a conhecer melhor a vida de uma pessoa conhecida, gostei da maneira como a escritora respondia, era sincera e é uma pessoa divertida. Esta visita serviu de apoio aos alunos para começarem a ler e os livros devem ser muito interessantes.
7ºA

Sílvia Santos disse...

Eu achei a visita muito agradável, principalmente a parte das perguntas e das respostas. Gostei também de ouvi-la falar sobre os seus livros, e agora que recebi o livro “Lições de Princesa” vou lê-lo, mal acabe de ler o que estou a ler, não me lembro do nome porque é um título inglês. Gostei imenso de me encontrar com uma escritora.
7ºA

André Batista disse...

Eu achei que a sessão com a escritora foi interessante. As respostas foram esclarecedoras. Os livros são esclarecedores, apesar de só ter lido um livro seu.
7ºA

Daniel Sá disse...

A visita à Livraria Bertrand para falar com a escritora Inês Botelho foi útil porque falou como escrever um livro. Achei os livros pequenos, comparando com outros. Gostei muito daquela sessão com a escritora.
7ºA

Daniela Isabel disse...

Gostei muito da visita. Os seus livros são muito bonitos. As suas respostas às nossas perguntas foram muito interessantes. Não deixe de escrever.

Beijos da Daniela.
7ºA

Joana Magalhães disse...

A sessão com a Inês Botelho foi muito interessante. As perguntas foram muitas, e boas, e deu para conhecer um pouco mais sobre a escritora. As respostas foram muito bem dadas e a Inês Botelho é muito simpática.
7ºA

Nuno Silva disse...

Esta visita foi muito boa, porque a escritora conseguiu responder a todas as perguntas. Recebemos livros no fim e um autógrafo da Inês Botelho. Penso que esta visita foi útil porque fez com que percebêssemos mais sobre a Inês Botelho e sobre os seus livros.
7ºA

Eduarda Brandão disse...

A sessão com a escritora Inês Botelho foi interessante porque é simpática. Respondeu a todas as perguntas que nós fizemos.
Os livros dela parecem ser engraçados.
7ºA

Mónica disse...

Eu achei a conversa com a Inês Botelho, muito interessante. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros do princípio ao fim mas pelo que já li achei muito bom.
Penso que foi útil tê-la conhecido.
7ºA

João, nº 12 disse...

Gostei muito da visita de estudo com a Inês Botelho, acho que me vai ser útil para saber um pouco mais sobre livros. Gostei da sessão de perguntas e respostas.
7ºA

Diogo Fonseca disse...

O encontro com a Inês Botelho foi muito agradável, respondeu a todas as perguntas. As respostas sobre os livros dela foram muito curiosas e teve muita utilidade.
Gostei muito e gostava que se repetisse.
7ºA

Diana disse...

A sessão com a escritora Inês Botelho foi muito agradável, a todas as perguntas que fizemos respondeu muito bem, gostei da história da sua vida, porque identifiquei-me com ela, por gostar de escrever e dar erros. Gostava de repetir a experiência.
7ºA

João Fernandes disse...

Gostei bastante. Também gostei dos livros porque acho que são interessantes, e também da forma como falou acerca dos livros. E cá por mim acho que é uma escritora que faz livros fantásticos.
7ºA

Susana Queirós disse...

A visita foi boa e interessante. A escritora falou sobre a si e a sua vida. Respondeu a todas as perguntas, falou muito sobre os seus livros e sobre as suas inspirações. O que mais gostei foi de estar no Shopping com os meus amigos.
7ºA