quarta-feira, 6 de abril de 2011

Encontro com a escritora Yolanda Freitas e o ilustrador Miguel Topa

No dia 6 de Abril, pelas 9h30, a BE da ESOD recebeu



a escritora
Yolanda Freitas
clip_image002

para um Encontro com os formandos EFA/sec, na sequência dos trabalhos elaborados à volta do livro infantil da autora, Boa Noite, Bernardo, tendo como ilustrador o colega Miguel Topa. 
O conto infantil motivou os formandos a desenharem, a lerem expressivamente aos alunos de uma turma de 3º ano da EB1 do Freixieiro, não só o conto da escritora, como os contos infantis por si elaborados, com ilustrações alusivas, orientados pela profª Lurdes Silva, em CLC5, pelo prof. Rafael Tormenta, pelas formadoras das disciplinas específicas do curso EFA/sec de Técnico de Acção Educativa, Drª Carina Castanheira e Drª Marta Pinto, pelo ilustrador, prof. Miguel Topa e com o apoio informático do prof. Rui Ramos.

O conto Boa Noite, Bernardo foi igualmente lido e analisado por uma formanda de RVCC/básico, sob orientação da profª Mónica Machado. Contou-se, igualmente, com a presença de ambas.

Os formandos tiveram oportunidade de satisfazer a sua curiosidade acerca do trabalho de parceria escritora-ilustrador.

Num ambiente acolhedor e informal, a escritora e o ilustrador foram respondendo às questões que os formandos foram colocando. Destacamos o ênfase que a escritora dá aos valores presentes nas suas obras e à prioridade de publicação em suporte papel, opinião partilhada pelo ilustrador. Ambos têm prazer em desenhar.

IMG_0059

IMG_0062

IMG_0066

 

IMG_0068
(Fotos pela profª Lurdes Silva)

 

 

A escritora tem publicados, na edita-me, os livros “Força Tomás!” (2009), conto infantil; “Apenas… Porque Sim!” (2010), poesia, com ilustrações da própria autora; o poema Cegueira, premiado em 2004, está inserido na colectânea Textos de Amor, publicação do Museu Nacional da Imprensa.

O último livro Boa Noite, Bernardo (2010) cresce dentro de nós, ao abrirem-se as suas folhas plenas de ternura nas palavras e nas imagens deliciosas que percorrem este belo conto.

 

Biografia da autora:
Yolanda Freitas Mãe. Do Rodrigo, da Catarina e do Miguel. Os melhores filhos do mundo. Nasceu na cidade de Aveiro a 28 de Julho de 1958. Actualmente reside em Matosinhos. Trabalhou muitos anos em Gaia. Mas é o Porto a sua cidade. Aquela onde viveu toda a infância e juventude, onde estudou e fez questão que os filhos estudassem. Tirou um curso de Química, a contragosto. Trabalhou como técnica de análises clínicas, no Porto e em V.N.Gaia, fez várias formações, foi formadora. Desempenhou vários empregos, acumulando trabalhos extras, como por exemplo, cuidadora de idosos à noite e fins de semana. No entanto, nunca deixou de escrever.
Gosta de escrever, desenhar, ler, descobrir e aprender. Os amigos e a família são a sua única riqueza. Mas é enorme.
Biografia do ilustrador:
Miguel Topa, nasceu a 13 de Fevereiro de 1968 no Porto. Licenciou-se em artes plásticas – pintura, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Actualmente lecciona artes no ensino secundário em Gaia.”

in http://clubeliterariodoportofla.wordpress.com/2010/12/19/
lancamento-do-livro-%E2%80%9Cboa-noite-bernardo/
,
[consultado em 31/03/2011], [adaptado]

Aqui seguem alguns comentários dos formandos
acerca deste Encontro

21 comentários:

AlicePereira e Rosa Teixeira disse...

Para uma grande mulher, com "garra" na vida, os nossos Parabéns pelas obras publicadas e muito obrigada por dispender algum do seu tempo com os formandos do curso EFA-Técnico de Acção Educativa da ESOD. Partilhamos igualmente de momentos agradáveis e enriquecedores no encontro que teve a amabilidade de nos proporcionar.

Cármen Gomes e Elsa Ferreira disse...

À escritora e óptima profissional Yolanda Freitas.
Obrigada pelo tempo que nos dedicou, a sua presença foi gratificante, parabéns pela mulher lutadora e extraordinária que é! É um exemplo a seguir para nós mulheres.

Aurora Martinho e Carolina Pereira disse...

Adoramos ter conhecido a escritora Yolanda Freitas, pois já tínhamos conhecimento do seu conto “Boa Noite Bernardo”. Aliás, foi através desse conto que realizamos uma actividade integradora numa escola primária, onde a reacção das crianças foi esplêndida.
A sua vinda no dia 06 de Abril à nossa escola, foi para nós muito benéfica, transmitiu-nos gosto e sabedoria pelo que faz. Pois a sua simplicidade cativou-nos imenso.
Obrigado pela sua disponibilidade e sua simpatia…

Andreia Braga e Mónica Soares disse...

Foi um privilégio contar e representar o seu conto “Boa Noite Bernardo”, da escritora Yolanda Freitas na escola primária EB1 do Freixieiro, sentimos que as crianças estavam muito entusiasmadas com a leitura do mesmo.
No dia 6 de Abril tivemos o prazer de a conhecer pessoalmente, na nossa opinião é uma pessoa muito simpática, acessível, sociável, resumindo um amor de pessoa.
É admirável a sua humanidade para com as pessoas.
Não esquecendo o trabalho admirável que tem com todas as crianças e a sua dedicação, principalmente com crianças com Necessidades Educativas Especiais.

Com todo o carinho das formandas do curso EFA

Cristina Gonçalves e Natália Pinto disse...

Para a Yolanda Freitas uma mulher cheia de energia e lutadora desejamos-lhe tudo de bom e que a vida lhe sorria sempre.
Adoramos muito a sua visita aqui na escola, e ficar a saber um pouco mais da sua história de vida(é um exemplo para muitas mulheres).
Continue sempre neste registo, pois as suas leituras e ilustrações são um regalo para os seus leitores.
As formandas do curso efa

Manuel António Fontes disse...

O conhecimento pessoal da escritora foi bastante agradável.
Para mim, além das competências demonstradas de leitura, nomeadamente, entoação, ritmo, pronúncia e expressividade, ficou um sentimento no ar de facilidade de” lidar” com tudo o que é “pequenino, as crianças,”mas, logo que li algumas palavras do livro “ Apenas… porque sim!” e, vi aquelas ilustrações, fiquei encantado. Parabéns!

Irene Arnaldo, Sandra Flores disse...

A escritora Yolanda foi uma pessoa de fácil acesso, as perguntas foram sempre respondidas sem rodeios. Ficamos a saber como iniciou o seu percurso na escrita. Este é um dos trabalhos que mais prazer lhe dá, é mulher dos setes ofícios e sobretudo FELIZ. Obrigada pela sua presença.

Ana Paula Silva e Fátima Medeiros disse...

Foi um prazer termos tido contacto pessoal com a escritora Yolanda Freitas, temos sempre a impressão que as pessoas famosas, tiveram e têm uma vida diferente da nossa, ao conhecê la pessoalmente e ao ler o pequeno texto que nos enviou, ficamos com a certeza que é uma pessoa muito acessível, humilde e não se sente superior a ninguém, isso foi visível no contacto pessoal com todos os formandos; a forma simples e descontraída como se expressou fez com que nos sentíssemos à vontade para poder colocar questões.
Uma mulher extraordinária e uma grande profissional. Desejamos que continue a ser feliz!

António Silva e Mª José disse...

A vinda da escritora Yolanda à biblioteca da ESOD foi uma mais-valia para o enriquecimento dos formandos a nível de leitura, assim como ao nível expressivo e até mesmo na dicção.
Desde já agradecemos a sua disponibilidade e ficamos gratos em nos dar a conhecer um pouco da sua vida pessoal e profissional.
Eu , António Silva, confesso que não esperava uma pessoa de tão fácil trato, admiro o facto de a Yolanda enveredar a sua vida pelo seu aspecto artístico, voltando as costas ao facilitismo e ao que podia, sem dúvida, dar “dinheiro”.
Eu, Mª José Ramos, fiquei fã da Yolanda pois ao ler o seu segredo especial e especialmente enviado para os formandos do curso EFA ficamos a conhecer um pouco mais sobre a escritora que tão bem transmite as suas emoções e sentimentos em tudo o que escreve. Apesar de tropeçar em alguns degraus na estrada da sua vida não se deixou abater, pois mostrou ser uma pessoa inteligente e que sabe o que quer.
Desejamos que continue a escrever e a pintar e desta forma incentivar mais pessoas como nos incentivou ao ponto de elaborarmos um conto, ao qual teve acesso no dia da sua vinda à ESOD.
Desde já os nossos agradecimentos

Adriana Vasconcelos e Paula Malheiro disse...

As formandas Adriana Vasconcelos e Paula Malheiro tiram a ilação do encontro com a escritora Yolanda Freitas como muito gratificante e acolhedora, visto ser uma pessoa terra a terra, sem rodeios, simpática e muito acessível a todas as nossas questões.Obrigada pelo tempo que nos disponibilizou.Parabens pelo ser humano maravilhoso que a senhora é.

Irene Arnaldo disse...

Ao professor Miguel Topa
Pelo tempo que tem dedicado à nossa turma de EFA e pela dedicação que teve para connosco, os nossos agradecimentos; também pela disponibilidade que teve ao trazer a escritora Yolanda Freitas, muito obrigada!

Ana Paula Silva, Elsa Ferreira e Fátima Medeiros disse...

Para Miguel Topa,
Um muito obrigado pelo tempo e dedicação que nos disponibilizou, foi um prazer conhecer a pessoa sensível e profissional que é!

Carmén Gomes e Mónica Soares disse...

Os nossos agradecimentos ao ilustrador Miguel Topa, pela sua colaboração no nosso trabalho. Sem o seu profissionalismo não teríamos conseguido.
Queremos também felicitá-lo pelos trabalhos fantásticos que tem realizado na ESOD, os nossos parabéns.
Bem-haja, muito obrigado

Arlinda Rodrigues e Mª josé Ramos disse...

Desde já o nosso agradecimento pela disponibilidade dispensada pelo professor Miguel Topa
na análise dos contos que elaboramos no curso EFA, pois foi uma mais-valia para a conclusão do mesmo, e mais uma vez muito obrigada pela iniciativa que nos proporcionou ao ter trazido a escritora Yolanda Freitas. Muito obrigada mais uma vez.

Adriana, Aurora, Paula M. e Sandra disse...

Surpresa, não nos esquecemos do prof. Miguel Topa... Estavamos a fazer as ilustrações das palavras de agradecimento para si! Admiramos os seus trabalhos. Continue assim um bom profissional. Bjs e abraços

Rosa e António disse...

Além da escritora Yolanda Freitas, esteve também presente o Professor Miguel Topa, ilustrador do conto "Boa Noite Bernardo" que com muita dedicação deu um toque especial ao conto. De referir que o Professor foi uma grande ajuda para nós formandos, aquando da ilustração dos contos por nós realizados, pelo que muito agradecemos. Pensamos que fazem uma grande equipa. Ficou prometido na sessão um novo livro, desta vez iniciado a partir da ilustração, o qual ficamos ansiosamente a aguardar.

Manuel António Fontes disse...

Para o Sr. Professor Miguel Topa, um agradecimento pelos conhecimentos que me transmitiu em relação à técnica de ilustrações, cores e tonalidades adequadas`para a " obra literária que fizemos"e, se está a tornar conhecida...

Carolina Pereira disse...

Para o Dr. Miguel Topa quero agradecer a sua simpatia, e a sua disponibilidade para connosco. Adorei a ilustração do livro"Boa noite Bernardo".Foi uma grande ajuda para o livro dos Formandos. Muito, muito obrigada.

Alice, Cristina e Natália disse...

Para o professor e ilustrador Miguel Topa, o nosso agradecimento por nos ter propocionado a maravilhosa experiência de ter conhecido a escritora Yolanda Freitas e ter tido a oportunidade de ler um dos seus livros.Foi uma agradável surpresa saber que o "Boa noite Bernardo" foi ilustrado por si e inspirado no seu filho. É incrível como uma pequena frase como cão-menina deu um conto tão fantástico!
Desde já os nossos agradecimentos
pela experiência.
As formandas do curso Efa

yolanda disse...

A todos os "meninos" e "meninas" deste grupo, o meu MUITO OBRIGADA, pelas palavras tão doces e ternas com que comentaram a minha visita. Fico feliz por saber que enriqueci a vossa formação, e desejo a todos muito sucesso nesse novo desafio profissional que se propoem.
Um grande abraço e mais dois beijos a cada um de vós, assim como aos professores e formadores que vos acompanham (sim priminho Miguel, um maior ainda para ti).

Grupo Central Editorial disse...

Parabéns pelo blog!