sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Apresentação do livro LONGO É O TEMPO, de Virgínia Monteiro

image

Maria Virgínia Monteiro, 2010
in Longo é o tempo, Porto, SngularPlural, 2010

No dia 4 de novembro, decorreu na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mais uma sessão de lançamento dum livro de Poesia - Longo é o Tempo, de Maria Virgínia Monteiro, titulo editado pela Singular Plural e  patrocinado  pelo Município de Gaia e  empresa Gaianima, E.E.M.
Nestes tempos pouco “poéticos”, devemos saudar quem saiba resistir, por esta arte literária, à opressão do peso dos … mercados! É sempre bom haver momentos poéticos novos, independentemente de conhecermos bem o seu autor, ou de aderirmos ao seu mundo da escrita. Com efeito, nesse dia, tivemos a sorte de termos visto a poetisa gaiense Virgínia Monteiro (que já veio várias vezes à nossa Escola) apresentar o seu novo livro de poemas Longo é o Tempo, na companhia da diretora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Cristina Margaride, que leu os primeiros parágrafos  da apresentação do Dr. Antonio Oliveira, doutor em Ciências da Literatura, intitulado VIRGÍNIA MONTEIRO, UMA ESTRELA OUTRORA ACENDIDA QUE SE PROCURA NOS SEUS ECOS.
Em vez de falar do seu trabalho lírico (por modéstia), a poetisa optou por ler um excerto de uma carta enviada em meados dos anos 50 à então jovem e já promissora romancista Agustina Bessa-Luís. Depois, houve a esperada sessão de leituras de seus poemas. Com gosto a ouvimos ler alguns deles --- de que destacamos casa triste tu que eras, onde ecoam sons de Rosalía de Castro.
No fim, alguns dos presentes – e é de salientar a presença de jovens, entre eles a jovem poetisa Helena Grilo, autora do livro de poesia recentemente publicado Adolescente Alienada – também leram expressivamente outros textos de Longo é o Tempo.                 

[texto da autoria do prof. Francisco Martins]

Virginia Monteiro

Virgínia Monteiro tem contribuído para a divulgação de património poético de VNG - a poetisa faz parte do 2º Júri no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia.

Foi um momento agradável no mundo da poesia

Veja aqui a notícia publicada pela Biblioteca Municipal de VNG.

Sem comentários: