domingo, 25 de março de 2012

Semana da ESOD --- 21 de março/2012, 21h

                                ~ ~ ~ Serão de Poesia ~ ~ ~

  image imageimage

recolha de imagens: profª Palmira Pereira
marcadores elaborados pela profª Andrelina Silva

painel comemorativo
pelo prof. Rafael Tormenta

painel poesia primavera árvore

Queridos leitores deste blogue! É com o maior prazer que aqui partilhamos os momentos maravilhosos desta noite memorável que contou com a participação de alunos dos 7º ao 12º anos, professores e encarregados de educação, no átrio do pavilhão A. Este espaço foi carinhosamente preparado e decorado para receber a comunidade educativa da ESOD, significativamente presente durante todo o serão. Alunos do curso CEF Empregado de mesa do 2B serviram café, com a colaboração das profªs Carla Araújo e Patrícia Silva. Ofereceram-se docinhos poéticos e marcadores de livros.
Primorosamente anunciados pelos apresentadores – Carole Campos, Cláudia Monteiro e Tiago Aires, alunos do 9º ano – os intervenientes disseram poemas de autores portugueses, como Florbela Espanca, Matilde Rosa Araújo, António Gedeão, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Miguel Barbosa, Miguel Torga, Mário Cesariny, assim como de poetas que se distinguiram no Concurso de Poesia/Interescolas de Gaia/Nascente. Duas alunas do Clube de Teatro da ESOD participaram também neste serão –Filipa com a leitura expressiva de um poema de Virgínia Monteiro, poetisa gaiense, e Benilde que disse um poema que Jonas Savimbi, seu tio-avô, lhe ensinara.

Num outro momento, foi a vez da poesia em castelhano de autores como David Hernandez, Garcia Lorca, Pablo Neruda. A poesia francesa também esteve presente com um poema de Jacques Prévert.
Quanto a poetas em língua inglesa, disse-se poesia de George Krokos, Langston Hughes, Spike Milligan, Walt Whitman, Robert Frost, entre outros.
Os presentes deliciaram-se igualmente com os acordes da guitarra, órgão, violino, em excertos musicais apresentados por alunos dos 9º e 12º anos, bem como com performances de dança pelo par Vânia e Marcos.
A celebração do Dia da Árvore e o início da Primavera ficaram assinalados com a leitura expressiva de poemas alusivos ditos por alunas e profª Adelina Alves, do Clube de Ciências e do Ambiente. Desta comemoração destacamos o diaporama apresentado neste serão, com o trabalho  de recolha de ilustrações para o livro A vida secreta e amorosa da flor, de Miguel Barbosa, elaborado no clube mencionado.

De entre os presentes, a diseuse Alzira Santos aceitou o convite e a todos maravilhou com poemas por si ditos. A todos igualmente sensibilizou a forma peculiar como o prof. Castro Alves disse a sua adaptação de poemas a partir de Cântico Negro, de José Régio e de poemas de Álvaro de Campos.
Durante este evento, a coordenadora do Departamento de Línguas, profª Hermengarda Santos, procedeu à entrega dos prémios dos concursos de Cartaz e de Vídeo do Dia Europeu das Línguas e do Desfile de Personalidades. O diretor da ESOD, prof. Adalmiro Fonseca, entregou lembranças de Mérito Escolar a alunos do 3º ciclo e do secundário.

 

 
excerto musical: Raiz, Carlos Paredes

A equipa da BE-ESOD e o Departamento de Línguas aqui expressam agradecimentos a todos. Ao prof. Abílio Silva pelo apoio na área multimédia  e a todos os colegas pela dedicação com que prepararam os alunos para os dois ensaios gerais – sob a orientação do prof. Rafael Tormenta - bem como o seu contributo na preparação deste evento.

 
Serão de Poesia ~ ~ ~ ~ ~ 21 de março 2012, 21h

fotos gentilmente cedidas pela profª Gilda Krizan,
tratamento de imagem pelo prof. Rui Ramos
 

Estão de parabéns todos os que, empenhadamente, contribuíram para que este evento tivesse deliciado todos os presentes nos momentos poéticos de um serão maravilhoso

Sem comentários: