domingo, 3 de junho de 2012

Cerimónia Pública de Entrega de Prémios

Na 2ª edição do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2012, os 20 concorrentes premiados, bem como elementos das escolas participantes e respetivos professores bibliotecários deslocaram‑se à Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, no dia 30 de Maio, pelas 14h30, para participarem na Cerimónia Pública de Entrega de Prémios.
Esta Cerimónia contou com a presença das poetisas Virgínia Monteiro e Odete Boaventura, 2º Júri deste concurso, da Biblioteca Municipal de Gaia, na pessoa da sua Diretora, Drª Cristina Margaride, responsável pelo acolhimento dos participantes e respetivos prémios. Contou igualmente com um elemento da escola organizadora - sec/3 de Oliveira do Douro -, professora bibliotecária Isabel Seca e com a presença da coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares, Drª Mª João Castro. entrega de prémiosHouve a participação de 11 dos 23 agrupamentos/escolas do concelho de Vila Nova de Gaia: Álvaro Anes de Cernache (Vilar de Andorinho), Dr. Costa Matos (sede -Teixeira Lopes), D. Pedro I (Canidelo), Madalena, Olival, Oliveira do Douro (Gervide), e as escolas secundárias/3º ciclo: Almeida Garrett, António Sérgio, Carvalhos, Diogo de Macedo (Olival) e Oliveira do Douro.
Na Publicação Eletrónica da Antologia Digital, disponível neste blogue, está inserida uma breve memória do longo percurso desta atividade, que já remonta a 1999, inicialmente para as comunidades educativas de Gaia Nascente.
 


A entrega de prémios efetuou-se com a leitura expressiva dos poemas premiados, na sua maioria pelos próprios autores.

IMG_4776



poetisa Helena Rocha

Durante a Cerimónia esteve à venda um livro da autoria de uma das premiadas, Mª Helena da Rocha Ferreira, formanda EFA da escola sec/3 dos Carvalhos. A sua edição é da responsabilidade da APPACDM, revertendo o produto da venda deste livro a favor desta instituição.


No final da Cerimónia, a Diretora da Biblioteca Municipal proferiu algumas considerações acerca da importância deste Concurso de Poesia que tem perdurado, manifestando o seu agrado ao ouvir declamar belos textos de poesia. Lembrou o Estendal Poético que decorreu no dia Mundial da Poesia, a 21 de março, com a divulgação dos poemas premiados no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia, na edição do ano transato.
Por último, deixamos aqui o registo dos nossos agradecimentos aos professores de Português e a todos os professores que incentivaram a participação e partilha dos poemas a concurso, aos professores bibliotecários, pela recolha dos poemas, num trabalho concelhio colaborativo, às poetisas Virgínia Monteiro e Odete Boaventura, que tanto têm ajudado na divulgação de património poético emergente, à Biblioteca Municipal, na pessoa da Drª Cristina, por toda a disponibilidade e preciosa colaboração.

Felicitamos todos os participantes,
premiados e não premiados.
Muitos parabéns a todos!

Nota: as fotos foram gentilmente partilhadas pela BMVNG, a profª bibliotecária Rosário Meireles e o escritor Luís Novo.

Sem comentários: