tema aglutinador escolhido pela
International Association of School Librarianship - IASL
--- Bibliotecas escolares:
uma chave para o passado, presente e futuro ---
in I Love Books, [15/10/2012]
Tradução: “Que coisa surpreendente é um livro. É um objeto plano, feito a partir de uma árvore, com partes flexíveis nas quais se imprimem muitos rabiscos escuros e engraçados. Mas basta um olhar e já estamos na mente de outra pessoa, talvez alguém já falecido há muitos anos. Atravessando milénios, um autor fala, clara e silenciosamente dentro da tua cabeça, diretamente para ti.”
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar.
A BE-ESOD celebra esta efeméride com um conjunto de atividades:
.Exposição de marcadores elaborados pelos alunos dos 7º, 8º e 9º anos, em EV, com sugestões de títulos de livros indicados pelos alunos dos 7º e 10º anos, na receção aos alunos, a 14/set
.visitas guiadas/formação do utilizador, out/nov, 7º e 10º anos
.Sugestões de trabalhos comemorativos - escolha uma atividade de entre as várias sugestões que se seguem, inspire-se nos materiais propostos e escreva uma frase comemorativa de
“Bibliotecas Escolares: uma chave para o passado, presente e futuro”
3ºCiclo –
- Imagem alusiva a esta comemoração
in KINDERBOOKSWITHEVERYTHING, [15/10/2012]
- Várias imagens alusivas aos livros/bibliotecas, inseridas no post da pág. do facebook I Love Books.
- Vídeo alusivo a uma biblioteca escolar no futuro Library of the future - o que mais impressiona.
- Definição de livro eletrónico e imagens alusivas (francês)
- Mundo maravilhoso dos livros/bibliotecas, no vídeo
Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Lessmore. Destaque – do 4º ao 12º minuto.
Secundário
- Várias imagens alusivas aos livros/bibliotecas, inseridas no post da pág. do facebook I Love Books.
- Postagens do professor bibliotecário Carlos Pinheiro
em Ler Ebooks: a leitura em ecrã - Destaques: - Quem tem um e-reader lê mais; Jeff Bezo e o futuro dos livros (entrevista à BBC); Dispositivos móveis e leitura de notícias (análise comparativa); Nasce em Espanha o laboratório de ideias sobre o livro (em espanhol - desafios que o setor do livro vai enfrentar em Espanha nos próximo três anos, perante a mudança digital); Edição digital aumentou 43% em Espanha - Artigo publicado pelo Expresso – “O livro em papel vai desaparecer?”
Atividade Final – ambos os ciclos:
Visione o vídeo “Ler devia ser proibido” e dê a sua opinião sobre o contributo das bibliotecas escolares no desenvolvimento das múltiplas literacias / competências leitoras e formação pessoal.
in “I Love Books”, [15/10/2012] |
recolhas: profªs Isabel Seca e Palmira Pereira
Painel comemorativo – pelo prof Rafael Tormenta