quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sensibilização à poesia, pela poetisa Fátima Veloso

 

Para Além do Azul

Excerto
Deus, Universo, Sonho, Fantasia e Saudade são temas recorrentes, fontes inesgotáveis para a sua criatividade, para o seu prazer da escrita, para a avidez das suas aspirações, para a sua paz espiritual, para a sua sede de Infinito, para a busca incessante do seu… AZUL! in prefácio de Conceição Lima

O livro está à venda, na BE-ESOD, por 7.50€

No sentido de sensibilizar os alunos do 10º ano para a Poesia, a BE-ESOD recebeu a poetisa Fátima Veloso, no Auditório da escola, dia 26 de fevereiro, pelas 10h50 e às 12h30.

 

 

Three Yellow Tulip Blooms

Plumeria alba, Frangipani or West Indian Jasmine

         Sonhos a dois

De mãos dadas
e pés descalços
galgamos sebes
sonhos e colinas
e nos campos
colhemos tulipas
e boninas

Contemplamos o Mar
polvilhado de ouro e AZUL
com estilhaços de luz estridente
que nos cegava o olhar…

… e corremos rumo ao horizonte
onde moram o Sonho e a Poesia
Depois adormecemos juntos
… lá no cimo daquele monte…

… e tudo o mais que sonhamos
foi pura Fantasia.
               Fátima Veloso, in Para Além do Azul

  poetisa Fátima Veloso prefª Conceição Lima

Ambas as sessões tiveram a preciosa colaboração da prefaciadora, Conceição Lima, apreciadora de poesia.

Inicialmente foi apresentado um trailer da obra “Para Além do Azul”. As temáticas abordadas oscilam entre a solidão, a saudade, o sentido de perda e de partida, a exaltação dos sentidos, Deus, a Natureza, o cosmos no seu esplendor, a sede do infinito e, sobretudo, a elevação do Amor.

Tanto a poetisa como a prefaciadora encenaram vários poemas da obra, tendo como pano de fundo som e imagem: “Há debaixo deste azul”, “Mãe Poesia”, “Este meu país de marinheiros”, “Num livro…”, “Dir-te-ei Palavras de Coragem”, “Desencontros”, entre outros.

Alguns alunos das várias turmas presentes leram expressivamente alguns poemas da autora, previamente selecionados e analisados, sob orientação dos professores Gisela Couto, Lourdes Silva e Castro Alves.


 
vídeo criado por Marco Barbosa, no âmbito da sua Formação em Contexto de Trabalho


A prefaciadora, autora do programa da rádio Vizela “Hora da Poesia” (frequência 97.2 – quarta-feira, das 21h às 22h), deixou o convite aos alunos para que enviem poemas seus, a serem aí divulgados.

Ambas as sessões foram do pleno agrado de alunos e professores

Os nossos agradecimentos à Poetisa Fátima Veloso
e à Prefaciadora Conceição Lima

comentários alunos

Maria de Fátima Borges Veloso nasceu na Póvoa de Varzim a 18 de novembro de 1961. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Franceses e Ingleses. É professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico, no segundo ciclo, desde 1986. Trabalha na Escola E.B. 2, 3 Cego do Maio onde é também responsável pelas atividades dinamizadas pelo Clube de Teatro, há doze anos.

A paixão pelo ensino da língua materna fez despertar desde o início da sua carreira outra grande paixão: a paixão pela Escrita. Com os alunos, dinamizou projetos de escrita colaborativa, resultando desse processo, a publicação a nível de escola, de três pequenas obras: ‘’Mar, Sempre Mar’’; ‘’Num País Chamado «Beiriz» e ‘’Lengalengas, Petas, Letras & Outras Tretas’’. Esta última levada à cena, na rua - no Passeio Alegre, na cidade da Póvoa de Varzim, no Carnaval de 2010.

No Clube de Teatro que coordena, os alunos dão vida aos textos de autores portugueses, ora adaptando-os, ora reproduzindo-os, ora misturando-os com textos de outros autores e outras artes (canto, dança, circo, música …, sendo a Poesia a arte favorita), ora criando os seus próprios textos. Também organizam tertúlias com temáticas relacionadas com o Teatro e a Poesia, tendo como convidados poetas e atores amadores e/ou profissionais, locais.

A autora definiria Teatro como o momento em que as palavras sobem ao Palco e Poesia como o momento em que as palavras se desprendem do seu vazio interior para ganharem formas, sentidos, sons…

É membro do Varazim Teatro, onde fez algumas formações e do Grupo de Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa com o qual participa em encontros onde diz Poesia.

amavelmente disponibilizado pela autora