domingo, 13 de outubro de 2013

Prémio Nobel da Literatura 2013 – Alice Munro

 









 

 

Imagem: |online

Prémio Nobel da Literatura de 2013 para Alice Munro, mestre na escrita de contos e, por isso mesmo, considerada a "Tchekov canadiana". Tem seis livros publicados em Portugal, na Editora Relógio d'Água. (ver bio/bibliografia)
|via RBE|

José Miguel Silva, poeta de Oliveira do Douro, tradutor de obras de Alice Munro, afirmou que o Nobel da Literatura "consegue criar personagens muito realistas e fortes, memoráveis, com uma técnica narrativa extraordinária". Segundo o poeta, em poucas páginas, ou até num pormenor descritivo, faz um retrato robot da personagem.
Alice Munro "não é uma escritora de grandes personagens e de grandes frases", disse o tradutor. "Não usa um léxico demasiado rico, mas as suas personagens têm uma grande densidade".
José Miguel Silva salientou, entre os títulos existentes no mercado português, "A vista de Castle Rock", que "é uma ficção sobre os seus antepassados, mas com uma base em factos reais", e ainda "O amor de uma boa mulher" e "O progresso do amor".

in notícia [adaptada]: |online

 

José Miguel Silva, 44 anos, além de tradutor é poeta, autor dos livros "O Sino de Areia" (1999), "Ulisses Já Não Mora aqui" (2002), "Vista Para um Pátio seguido de Desordem" (2003) – apresentado pelo Clube de Teatro e de Arte de Bem Dizer da ESOD em 2005 -, "24 de Março" (2004) e "Movimentos no Escuro" (2005). O autor colabora em várias revistas.

 

15102013

pelo prof. Rafael Tormenta

8 comentários:

Anónimo disse...

Esta atividade foi muito interessante, pertinente e educativa. O vídeo demonstra perfeitamente a importância de ler.

Ana Rita Pereira e Carla Reisinho 10ºA

Anónimo disse...

A leitura é importante para a humanidade porque, sem a leitura, as pessoas não sabem como lidar no dia a dia umas com as outras .

Anónimo disse...

A leitura, para mim, é uma maneira de nos enchermos de conhecimentos e de aumentarmos a nossa cultura geral.
Para mim, a leitura fascina-me na parte romântica, pois sou uma pessoa sentimental e ao ler livros deste género sinto-me como se vivesse o que estou a ler. Cada palavra, cada frase, cada detalhe transportam-me para outro mundo, um mundo só meu. Crio uma ligação com o autor e muitas das vezes com a personagem.
Somente os romances despertam em mim interesse.

Anónimo disse...

ler é importante.

Diogo Teixeira disse...

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer o nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro. No entanto, isso acontece por falta de hábito, pois, se a leitura fosse um hábito, as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária.

Catarina Azevedo, 10ºE disse...

A leitura é muito importante para adquirirmos mais conhecimentos e cultura, o que nos ajuda a ter mais capacidade de diálogo e nos prepara para viver melhor em sociedade. Ao ler, conhecemos mais o mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que a leitura nos leva à reflexão. Com a leitura também se aprende a ortografia, ficamos mais criativos e melhoramos as atividades na escola, porque ler é muito bom.

Leandro lima Nº15/10E disse...

Biblioteca Escolar: uma porta para a vida e é o nosso futuro
A leitura requere muitos conhecimentos para nós e dos que nos rodeiam!

Diogo Pinto 10ºE disse...

A leitura é muito importante para a vida do homem porque nos ensina muita coisa e nos ensina a ver a vida de uma maneira diferente. É importante também para adquirirmos conhecimentos, cultura, para evoluirmos as nossa capacidade de diálogo e prepara-nos melhor para viver em sociedade.