domingo, 13 de outubro de 2013

Prémio Nobel da Literatura 2013 – Alice Munro

 









 

 

Imagem: |online

Prémio Nobel da Literatura de 2013 para Alice Munro, mestre na escrita de contos e, por isso mesmo, considerada a "Tchekov canadiana". Tem seis livros publicados em Portugal, na Editora Relógio d'Água. (ver bio/bibliografia)
|via RBE|

José Miguel Silva, poeta de Oliveira do Douro, tradutor de obras de Alice Munro, afirmou que o Nobel da Literatura "consegue criar personagens muito realistas e fortes, memoráveis, com uma técnica narrativa extraordinária". Segundo o poeta, em poucas páginas, ou até num pormenor descritivo, faz um retrato robot da personagem.
Alice Munro "não é uma escritora de grandes personagens e de grandes frases", disse o tradutor. "Não usa um léxico demasiado rico, mas as suas personagens têm uma grande densidade".
José Miguel Silva salientou, entre os títulos existentes no mercado português, "A vista de Castle Rock", que "é uma ficção sobre os seus antepassados, mas com uma base em factos reais", e ainda "O amor de uma boa mulher" e "O progresso do amor".

in notícia [adaptada]: |online

 

José Miguel Silva, 44 anos, além de tradutor é poeta, autor dos livros "O Sino de Areia" (1999), "Ulisses Já Não Mora aqui" (2002), "Vista Para um Pátio seguido de Desordem" (2003) – apresentado pelo Clube de Teatro e de Arte de Bem Dizer da ESOD em 2005 -, "24 de Março" (2004) e "Movimentos no Escuro" (2005). O autor colabora em várias revistas.

 

15102013

pelo prof. Rafael Tormenta