segunda-feira, 19 de maio de 2014

Encontro, via Skype, entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e alunos dos 7º, 8º e 10º anos

No dia 14 de maio, pelas 10h10, decorreu, no Auditório da ESGN, o 4º Encontro, via Skype, entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e alunos dos 7º, 8º e 10º anos da ESGN.

Encontro skype 14maio2014

A partir da leitura/ reflexão das obras A Cruz Vazia, A Lua de Joana e Cartas da Beatriz, feita nas aulas de EC e de Português e no ateliê Ler Sem Medo, os alunos presentes nas sessões foram colocando questões à escritora.

  IMG_0856

14052014(004)

 

14052014(005)

14052014(009)

 

14052014(011)

14052014(017)

 

14052014(021)

14052014(024)

 

14052014(028)

Estes encontros têm sido sempre do agrado de todos, pela simpatia, pelos valores humanistas, pelo ambiente de à-vontade, propício ao diálogo, à reflexão em torno de temas como o bullying, toxicodependência, a fé.
O tema da fé foi referido de um modo cativante, aludindo a escritora à simbologia da cruz de Cristo, representando o Amor, a entrega por Amor.  A melhor forma de ensinar é dar o exemplo, Cristo quis ensinar-nos a não ter desejo de vingança, a amar incondicionalmente, dando a Sua vida pelos amigos e até pelos inimigos. Mª Teresa mencionou os muitos jovens que, na atualidade, conhecem Jesus como homem e como entidade, acreditam, confiam em Deus. Acrescentou que Deus se deixa encontrar por todos os que O procuram.

A escritora aludiu o rosto humano como a paisagem, por excelência, que mais a inspira. Igualmente as árvores, os cães, a água nos rios, no mar. O tema de eleição, o Amor. Sente alegria no trabalho que faz, escrevendo como missão, sente que nasceu para escrever. Começou a escrever aos 9 anos, oferecendo histórias e poemas por si criados. Tem cerca de 165 livros publicados.
Atualmente está a escrever livros de uma coleção intitulada “Histórias Naturais”, um livro para adultos, “Quero dizer-te obrigado”, e, também, um livro da coleção “O espírito da quinta”. Durante o corrente mês, será publicado o seu livro “Os irmãos de Matilde”.
Mª Teresa Maia Gonzalez gosta muito de ler, lê muito, de tudo, todos os dias. Banda Desenhada, poesia, tudo. Para si, a leitura é um alimento para a alma. Chamou a atenção para a importância de ler muito, visto que a leitura estrutura o pensamento e, posteriormente, ajuda a falar e a escrever com mais clareza e facilidade.
Escreveu “Cartas da Beatriz” a partir de vários testemunhos de bullying. Nunca foi vítima de bullying. Enquanto adolescente aprendeu judo. Confiou sempre em si própria.
Quanto ao livro “A Lua de Joana”, escreveu-o para falar sobre os caminhos que levam à autodestruição. Realçou a importância de estarmos atentos ao que sentimos, aos que nos rodeiam, para que consigamos ajudar-nos uns aos outros, antes de procurarmos caminhos de retorno difícil. Depois de escrever este livro, sentiu-se aliviada, depois de tanto sofrimento. Desde que uma única pessoa se sinta ajudada com o livro, a escritora sente que já valeu a pena a escrita desta obra.

Além de escrever, também gosta de pintar. A pintura é a sua segunda atividade.
Terminou este 4º Encontro aconselhando os jovens escritores a escreverem e a lerem muito. Agradeceu a presença de todos, desejando-lhes muita Paz e felicidades.

O nosso Bem Haja a Maria Teresa Maia Gonzalez
pela sua disponibilidade, amabilidade
pela sua partilha de lições de vida

Da parceria com a BE
igualmente agradecemos à profª responsável pelo
ateliê Ler Sem Medo, Amélia Poças
aos professores/DT de EC
7º ano - Ana Bela Duarte, Amélia Poças,
8º ano - Anabela Silva, Dulce Farinha, Anabela Henriques
bem como aos professores de Português
Ana Ramos, Eugénia Teixeira, Lourdes Silva e Castro Alves
e à professora Manuela Magalhães
pelo acompanhamento dos alunos presentes

 
"Cartas da Beatriz"
textos produzidos no ateliê LSM

 

 

Sem comentários: