segunda-feira, 14 de julho de 2014

Ler … viajar … navegar … SONHAR

  22032013(003)
fotos I.S.


25072013

Sugestões de leituras:

Títulos na BE-ESGN

O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams

Quem gosta de humor pode divertir-se nas férias com O Guia do Mochileiro das Galáxias! O livro conta a história de Arthur Dent, que é salvo da destruição do planeta Terra pelo seu amigo Ford Prefect, que na verdade é um alienígena. Inicia-se então uma viagem intergalática, guiada pelo Guia do Mochileiro das Galáxias, um guia eletrónico que contém informações sobre os planetas e seres do universo. O livro é cheio de situações hilariantes e inesperadas, carregadas de ironia. Cuidado: caso leia o primeiro livro, provavelmente não vai parar até ler todos os 5 da série!


image

O Hobbit, J.R.R. Tolkien


image

Se viajar para outro tempo e outro mundo é o que quer nas férias, então recomendamos O Hobbit. O livro escrito por Tolkien narra a história de Bilbo, que é convocado por um mago em sua tranquila casa para uma missão repleta de aventuras com 13 anões. No mundo de O Hobbit, chamado de Terra Média, tudo pode acontecer, então não se surpreenda! Vai encontrar águias gigantes, homens que se transformam em urso, aranhas gigantes e elfos! Se curte fantasia, então mergulhe de cabeça em O Hobbit nas férias!

A Metamorfose, Franz Kafka


image

Imagine se um dia nas férias acorda e percebe que, no meio da noite, se transformou numa enorme barata! É isso que acontece com Gregor Samsa no livro A Metamorfose, de Franz Kafka. Sem maiores explicações, Gregor simplesmente acorda como uma barata e um drama começa na sua vida. O livro pode ser lido rapidamente, já que é curto e a maioria das versões não passam de 110 páginas. Quer saber o que acontece com Gregor? Quer saber como reage a família do rapaz? Então mergulhe no livro A Metamorfose!

Eu, Robô, Isaac Asimov

Se gosta de ficção científica, indicamos para ler nas férias o livro Eu, Robô de Isaac Asimov. O livro reúne diversos contos escritos pelo autor russo que se passam num futuro distante, onde robôs e homens convivem. A primeira história conta a invenção do primeiro robô a conviver com humanos. A evolução dos robôs segue ao longo dos contos e na última história, percebemos com os papéis se inverteram e são os robôs que mandam nos humanos. Apesar de ser ficção científica, não se assuste! A linguagem é simples e nada de termos técnicos de ciência!



image

O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder



image

Se gosta de filosofia ou quer aprender um pouco mais sobre o assunto, nas férias devore o livro O Mundo de Sofia! Sofia Amundsen é uma garota que vive na Noruega e, subitamente, começa a receber bilhetes anónimos que ensinam sobre a história da filosofia e sobre muitos filósofos e suas ideias. O livro é um pouco grande, mas a linguagem é muito simples e as ideias filosóficas são explicadas de maneira fácil. Se é novato na filosofia ou quer relembrar um pouco do assunto, O Mundo de Sofia é o livro para as suas férias!

O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna

Se não gosta muito de literatura, mas é fã de teatro, também temos uma indicação de leitura para as suas férias! Adaptado com sucesso para o cinema, O Auto da Compadecida é perfeito para qualquer leitor. O livro é pequeno, de fácil leitura e, ainda por cima, é hilariante! O Auto da Compadecida passa-se no nordeste brasileiro e conta a história dos amigos Chico e João Grilo que se metem em muitas confusões para tirar proveito dos moradores da cidade e garantirem o pão de cada dia, uma raridade no sertão nordestino.



image

V de Vingança, Alan Moore e David Lloyd



image

Se quer alguma coisa diferente nas suas férias, mas não curte muito os livros, então tente as histórias aos quadrinhos. Se se interessou e não sabe por onde começar, recomendamos que leia nas férias V de Vingança. Filmado recentemente, o protagonista tornou-se um herói para os insatisfeitos com o governo. Se já viu o filme, mesmo assim não desista da Banda Desenhada, que é muito melhor e mais profunda do que a filmagem. V de Vingança passa‑se no futuro, depois de uma guerra que assolou o mundo. Na Inglaterra, instalou-se uma ditadura, com um líder linha dura que impões leis e regras abusivas para a população. É aí que surge o protagonista V que, insatisfeito, resolve causar a destruição do governo e chamar o povo às ruas para ajudá-lo. Uma verdadeira obra de arte, tenha a certeza de que não se arrependerá se ler a história nas suas férias!

Querido John, Nicholas Sparks

Se o que quer nestas férias é um ótimo romance ou um bom drama, então mergulhe em Querido John! O livro conta a história de John Tyree, um rapaz rebelde que resolve entrar para o exército quando termina o ensino médio. Numa licença dos serviços militares conhece Savannah Lynn Curtis. Os dois apaixonam-se e Savannah promete esperar que o serviço de John termine para que fiquem juntos de vez. Mas os atentados de 11 de setembro pegam o casal de surpresa, fazendo com que John tenha que escolher entre o seu amor pelo país ou o seu amor por Savannah. Quer saber se John e Savannah ficarão juntos e como o rapaz vai lidar com a escolha? Boa leitura de Querido John nestas férias!




image

O Alquimista, Paulo Coelho





image

Se assuntos esotéricos são o seu interesse, então leia O Alquimista de Paulo Coelho, sucesso mundial do autor brasileiro. Até 2008, o livro havia sido traduzido para mais de 65 línguas e vendido mais de 30 milhões de cópias no mundo inteiro. A história é a do jovem pastor Santiago, que tem repetidos sonhos sobre um tesouro oculto guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a ir buscar o tesouro, Santiago depara-se com os grandes mistérios da humanidade na sua viagem: o amor, os sinais de Deus e os sonhos que cada um de nós precisa para seguir na vida. O jovem pastor conhece na viagem um misterioso personagem, um Alquimista, que irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo e receber as pistas necessárias para chegar até ao tesouro dos sonhos.

A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson

Cansado daqueles chatos clássicos da literatura que lia na escola? Não se desanime, nem todos os clássicos são ruins. Se você quer ler um clássico muito bom nessas férias, então recomendamos A Ilha do Tesouro! Jim Hawkins é um garoto que vive com os pais numa pequena pensão, numa cidade do litoral da Inglaterra. O garoto conhece um velho lobo do mar chamado Billy Bones, que fica por um tempo hospedado na pequena pensão. Depois de se envolver em muitas aventuras com Bones, o garoto vê-se num navio indo em busca de um tesouro há muito tempo enterrado numa ilha, daí para a frente é pura aventura. Se gosta de piratas, pernas de pau, tesouros e ilhas, esse é o livro para si!



image

Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle




image

Para estas férias, Sherlock Holmes é o livro para quem gosta do gênero policial/investigativo. Sherlock trabalha como detetive particular em Londres, no fim do século XIX. Junto com o seu fiel amigo, Dr. Watson, investiga os crimes mais incomuns, estranhos e curiosos possíveis e nem sempre por dinheiro, às vezes somente pelo prazer de desvendar os casos. Quem quer ler sobre o detetive nessas férias pode optar pelo romance Um Estudo em Vermelho ou pelo livro de contos As Aventuras de Sherlock Holmes, ambos são mistério garantido! Se prefere suspense ao invés de investigativo, embarque na leitura de Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe, são contos de mistério com toques de terror!

O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Mas se o que quer nestas férias é surpreender-se nas páginas de um livro, então leia O Pequeno Príncipe! Muitos pensam que o livro é para crianças, mas pelo contrário, é um livro sobre crianças e para todas as idades! O Pequeno Príncipe traz de volta todos os mistérios e encantamentos que somos obrigados a deixar na infância. Durante a leitura, de repente, vai perceber o retorno dos sonhos, as lembranças dos questionamentos inocentes e infantis, e a idiotice e futilidade das ações dos adultos... O livro é incrível e faz-nos perceber o quanto perdemos e deixamos pra trás nessa nossa ansiedade de crescer que o mundo nos obriga. Prepare-se, a sua visão pode nunca mais ser a mesma depois da leitura de O Pequeno Príncipe!




image

Capitães de Areia, Jorge Amado


image

Capitães de Areia foi publicado em 1937 e queimado em praça pública por autoridades da ditadura. O livro conta a história de um grupo de menores abandonados que vivem num armazém quebrado nas ruas de Salvador. O grupo de garotos se autodenomina Capitães de Areia e vivem roubando e arquitetando planos para sobreviver ou por pura diversão. Com maestria, Jorge Amado descreve como era a vida dos meninos e como as suas habilidades os levaram a ter, ou não, um futuro.

The Outsiders - Vidas Sem Rumo, Susan E. Hinton

Se gosta de histórias de jovens ou adolescentes, provavelmente vai adorar ler The Outsiders - Vidas Sem Rumo nestas férias. O livro é curto e é um prato cheio de emoções. A história passa-se num subúrbio nos Estados Unidos, onde os conflitos entre pobres (greasers) e ricos (socs) são constantes. No meio desses conflitos está o garoto Ponyboy Curtis, que, junto com os irmãos mais velhos, faz parte de um grupo de amigos greasers, uma espécie de gangue. Quando Ponyboy briga com o seu irmão e um acidente acontece, a vida dos rapazes mais pobres nunca mais será a mesma. Quer saber o que acontece? Leia The Outsiders!



image

Leia mais: http://www.mensagenscomamor.com/livros/livros_ler_ferias.htm#ixzz370sGJkp8, [8/07/2014] (adaptado)

~ ~ ~

Sugestões de Hemingway

Lista de catorze livros e duas histórias curtas que, segundo Hemingway, todo o jovem escritor deveria ler:

image

The Blue Hotel, Stephen Crane
The Open Boat, Stephen Crane
Madame Bovary, Gustave Flaubert
Dublinenses, James Joyce
O vermelho e o negro, Stendhal
Servidão Humana, Somerset Maugham
Ana Karenina, Leo Tolstoy
Guerra e paz, Leo Tolstoy
Buddenbrooks, Thomas Mann
Hail and Farewell, George Moore

Os irmãos Karamazov, Fyodor Dostoyevsky
The Oxford Book of English Verse
A cela enorme, E.E. Cummings
O morro dos ventos uivantes, Emily Bronte
Far Away and Long Ago, W.H. Hudson
The American, Henry James

 

Títulos na BE-ESGN

 

        Adaptado e traduzido do site Cultura Colectiva, in Homo Literatus, {9/07/14]

~  BOAS  ~  LEITURAS  ~

Sem comentários: