---------------- PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA/ 1999 ---------------
Nobel da Literatura em 1999, morreu esta segunda-feira na cidade de Lübeck, na Alemanha. Tinha 87 anos. Era considerado o porta-voz de uma geração de alemães, que quebrou o silêncio e rompeu tabus.
Considerado o porta-voz de uma geração de alemães, Günter Grass foi um acérrimo defensor da esquerda política, tendo-se manifestado por exemplo contra as intervenções militares no Iraque. Mais recentemente, o escritor chegou a escrever um poema de apoio à Grécia na sequência da crise do euro em que a Europa mergulhou, onde lembrava em 12 estrofes de apenas dois versos, que foi a Grécia que “concebeu” a Europa e onde tecia críticas a Angela Merkel por considerar a austeridade a única via possível.
(…)
Em novembro de 2013 deu uma entrevista onde reflete sobre a sua vida, o trabalho literário e o envolvimento na política. “Percebi que era através da linguagem que me iria conseguir definir como alemão”, disse. São pouco mais de 30 minutos de entrevista, transmitidos pelo Louisiana Channel - https://youtu.be/qV1HDE5DqM0
ler+
|via OBSERVADOR.PT|