sábado, 1 de agosto de 2015

…~…~ … ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ leituras ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ …~…~…

……..……… 10 canções baseadas em obras literárias ………………
-------------------------------------------- ver aqui -------------------------------------------

 

Sugestões de leituras (Títulos na BE-ESGN)

A Alquimia do Amor, Nicholas Sparks


image

Tendo conhecido um enorme sucesso desde o seu primeiro romance publicado, Nicholas Sparks é hoje um já longo caso de prestígio e aceitação pública. Originário do Nebraska, vive atualmente em New Bern, na Carolina do Norte. Ele próprio admite que viver num lugar onde as pessoas ainda têm "tempo", influencia grandemente a escolha dos seus temas. Um desses temas colheu-o no prolongado namoro dos seus avós, uma união que durou quase sete décadas. Foi sem dúvida uma das experiências de vida que mais o impressionou, e que ele já nos transmitiu noutro assinalável êxito, "O Diário da Nossa Paixão", um livro comovente. Mas o tema do amor comprometido, generoso e tolerante, que leva as pessoas a darem o melhor de si próprias e que supera o desgaste do tempo, não deixou de fasciná-lo e deu origem a este livro que tem por base o que poderíamos considerar uma variante do mesmo tipo de relação entre um homem e uma mulher. Um casal cujos filhos já deixaram a casa paterna... Só que talvez o leitor comece por ter uma surpresa, ou várias surpresas, porque os fios que tecem este casamento não se deixam facilmente adivinhar.

O Ceptro de Fogo - O Portal dos Sonhos, Catarina Araújo

Estreia da jovem portuguesa Catarina Araújo nas lides da escrita conduz-nos até ao mundo fantástico de Fariel Quimera, uma menina fada que vive no Orfanato da Academia de Fadas e Feitiçaria da Clareira Verde, situado na Colina das Orelhas, na Ilha de Nolava. Prestes a frequentar o primeiro ano nesta Academia, Fariel terá de se defrontar contra as forças do mal que andam atrás dela em busca de um objecto poderoso que não pode cair em mãos erradas. Nesta sua demanda Fariel poderá contar com a ajuda de Tor, Luís e Brígida, os seus melhores amigos, bem como do Sr. Pestana e de Cometa. Este é o primeiro volume da série O Portal dos Sonhos que não dispensa os ingredientes clássicos da literatura fantástica desde anões, elfos, feiticeiros e outras criaturas fantásticas.

image

Goa ou O Guardião da Aurora, Richard Zimmler


image

Na colónia portuguesa de Goa, no final do séc. XVI, a Inquisição fazia enormes progressos na sua missão de impedir todos os 'bruxos' - quer fossem nativos hindus, quer imigrantes judeus - de praticarem as suas crenças tradicionais. Os que se recusavam a denunciar outros ou a renunciar à sua fé eram estrangulados por carrascos ou queimados em autos-de-fé. Ao viver nos limites do território colonial, a família Zarco consegue manter firmes as suas raízes luso-judaicas. Tiago e a irmã, Sofia, gozam uma infância tranquila, aprendendo com o pai a ilustrar manuscritos e mergulhando no caos inebriante das festividades hindus celebradas pela sua amada cozinheira Nupi. Quando as crianças atingem a idade adulta, a família é destroçada quando primeiro o pai e depois o filho são presos pela Inquisição. Mas quem poderia tê-los traído? De um rigor histórico notável, Goa ou O Guardião da Aurora é simultaneamente um policial histórico absorvente e, na sua profunda exploração da natureza do mal, uma poderosa reinterpretação do Othello de Shakespeare. Na linha dos seus romances históricos anteriores - O Último Cabalista de Lisboa e Meia-Noite ou O Princípio do Mundo, Richard Zimler dá-nos um livro imaginativo, estimulante e profundamente sensível.

A Morte de um Apicultor, Lars Gustafsson

Foi professor na escola oficial de Väster Vala: chama-se Lars Lennart Westin. Deram-lhe a reforma antecipada quando fecharam a escola primária de Ennora, na margem norte do lago. Sustenta-se fazendo de tudo um pouco, mas principalmente vendendo o mel das suas colmeias, que esporadicamente dão uma produção abundante. Desde que se divorciou vive numa quintarola em Näset, que fica a par das aldeias de Vretarna e Bodarna, mas na margem oriental do lago, claro. Tem uma hortazinha, um terreno com batata e um cão. Às vezes recebe a visita de familiares. Tem telefone, televisão e uma assinatura do jornal de Västmanland. Depois do divórcio não teve contactos femininos dignos desse nome.
(…)
O que vamos ler são apontamentos dele. Apontamentos deixados por ele, pois nesta Primavera de 1975, precisamente por alturas do degelo, ele descobre que antes do Outono terá desaparecido.

 

image

Pessoas como nós, Margarida Rebelo Pinto

image

Nem todos os homens têm coração, mas há mulheres que também não. O que pode separar duas irmãs? Como se perde uma grande amizade? Três mulheres entregues à solidão contam a sua história e acabam por revelar os segredos mais surpreendentes. Maria do Carmo não é o que parece, Verónica descobre o impensável e Julieta carrega a culpa de um violento e sórdido trauma. Afinal, todas as pessoas são normais até as conhecermos melhor. "Pessoas como nós" é o quinto romance de uma das autoras portuguesas que mais contribuiu para a descoberta do prazer da leitura.

Ponto Pé de Flor, Clara Pinto Correia

A Teresinha de Jesus nunca poderia ficar parecida com a Jessica Lange, como é evidente, e estava deliciosa, com uma chama súbita de atrevimento a saltitar-lhe na placidez amendoada dos olhos e os caracóis suaves sobre as orelhas a realçarem-lhe a perfeição das feições. Saímos para a luz escaldante do Verão numa enorme felicidade, ela espiava-se embevecida pelo retrovisor, e fomos almoçar para a varanda do Clube Naval em grandes celebrações de triunfo regadas a vinho branco e consubstanciadas por petingas fritas com salada de feijão frade. Nenhuma de nós tinha nessa tarde ninguém à espera em casa, sentíamo-nos leves como num último dia de liceu, o rio estava cheio de velas coloridas e de equipas de remo, não havia pressa nem responsabilidade (…)


image

Virada do Avesso, Maria João Lopo de Carvalho


image

Vidas tecidas de pequenos instantes que nada têm de pequenos nem nada de instantes. Uma história de hoje, na Lisboa de hoje. Teresa, Diogo, Eduardo, Luísa, caminhos desencontrados ou talvez paralelos, onde todos partilham com a mesma intensidade o amor ou o desamor, a alegria transbordante ou a dor verdadeira. Virada do Avesso, uma história pela mão de Teresa. Teresa mãe, Teresa professora, Teresa amante. Teresa que, ao percorrer tantas vidas em simultâneo, não deixa de ser ameaçada pela paixão que espreita perigosamente à frincha de cada porta. Virada do Avesso é sobretudo um passeio cá dentro, ao longo de sentidas e inconfessáveis emoções!

Prometo Falhar, Pedro Chagas Freitas

Prometo Falhar é um livro de amor.
O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta.
No seu estilo intimista, quase que sussurrado ao ouvido, Pedro Chagas Freitas leva o leitor aos estratos mais profundos do que sente. E promete não deixar pedra sobre pedra.Mergulhe de cabeça numa obra que mostra sem margem para equívocos porque é que é possível sair ileso de tudo. Menos do amor.


image

recolhas de: profª Fernanda Sousa e formanda Luísa Pereira (estágio em contexto de trabalho)

--------------- vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv -------------------- vvvvvvvvvvvvvvvvvvv ------------------

… outras sugestões: 22 LIVROS QUE SÃO DIAMANTES PARA O CÉREBROaqui

         ~  BOAS  ~  LEITURAS  ~

Sem comentários: