domingo, 8 de novembro de 2015

………….…….. “Orpheu” / 1915-2015 …………………

 

No dia 10 de novembro de 2015, na sala 122, o prof. Castro Alves leu o poema, “Ode Triunfal”, de Álvaro de Campos/Fernando Pessoa, à turma 12ºB, na disciplina de História, a propósito do Futurismo.
Como introdução à Leitura expressiva, foram dadas algumas informações, como a data de publicação (1915, revista Orpheu, nº1); o perfil biográfico de Álvaro de Campos – fase Futurista/Sensacionista/Triunfo da Máquina e da Civilização Moderna; a noção de Ode – cântico de louvor/exaltação/ fase de Euforia; a constatação do reverso da medalha da Civilização Industrial – denúncia do lado negativo e desumano que irá conduzir à última fase poética de Campos, a da abulia/tédio/depressão/vazio, a da Disforia!
A leitura do Poema pretendeu realçar a riqueza da linguagem a nível sonoro, de acordo com o conteúdo da composição.
A propósito do 80º aniversário da morte de Fernando Pessoa, no próximo dia 30 de novembro, dia do seu falecimento, alguns alunos do 12º C irão ler Poemas na Biblioteca da nossa escola.
vivo sempre np presente

ler mais

Painel comemorativo dos cem anos sobre o lançamento da revista Orpheu, nos dois únicos números publicados, em abril e julho/1915, marcando o início do modernismo em Portugal. Tanto o 1º número, direção de Fernando Pessoa e Ronald de Carvalho, como o 2º, direção de Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, apresentaram práticas de escrita e correntes artísticas vanguardistas.


Orpheu2
Orpheu1

pelo prof. Rafael Tormenta