sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Encontro com o escritor Richard Zimler

No dia 16 de janeiro, pelas 11h25 e 12h25, decorreu, no Auditório da ESGN, o Encontro entre o escritor Richard Zimler e os alunos dos 7º, 8º anos e Educação Especial de 10º, 11º e 12º anos.
Efetuou-se a receção ao escritor, realizada na BE pelo Diretor do Agrupamento, Sérgio Afonso e professores envolvidos, incluída a professora bibliotecária. Os alunos da Educação Especial de 10º e 11º anos apresentaram ao escritor todos os seus trabalhos desenvolvidos nas aulas – ver vídeos aqui - e que se encontravam expostos na BE-ESGN, junto com outros dos 12º/EE, 7º, 8º anos.

IMG_0132

image

Posteriormente, decorreu, em duas sessões, no Auditório, o encontro do escritor com todos os alunos. Cada sessão iniciou-se com uma apresentação da biobibliografia de Richard Zimler – trabalho efetuado na BE.

IMG_0133

pela aluna Juliana Pereira, 8ºJ

IMG_0151

pelo aluno José Valverde, 7M

Na primeira sessão, ocorreu a leitura expressiva, por alunos do 8º ano, de um texto dramático que tinham escrito na aula de português (adaptação de O cão que comia a chuva) e ensaiado no Ateliê Ler sem Medo – ver vídeo aqui.


Ana Reis, Bruna Moreira, Inês Ferreira, Adriana Campos, Daniel Oliveira, Tatiana Moreira, Juliana Pereira, 8ºJ










fotos pelo aluno Rúben Canedo
Curso Profissional Multimédia/ 12º ano

Em ambas as sessões, foram colocadas perguntas sobre as obras do autor, estudadas nas aulas de Português e Português Funcional, O cão que comia a chuva, Se eu fosse..., Hugo e eu e as mangas de Marte, e sobre o trabalho de escrita do autor. A todas o escritor deu resposta, envolvendo os alunos nos diálogos que se estabeleceram.

IMG_0153  
IMG_0158
autog 1

autog 3

Os alunos desenvolveram bastantes  atividades, numa parceria entre a BE, Português, Educação Visual, Educação para a Cidadania, TIC, Português Funcional, Jardinagem, Expressão Plástica: na disciplina de Português, as professoras – 7º ano – Lourdes Silva, Amélia Poças, Eugénia Teixeira e Ana Felicíssimo (turma +); 8º ano – Rosário Jacob / Ed Visual -7º e 8º anos- a profª Dulce Farinha / EC, 7º ano, as DT Elisabete Melo, Amélia Poças, Sandra Rodrigues, 8º ano, a DT Anabela Henriques / TIC- a profª Bela Machado. Na Educação Especial, Português Funcional, 10º e 11º anos, a profª Amélia Poças e, no 12º ano, a profª Rosário Jacob; Jardinagem, a profª Cármen Moreira; em Artes Plásticas, o prof. Miguel Topa. Essas atividades têm como enquadramento o referencial "Aprender com a BE". Os trabalhos realizados podem ser vistos aqui, no site dedicado ao escritor, criado pela BE

 

image


Registe-se o envolvimento empenhado de todas e de todos os participantes, professores e alunos, nas atividades desenvolvidas. Igualmente, dos elementos da equipa da BE, professoras Amélia Poças, Eugénia Teixeira, Isabel Seca (profª bibliotecária), Rosário Jacob, bem como a assistente operacional Graça Oliveira. As Exposições tiveram a colaboração da profª de Artes, Andrelina Silva. De igual modo, as colaborações preciosas da profª de Ed Visual, Dulce Farinha, que possibilitou que algumas ilustrações de alunos ficassem prontas para este Encontro

  ilustrações passagens do conto

e do prof. de Artes, Miguel Topa, com os maravilhosos painéis  de animação do pavilhão A, alusivos à obra "Se eu fosse...", de Richard Zimler

  IMG_0181

Red roseEste evento foi do inteiro agrado de todos os presentesRed rose

Os nossos agradecimentos a todos os participantes
e também à Direção, por todo o apoio

Um muito obrigada ao escritor
por toda a sua disponibilidade e simpatia

WP_20160820_002