domingo, 23 de abril de 2017

Dia Mundial do Livro–23/04 / 25 de Abril – comemoração

Semana da Leitura – Ler por Prazer ~ Ser

cartaz concelhio / pelo AE Diogo de Macedo

 AEDMO_semana da leitura 2017
---

30m a ler no AEGN – sugestões de leitura

funcionários, professores e alunos fazem a leitura de texto(s),
na semana de 24 a 28 de abril, no agrupamento
para celebrarmos os livros, a liberdade e o prazer de ler~ser



image

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Este ano associa-se às comemorações dos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal (1867-2017).
Esta data (23/04/1996) foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616.
Em 2017, e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal
, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida.

O cartaz, um cartoon com conceção e design da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio, pretende mostrar simbolicamente que o livro e a leitura são fatores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e que se encontram na base da cidadania plena.                                                                                                                  in DGLAB

Com o 25 de abril de 1974, também a censura aos livros foi abolida.

Os Livros e a Censura em Portugal

“Não se sabe bem ao certo quanto tempo a cultura portuguesa pôde viver livre da implacável repressão dos censores e seus mandantes.
Pelo menos desde que D. João III, no ano de 1539, se lembrou de “empossar” um seu irmão mais novo, o cardeal D. Henrique, nas funções de inquisidor-geral do Tribunal do Santo Ofício, os livros, os autores, os editores e tudo o que não entrava nas boas graças da Santíssima Inquisição, jamais tiveram grande descanso e conseguiram dar asas ao seu espírito criador.
Uma das primeiras ordens do cardeal inquisidor foi pôr o prior de São Domingos e os frades da confraria a proceder a um varejo nas livrarias públicas e particulares à procura de livros proibidos ou considerados nefastos. Obras de Damião de Góis, autos de Gil Vicente, a 2ª edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, A Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, O Diálogo do Soldado Prático, de Diogo do Couto e O Esmeraldo de Situ Orbis, de Duarte Pacheco Pereira, estão entre as muitas que conheceram a beatitude dos índices expurgatórios.
Um texto de José Amaro Dionísio, Escritores na Prisão, publicado na revista «Grande Reportagem», de Julho de 1993, conta que de Camões a Camilo, do padre António Vieira a António José da Silva, de Francisco Manuel de Melo ou a marquesa de Alorna a Gomes Leal, de Bocage a Cesariny, é ininterrupto o rol dos poetas, novelistas ou ensaístas que pagaram a factura da sua diferença. Porque foi regra geral esse o crime: ter um rosto e voz próprios. Carrascos, sempre os mesmos: o poder e o dinheiro, a maioria e a manha.
                                                 
Ler +

Post da pág. do facebook de Mia Couto, alusivo à leitura

image

School

image

Poemas de Abril, de Sophia M Breyner Andresen, Mª Teresa Horta, Natália Correia e Eugénio de Andrade, na voz de Manuel Alegre – visione aqui.

School

- sugestões de leituras -
Pré-escolar – indicados pela coordenadora e colegas

clip_image001

clip_image002[4]

clip_image002[6]

1º ciclo
Em – ÁgoraGaia – escolha a partir destas sugestões:
Antero de Quental, As fadas
António Torrado, Bolacha Maria
Cecília Meireles, O menino azul
Eugénio de Andrade, Faz de conta ou
Frutos
Miguel Torga, O brinquedo ou Segredo

Nuno Júdice, As cores do mar

School

Promovida pelo Plano Nacional de Leitura/RBE, "A Semana da Leitura", a nível nacional, tem como tema "Ler por Prazer ~ Ser". Inserida nesta comemoração e na do Dia Mundial do Livro 23/04 e 25 de Abril, as BE das escolas Adriano Correia de Oliveira, Anes de Cernache e Gaia Nascente vão realizar uma sessão de Leituras, via Skype, no dia 27 de abril, pelas 10h25.

- boas comemorações -

image