domingo, 19 de novembro de 2017

20 de novembro – Dia Universal dos Direitos da Criança


image
Direitos da criança
direitos das crianças-2

No dia 20 de novembro de 1959, as Nações Unidas aprovaram um documento que estabeleceu os direitos das crianças de todo o mundo.
Na Declaração dos Direitos das Crianças ficaram estabelecidos os dez princípios reconhecidos a todas as crianças, sem discriminação alguma.
Em 1989, este documento alargou-se e os deveres ali consagrados para com as crianças passaram a ser obrigações, por lei, na Convenção sobre os Direitos das Crianças!
É tarefa dos adultos e dos governantes proteger as crianças e fazer com que os seus direitos sejam respeitados. Cada criança é um cidadão e tem os mesmos direitos que as outras pessoas, sejam adultos ou crianças!
A participação das crianças nas escolhas da família, nas decisões da escola e nos assuntos da sociedade é muito importante! Quanto mais as crianças disserem o que acham, pensam e sentem, mais facilmente os adultos percebem o que é bom para cada criança.
Com a sua participação, as crianças ajudam a melhorar as decisões sobre coisas que as afetam. Quando participam, aprendem a comunicar, a negociar, a tomar decisões e a conseguir o que querem.
in Visão Júnior, [17/11/17], (adaptado)


Direitos e Deveres da Criança

Sem comentários: