domingo, 18 de fevereiro de 2018

Encontro com a Poetisa Ana Luísa Amaral

No dia 28 de fevereiro, pelas 11h25m, vai decorrer um encontro entre a poetisa Ana Luísa Amaral e os alunos dos 12ºA e B, a ter lugar no Auditório da ESGN. A escritora vai almoçar no Restaurante Pedagógico. Da parte da tarde, às 14h30,  encontrar-se-á com os docentes do Departamento de Línguas.
Nos dias 27 e 28 deste mês, na BE-ESGN, vão disponibilizar-se livros de Ana Luísa Amaral, para aquisição por alunos e professores.
Durante a semana de 21 e 28 de fevereiro, ir-se-á distribuir poemas à população escolar e afixar posters sobre a autora - ver aqui.

      image           

                   
poema cuidadosos descuidos



         outros poemas in E Todavia - aqui

Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa em 1956 e vive em Leça da Palmeira desde os nove anos. Professora e investigadora na Faculdade de Letras do Porto, tem um doutoramento sobre Emily Dickinson. Coordenou vários projetos de investigação. Tem em preparação dois livros de ensaios. É autora de mais de duas dezenas de livros, quer de poesia (como Minha Senhora de QuêÀs Vezes o ParaísoA Génese do AmorEntre dois rios e outras noitesInversosPoesia 1990-2010, ou Vozes), quer de teatro (Próspero morreu), quer infantis (como Gaspar, o Dedo Diferente, A História da Aranha LeopoldinaA Tempestade, ou Como Tu). Traduziu diferentes autores, como John Updike ou Emily Dickinson. Os seus últimos livros são Ara (ficção, Sextante, 2013) e Escuro (poesia, Assírio & Alvim, 2014). A sua obra está editada e traduzida em vários países. Em torno dos seus livros de poesia e infantis foram levados à cena espetáculos de teatro e leituras encenadas. Tem ensinado vários cursos de Escrita Criativa e de poesia. Obteve diversos prémios, entre os quais o Prémio Literário Correntes d’Escritas ou o Grande Prémio de Poesia da APE (Associação Portuguesa de Escritores).

                                                 in Página oficial de Ana Luísa Amaral, no Facebook, [20/02/2018]

 Prémios

2007 Prémio Correntes d’Escritas/Casino da Póvoa (com o livro A génese do amor)
2008 Prémio Giuseppe Acerbi, Mantua, Italia (com o livro A génese do amor)
2008 Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (com o livro Entre dois rios e outras noites)
2012 Prémio de Poesia António Gedeão, 1ª edição (com o livro Vozes)

Ler +


Principais Obras Publicadas – sinopses/comentários – aqui




Ler Mais Ler Melhor Vida e Obra de Ana Luísa Amaral/ 2011 – vídeo

Ler Mais, Ler Melhor - Livros da vida de Ana Luisa Amaral/ 2012 – vídeo

O Som que os Versos Fazem ao Abrir, de Ana Luísa Amaral e Luís Caetano – na Antena 2, 4ª feira | 12h30 | 18h30 – programas emitidos – aqui
 --- boas e belíssimas leituras ---