quarta-feira, 18 de abril de 2018

Encontro, via Skype, com a escritora Mª Teresa M Gonzalez

No dia 16 de abril, pelas 14h25 e 15h25, decorreu, na BE-ESGN, o 8º Encontro, via Skype, entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e os alunos do 7º ano, Ed. Especial/11ºA, do Apoio Tutorial Específico, ateliê Ler Sem Medo e alunas do 11ºB. A todos agradou muito, pelos valores humanos, especialmente o respeito pelo outro, a paz, a convivência harmoniosa, a espiritualidade, constantes em todas as suas conversas.

todos

    
Os alunos fizeram perguntas à volta dos livros “A Cruz vazia”, lido autonomamente, e “Cartas da Beatriz”, lido nas aulas de EC em parceria com a BE-ESGN, em Português/ funcional, no Apoio Tutorial Específico e no ateliê Ler Sem Medo.

A autora foi respondendo aos alunos, referindo temas variados, entre os quais  a sua vocação/ missão para ser escritora, fontes de inspiração, o processo da escrita, indicando as diferentes fases que percorre na escrita de um livro, a publicação de um livro. Incentivou os alunos a participarem em concursos literários.

Quanto à problemática do bullying, referiu a importância de a vítima falar sobre essas situações a quem confie e, acima de tudo, a responsabilidade da entreajuda de quem está por perto e sabe desses atos. Uma outra problemática associada ao bullying, a fragilidade de quem é vítima destes atos, muitas vezes resultante de situações de abandono por parte de um progenitor.
Levou os alunos a refletir sobre a a presença de Deus, a atenção ao outro, a importância de relações humanas solidárias.
Partilhou o modo como gosta de passar os seus tempos livros.

De novo, este 8º encontro com a escritora foi muito enriquecedor. De salientar também o bom comportamento dos alunos presentes, bem como o bom trabalho que se tem vindo a desenvolver. Em parceria da BE-ESGN com os professores de Português/ funcional, TIC, CN, EV, DT, Apoio Tutorial Específico e do ateliê Ler Sem Medo, os alunos têm feito trabalhos à volta do seu livro “Cartas da Beatriz”. Em breve vão ser divulgados no site criado para esse efeito, assim que estejam todos concluídos. Partilhamos, desde já, alguns desses trabalhos, na postagem anterior.

WP_20160826_006 - Cópia

O nosso Bem Haja a Maria Teresa Maia Gonzalez
pela sua disponibilidade, amabilidade,
pelos caminhos que ajuda a encontrar e a percorrer

Sun

Da parceria com a BE-ESGN, agradecemos aos professores:  em EC,
DT Gabriel Gomes, Corina Soares, Lara Paulo; na disciplina de Português, as professoras do 7º ano, Marta Vilar e Corina Soares; na Ed Especial/ Português funcional-Ateliê Ler Sem Medo, Amélia Poças; Apoio Tutorial Específico, professora Guilhermina Costa; no ateliê Ler Sem Medo, professora Amélia Poças; em TIC, professora Alexandra Carvalho; em CN, professora Mónica Silva;
em EV, professoras Dulce Farinha e Lara Paulo
Igualmente ao prof. Rui Ramos, pelo apoio informático