sexta-feira, 15 de junho de 2018

Trabalhos escolares à volta de “Cartas da Beatriz”, de Mª Teresa M G – site de divulgação

Tendo como foco central o livro “Cartas da Beatriz”, obra que deveria ser de leitura obrigatória para o 7º ano, desenvolveram-se atividades enquadradas no referencial "Aprender com a BE".

Ao longo do ano letivo 2017/18, em parceria da BE-ESGN com os DT, professores de Português, TIC, CN e EV, os alunos dos 7ºI, J e K fizeram trabalhos à volta do livro “Cartas da Beatriz”, tais como: leitura comentada/ reflexões das cartas do livro; produção de textos de opinião, acerca de passagens da obra; trabalhos escolares de pesquisa alusivos ao tema genérico da saúde, especificamente sono, bullying e alimentação; formação/ criação de ebooks para divulgação dos trabalhos escolares produzidos; registo sonoro da leitura do resumo/ opinião acerca do livro, elaborado por alunos dos 7º I, J e K.

Em Ed Especial/11ºA, parceria da BE com a professora de português funcional - leitura comentada/ reflexões das cartas do livro; resumo do livro, com ilustrações no Storybird.

No Apoio Tutorial Específico, parceria da BE com a professora deste Apoio - os alunos também fizeram a leitura comentada/ reflexões das cartas do livro, bem como um trabalho escolar de pesquisa sobre o Holocausto, a propósito da carta de dia 27 de janeiro.

No ateliê Ler sem Medo, parceria da BE com a professora do ateliê - os alunos do 8ºJ leram e comentaram excertos da mesma obra e fizeram um trabalho escolar de pesquisa sobre o Holocausto.

Autonomamente, as alunas Ana Oliveira e Érica Rodrigues, do 11ºB, leram o livro “A cruz vazia” e, na sessão skype, colocaram  perguntas alusivas no Encontro com a escritora.

site de divulgaçãolink aqui

site ptscr

Segundo a avaliação dos alunos participantes, a organização das atividades por parte da BE foi adequada, igualmente os recursos disponibilizados. Os alunos manifestaram satisfação e empenho na realização dos trabalhos, bem como na participação durante o Encontro com a escritora. Reconheceram que estas atividades contribuíram para a sua formação integral.

Para os professores, a planificação disponibilizada foi útil e adequada, assim como a organização das atividades e os recursos utilizados. Na maioria das turmas houve satisfação e empenho na realização dos trabalhos, bem como na participação durante o Encontro com a escritora. Igualmente consideraram que estas atividades contribuíram para a formação integral dos alunos.

Como nota final, tendo ainda que se contar com a adaptação de alguns alunos às regras de utilização da biblioteca, em cada turma do 7º ano, mencione-se o envolvimento empenhado de todas e de todos os participantes, assim como no 11ºA/ Ed Esp., ateliê Ler Sem Medo, Apoio Tutorial Específico.

Um muito obrigado à escritora, por toda a sua disponibilidade e simpatia

Os nossos parabéns a todos os participantes