sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Homenagem a Rosa Lobato de Faria

clip_image001 (1932-2010)

em destaque - Cântaro,
in A Minha Palavra Favorita

“Poetisa, romancista, argumentista, cronista e actriz de teatro, cinema e televisão, sendo igualmente autora de letras de canções e fados.
Começou a escrever poesia aos seis anos de idade. Letras de sua autoria foram premiadas, por quatro vezes, em festivais da canção. Tem, ainda, duas representações no Festival OTI e no Festival das Sociedades de Autores de Salónica. Obteve também um prémio da «Grande Marcha Popular de Lisboa».
É autora de duas telenovelas, «Passarelle» e «Telhados de Vidro», e de quatro séries para televisão, «Nem o Pai Morre...», «Pisca-Pisca», «Tudo ao Molho e Fé em Deus» e «Trapos e Companhia».
Para o teatro elaborou uma adaptação da peça de Júlio Dantas, A Severa.
Desenvolve a sua actividade por diversas áreas da cultura, tendo colaborado, entre outras publicações, na Revista da Sociedade Portuguesa de Autores, no Mundo Feminino e na Máxima, onde veio a publicar um conto de Natal. Tem crónicas e contos dispersos por vários órgãos de comunicação social.”
A sua poesia está reunida no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. Em 1999, na ASA, publica A Gaveta de Baixo, um longo poema inédito acompanhado por aguarelas do pintor Oliveira Tavares. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999, Prémio Máxima de Literatura em 2000) e A Trança de Inês (2001). Vai ser lançado pela Oficina do Livro A Menina e o Cisne da escritora, falecida dia 2 de Fevereiro, em Lisboa.

in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999
in
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=632, [acedido em 04/02/10]

Leia aqui o artigo A actriz-escritora que cumpriu o seu sonho, Mário Lopes, in Público, 03.02.2010

Obras da autora na BE:
* Asas sobre a Cidade: conto de Natal
* O Prenúncio das Águas

* As Esquinas do Tempo