quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Encontro com o escritor João Pedro Mésseder, 02/03/2010

 

JPMésseder

 

 

 

O escritor e os alunos

No dia 2 de Março, pelas 11:50h, no Auditório da escola, decorreu o encontro dos alunos das turmas do 8º ano e 1º ano  do curso CEF-Empregados de Bar com o escritor João Pedro Mésseder.
Este evento foi promovido pela BE, em parceria com o Departamento de Línguas. Teve o contributo pleno do professor Rafael Tormenta, quer na animação dos painéis, quer na recolha bio/bibliográfica e de textos literários sobre o escritor, disponibilizada a toda a comunidade educativa. Os professores de Português e de EA do 8º ano e do 1º ano do curso CEF-Empregados de Bar desenvolveram trabalhos de preparação para o Encontro com o Escritor. Orientados pelas professoras Isabel Correia, Irene Gomes e Lídia Santos, os alunos do 8ºA entregaram ao escritor trabalhos elaborados em EA, o 8ºB apresentou uma leitura colectiva de um poema de João Pedro Mésseder. Posteriormente, sob orientação das professoras anteriormente mencionadas, em AP e EA, os alunos do 8ºA e do 8ºB elaboraram caligramas muito criativos, a partir de poemas do escritor.
Este evento, do agrado de todos, decorreu com a participação activa dos alunos, ao colocarem questões ao escritor acerca da sua vida e obra, lendo alguns dos seus poemas e dados biográficos. João Pedro Mésseder elucidou os alunos quanto às questões colocadas, fez a apresentação detalhada do seu último título publicado, “Porto Porto”, lendo alguns poemas. Destacou, igualmente, e interpretou as belas ilustrações do livro.
Foi a primeira iniciativa inserida nas actividades da Semana da Leitura.
Na BE e no painel exterior estão expostos painéis dedicados ao escritor. A divulgação consta igualmente na vitrine da biblioteca, no Polivalente, cuja animação pertence à professora Andrelina Silva.
Na BE está a decorrer uma mini-Feira de Livros do autor, com 20% de desconto. O autor autografou os livros adquiridos, no final da 2ª sessão, pelas 13:20h.
---------------------------------------------------------------

João Pedro Mésseder nasceu no Porto em 1957 e é um semi-heterónimo de José António Gomes. Foi nesta cidade que completou os seus estudos universitários.

Os seus livros Não Posso Comer sem Limão (2ª ed., Campo das Letras, 2007), O Aquário (Deriva), Timor Lorosa’e: A Ilha do Sol Nascente (Ambar) e O g É um Gato Enroscado (Caminho) integram a lista do Plano Nacional de Leitura.

O mesmo acontece com os livros Conto Estrelas em Ti (Campo das Letras) e Fiz das Pernas Coração (Caminho), assinados com o nome próprio J. A. Gomes. ------------- ler + ------------

PAPAGAIO

Há palavras
feitas p'ra voar
num céu de Maio.

Leves palavras
ao colo do vento,
construídas
como o papel
colorido
dos teus sonhos.

Tomas uma
e soltas o fio
que a prende
à tua mão.




E a palavra
ganha asas,
eleva-se no ar
com o seu longo
ditongo
voador.

Até encontrar,
no mais alto
de ti mesmo,
um lugar
imenso
para morar.

 

         Mar

O mar,
o meu mar.

todo o mar
do mundo
ao meu encontro.

Mar meu,
centro.

Mergulho
no mar.
Entro?

Ou entra
em mim
o mar?

        in Palavra que voa, il. Gémeo Luís  

           in Versos com Reversos,
           il. Danuta Wojciechowska

Sem comentários: