terça-feira, 18 de maio de 2010

Entrega de prémios dos Concursos de Poesia 2009 e de Poesia e Conto 2010

No dia 19 de Maio, pelas 13h30, na Biblioteca da nossa escola, procedeu-se à entrega dos prémios referentes aos Concursos de Poesia 2009 e de Poesia e Conto 2010 da ESOD, cujos premiados são, no corrente ano:
Escalão D – 3º Ciclo 1º Prémio – “Um Conto Maravilhoso”, Tiago F. P. Aires, 7º D  -                                  Menção Honrosa por Gaia Nascente Escalão F – Secundário 1os Prémios Ex-aequo "Sumário de Física", Tiago Azevedo, 12º A "Sozinha", Susana Cardoso, 12º C 2º Prémio – “Eugénio Espelhado”, Susana Cardoso, 12º C
                                          1º Prémio
por Gaia Nascente Escalão K – Encarregados de Educação 1º Prémio – “Viva, Vou à Cidade!”, Domingos R. S. Cardoso
                                         1º Prémio
por Gaia Nascente
Em 2009
ESCALÃO E – Secundário 1os Prémios Ex-aequo "Palavras Soltas", Marta Madureira, 10ºC
                                   1º Prémio por Gaia Nascente
"Casa dos Murmúrios", Susana Cardoso, 11º C
Menção Honrosa – “Auto-Irreconhecimento”, Susana Cardoso, 11º C ESCALÃO G – Trabalho de Pares 1º Prémio – “Solidão”, 11º D
                                           Menção Honrosa por Gaia Nascente
ESCALÃO H – Professores 1º Prémio – "Ícaro", Anabela Dias                                                1º Prémio por Gaia Nascente
ESCALÃO J – Encarregados de Educação 1º Prémio – "Sonhei", Ilda do Vale de Sousa
                                          Menção Honrosa por Gaia Nascente
PRODUÇÃO EM LÍNGUA INGLESA ESCALÃO E – Secundário 1º Prémio – “The BlacK Rose”, Susana Cardoso, 11º C                                                1º Prémio por Gaia Nascente

Os textos premiados foram lidos, expressivamente, pelos alunos do
7ºB – Bárbara, Catarina, João, Luís; 
7ºD – Tiago;
11ºC – Marta;
11ºG – Sérgio;
12ºC – Susana.

Estes momentos de leitura prenderam a atenção de todos os presentes.
[Publicada por becresod em 25/05/2010]
                                         
***
Concurso Poesia Conto 2010 Gaia Nascente Entrega Prémios No dia 26 de Maio, no Auditório da ESOD, às 14h30, fez-se a entrega dos prémios oferecidos pela Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, referentes ao Concurso de Poesia e Conto 2010 Inter-Escolas de Gaia Nascente.
Esta sessão contou com a presença das poetisas Virgínia Monteiro e Odete Boaventura, da Directora da Biblioteca Municipal de VNG, Drª Cristina Margaride, da coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares, Drª Mª João Castro e de elementos das escolas participantes.
Salienta-se a apresentação de uma breve memória do percurso de uma década em que esta actividade tem estado a decorrer, ficando manifestado o interesse de lhe dar continuidade, alargando-se a todas as escolas do concelho de Vila Nova de Gaia, bem como o desejo de ter, de novo, uma publicação deste valioso património poético, com o apoio da Câmara de VNG. Estas intenções tiveram um feedback positivo por parte de todos os presentes e por quem de direito.

À entrega de prémios seguiu-se a leitura dos poemas premiados, pelos autores, pelas poetisas ou por alunos do 7ºB.
Em parceria com o Departamento de Línguas, esta actividade, já habitual entre escolas de Gaia Nascente, tem sido possível graças ao trabalho permanente de sensibilização à poesia por parte dos professores de Português, de membros das equipas das Bibliotecas Escolares, bem como de apreciadores de poesia das comunidades educativas envolvidas.
Neste ano, por proposta da APESOD (Associação de Pais da ESOD), incluiu-se um Concurso Extraordinário de Poesia, dedicado ao tema Sentir a Cidade, com a atribuição de uma máquina fotográfica digital ao primeiro premiado.
As comunidades educativas das escolas participantes assistiram, com todo o prazer, a este evento, deliciando-se com a presença exemplar de duas turmas de “pequeninos” da EB1 do Freixieiro.

[Publicada por becresod em 31/05/2010]