quinta-feira, 19 de maio de 2011

Encontro Virtual entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e alunos dos 7º e 8º anos

No dia 18 de Maio, pelas 14h30, decorreu, na BE, o Encontro Virtual, via Skype, entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e 2 a 3 alunos de cada turma dos 7º e 8º anos da ESOD.

  18052011(007)

A simpatia, a vivacidade e a humanidade da escritora contribuíram para um ambiente de abertura e à vontade no diálogo com os alunos, ao longo de toda a sessão. Todos se sentiram cativados pelas suas palavras, o que tornou esta interação muito proveitosa. O trabalho preparatório desta atividade fez-se entre a BE e as professoras das turmas envolvidas, Amélia Poças, Constança Sousa e Rosário Jacob. Incidiu sobre as obras A Lua de Joana e Cartas da Beatriz, a mais recente sendo objecto de estudo entre a professora Isabel Correia e alunos das turmas CEFs.
Maria Teresa Maia Gonzalez fez alusão às influências que recebeu na sua infância por parte de uma tia-avó, no que diz respeito à sua formação pessoal, nomeadamente a espiritualidade, referiu as suas profissões de sonho quando menina, concretamente ser bombeira (profissão que continua a admirar) ou astronauta. Confessou que a sua vocação para ser escritora despontou na escola. A autora salientou o papel das escolas no sentido de contribuírem para que cada aluno descubra as suas apetências e as desenvolva ao máximo, durante o tempo estudantil.
A vasta bibliografia da autora para a infância e adolescência já está publicada em várias línguas, como por exemplo búlgaro, polaco, chinês. O objectivo principal do seu trabalho é contribuir para a paz, alertando-nos quanto à importância de estar atento aos outros. O tema recorrente é o Amor, os subtemas são a solidão, o desamor, os desencontros, os medos, as perdas.
A Lua de Joana e Cartas da Beatriz baseiam-se em factos reais envolvendo pessoas próximas da escritora. Realçam a importância de se prestar atenção aos outros, escutando  as mensagens subtis presentes em cada encontro.

Pela dinâmica estabelecida pela escritora, este Encontro não foi virtual, foi muito presencial.

--- veja os comentários ---
[aqui a incluir na próxima semana]


image

Maria Teresa Maia Gonzalez, nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – e foi professora do ensino básico e secundário. Escreve desde 1989. É uma das mais vendidas e prestigiadas autoras portuguesas de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes. 
                  in www.wook.pt, {acedido em 21/05/11] [adaptado]

 

DESTAQUE - Livros da escritora na BE-ESOD:
.coleção:
Profissão Adolescente -
Alguém sabe do João?; A Ana passou-se!; Um beijo no pé; Estrela à chuva; O geniozinho; O irmão de Joana; Pedro, olhos de água; Poeta (às vezes); O geniozinho; Parabéns, Rita!
.O guarda da praia ; A cruz vazia; A Lua de Joana; Os herdeiros da Lua de Joana; Cartas da Beatriz

 

A nossa gratidão
a Maria Teresa Maia Gonzalez
pela sua disponibilidade e amabilidade

13 comentários:

Carole, Joana disse...

O encontro com a autora foi enriquecedor, pois a sua maneira de falar é muito explícita.
A sua maneira de escrever é muito especial porque cativa os jovens e leva-os a lerem os seus livros até ao fim.
Queríamos agradecer à autora por ter disponibilizado um pouco do seu tempo para esclarecer algumas das nossas dúvidas acerca dos seus livros a "Lua de Joana" e "Cartas de Beatriz".
Gostámos muito de a conhecer!
8ºB

Rosário Jacob disse...

Simplesmente a melhor actividade do género a que já assisti na minha vida profissional!

Profª de LP dos 8ºB e 8ºD

Francisca e Sérgio disse...

Achei que foi uma experiência muito interessante e gostei muito de participar no Encontro Virtual com Maria Teresa Gonzalez.
Nunca participei num encontro assim através do “Skype”, achei que a autora conseguiu cativar os alunos, foi uma experiência que não esquecerei.
7ºB

Tiago Filipe Pinto Aires disse...

O Encontro com Maria Teresa Maia Gonzalez foi muito bom, gostei muito de ter falado com a escritora no "Skype" e achei-a muito simpática.
Espero que este Encontro se repita, mas desta vez pessoalmente.

8ºD

Leandro disse...

O encontro com a escritora foi bastante interessante pois a escritora falou-nos um pouco sobre os seus livros e da sua vida.
Nós fizemos algumas perguntas e a escritora respondeu a todas com muita vontade.
Gostava de repetir esta experiência mas da próxima vez falarmos com a escritora presencialmente.

8ºD

Bruna Sousa disse...

Achei o encontro interessante, porque fiquei a conhecer mais a autora e algumas das suas obras bem como o processo de escrita. Gostava de repetir o encontro.

8ºD

Ana Santos e Iara disse...

Gostámos muito do encontro com a escritora. Para o próximo ano lectivo gostaríamos de repetir a experiência, mas com a turma toda presente.

8ºA

Daniela Ferreira disse...

O encontro com Maria Teresa Maia Gonzalez foi bom porque ficámos a saber melhor de algumas histórias que ela escreveu e gostei de falar com a escritora através do skype.

7ºC

Liliana Valente disse...

Eu acho que falar com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez foi uma actividade muito gira porque a conhecemos, tirámos todas as nossas dúvidas e até ficámos a saber como se constrói um livro…
Ficámos também a saber quais os próximos livros que iam sair escritos por ela e foi espectacular!
Adorei conhecê-la e gostava de para o ano voltar a fazer a mesma experiência! E se pudesse gostava de vê-la mesmo cá na escola.

7ºC

Marta Valente disse...

O encontro foi um exemplo para todos nós, porque ficámos a saber mais coisas sobre a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez e os seus livros.
Foi uma experiência óptima e gostaria de repetir.
Espero que continue a escrever livros, porque eu gosto de os ler. Para o ano, quem sabe possa vir fazer uma visita à nossa escola.

7ºC

Erica Costa disse...

O encontro que eu tive com Maria Teresa Maia Gonzalez fo interessante porque tive a oportunidade de conversar com ela através da vídeo conferência. Eu achei a autora muito criativa e simpática. Os livros dela são muito originais e os adolescentes podem aprender muito com os seus livros. Foi um privilégio falar com a escritora.

7ºA

Cláudia Ferreira disse...

O encontro com a escritora foi muito bom, mas é pena não ter podido vir à nossa escola. Podíamos falar das suas obras e isso entusiasmou-me a ler os seus livros. Espero que, para o ano, possa vir à nossa escola e conhecê-la pessoalmente.

8ºC

Juliana Santos disse...

O encontro com a escritora foi muito interessante, um bocadinho estranho, mas, na verdade, foi a única escritora que conheci e que adorei… a maneira como exprime as coisas, é muito real.
“Cartas da Beatriz” foi o melhor livro que li até hoje, e agora só me dá vontade de escrever o que acontece no meu dia-a-dia

8ºC