quarta-feira, 24 de abril de 2013

23/04 – Dia Mundial do Livro / 25 de Abril

 

 

pela assistente operacional Amélia Gonçalves

Sabia que…[clip_image001[4][2].gif]


pela formanda adulta de alfabetização Firmina Valadares

cronologia 25/04/1974  / A hora da Liberdade

 

children reading books UNESCO Photo, 23/04/2013

  • Para que a memória não nos falhe
    • 25 de Abril: uma dúzia de direitosANTES / DEPOIS de Abril/1974
      1. Liberdade de expressão
      ANTES - Era proibida a expressão de opiniões contra o governo e contra o que este entendia como “bons costumes”. A Censura passava a “pente fino” tudo o que se escrevia para os jornais. Só se publicava o que a Censura autorizava. Outras publicações consideradas subversivas eram apreendidas. O cinema, a rádio, a televisão e todos os espetáculos eram rigorosamente vigiados e controlados.
      DEPOIS - As leis conferem a todos os cidadãos o direito de se exprimir livremente, de divulgar o seu pensamento, de informar e de ser informados, sem impedimentos.
      (…) 
                                               … ler + … 
                                                                    in Centro de Documentação 25 de Abril © 2012 

Leitura expressiva deste documento, pelos alunos Catarina Agostinho,
Catarina Moreira, (
9º ano),  Tiago Aires, (10º ano) e  Joana Aires (aluna da EB 2,3 de Vilar de Andorinho)


mini cravo

Na manhã do dia 23/abril, 1º bloco da manhã, os alunos do 12ºB,
orientados pelo prof. José B. Moura, visitaram turmas da ESOD,
contextualizando o
25 de Abril
e seu significado e dizendo expressivamente o poema de José Fanha Eu Sou Português Aqui

 

Um dos grupos - Francisca, Gonçalo e Beatriz -
veio à BE gravar as suas leiturasmini cravo

Um texto alusivo à falta de liberdade: Manifesto, de Mário de Carvalho
EM DESTAQUE:
(…) Eu nunca vi os meus pais inquietados e em susto. Eu nunca tive que esconder livros e papéis em casa de vizinhos ou amigos. Eu nunca assisti à apreensão dos livros do meu pai. (…)
(…) Eu nunca me dei conta de que houvesse censura à imprensa e livros proibidos. (…)
(…) Eu nunca fui impedido de ler o que me apetecia, falar quando me ocorria, ver os filmes e as peças de teatro que queria. (…)

                                               ler +

  • Frases acerca do Livro, Leitura … Biblioteca – out/2012
 
  • Livro em formato papel ou livro eletrónico? A maioria dos alunos do 3º ciclo da ESOD prefere o livro em formato papel, contando com a sua continuidade. – ver totais de respostas . De igual modo consideram os alunos do 10ºA. – ver respostas.
  • Podcast sobre o futuro dos livros, Does the book have a future in a digital age?, produzido pelo programa I'm Rex Murphy ...on CBC Radio One, que pode ser escutado aqui.
    |via RBE|

 




cravo

      Livros e flores
Teus olhos são meus livros.
Que livro há aí melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?
Flores me são teus lábios.
Onde há mais bela flor, 
Em que melhor se beba
O bálsamo do amor?

                              Machado de Assis

 

"Um livro aberto é um cérebro que fala; 
Fechado, um amigo que espera; 
Esquecido, uma alma que perdoa; 
Destruído, um coração que chora".

                                                                              Voltaire

Painéis comemorativos

 
painel revolução 25abril


painel comemorativo 25abril

pelo prof. Rafael Tormenta

Rosa vermelhaOs nossos agradecimentos Rosa vermelha
a todos os participantes nestas comemorações