sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Homenagem a Nelson Mandela

Presidente do Mundo - com uma só língua, uma só bandeira, um único país, o planeta Terra - Nelson Mandela! Presidente dos diálogos, dos consensos, da aceitação do outro. Presidente da Paz. Libertou o seu povo do apartheid, pela via pacífica. Ajudou outros povos em missões de paz. Lutou sobretudo pela defesa da dignidade da pessoa humana, de forma serena, demonstrando que essa luta vale a pena, mesmo quando o êxito parece inalcançável.

 

image     Imagem: |online

image

“Tal como a escravidão e o apartheid, a pobreza não é natural. É feita pelo homem e pode ser ultrapassada e erradicada pelas ações de seres humanos”, Nelson Mandela

(18/07/1918-5/12/2013)
--- biografia / biography ---

“Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”, Nelson Mandela.

SOU O MESTRE DO MEU DESTINO / SOU O CAPITÃO DA MINHA ALMA

  De dentro da noite que me cobre,
Negra como a cova, de ponta a ponta,
Eu agradeço a quaisquer deuses que sejam,
Pela minha alma inconquistável.
Na cruel garra da situação,
Não estremeci, nem gritei em voz alta.
Sob a pancada do acaso,
Minha cabeça está ensanguentada, mas não curvada.
Além deste lugar de ira e lágrimas
Avulta-se apenas o Horror das sombras.
E apesar da ameaça dos anos,
Encontra-me, e me encontrará destemido.
Não importa quão estreito o portal,
Quão carregada de punições a lista,
Sou o mestre do meu destino:
Sou o capitão da minha alma

                                William Ernest Henley, in Invictus

NOTA: poema que inspirou Nelson Mandela, durante o seu tempo de prisão 
                                               [partilha do poema pela profª Elisa Meireles]

Nelson Mandela – Dossiê Digital Google