Dias 5 (15h10) e 10 (14h15) de fevereiro, no Auditório da ESOD, os alunos do 8º ano tiveram a oportunidade de refletir acerca de temas respeitantes à adolescência, junto da jovem escritora Marta Neves, autora do livro Para a Eternidade, versando a sexualidade, a violência/ doméstica, a depressão, a morte, o suicídio, entre outros.
A escritora referiu o seu percurso enquanto aluna/ escritora, as dificuldades na publicação de um livro, nomeadamente por editoras de renome, o prazer da leitura e a importância de ler muito para quem se queira tornar num escritor. Dos seus escritores favoritos, destacou escritores australianos da atualidade, como por exemplo Markus Zusak. Da literatura americana, expressou o seu encanto pelo livro “Por Favor Não Matem a Cotovia”, de Harper Lee.
Houve muita interação durante as duas sessões, incluindo um jogo de perguntas e respostas para se apurar os premiados com um livro da escritora, os alunos Mariana Costa e Jorge Miguel Amaral.
Estas sessões foram do agrado de todos. Os nossos agradecimentos
Os alunos do 8ºJ consideraram muito interessante a interação e ligação que a escritora manteve com os alunos durante o encontro; gostaram da forma como se inspirou para escrever o livro e do jogo final. Este encontro com a escritora valeu a pena porque gostaram da forma como a escritora contou o seu percurso relativamente à escrita, o que os fez sentirem-se inspirados e com vontade de ler e escrever mais. Para os alunos do 8º L foi interessante saber o que a escritora vai fazer no futuro, as informações sobre o novo livro, o jogo e as respostas às questões dos alunos. Gostaram de conhecer uma jovem escritora que lhes deu "dicas" para perseguir os seus sonhos.
Autor: Marta Neves |
Para a Eternidade retrata uma história de amor entre dois adolescentes oriundos de contextos sociais distintos, que se conhecem na melancólica cidade do Porto. in edita-me, [2/02/2014] |
Marta Neves, atualmente estudante em Relações Internacionais na Universidade do Porto, é natural de Lisboa, nascida em 1991, tendo começado cedo a sua caminhada pelo mundo das palavras. Aos doze anos escreve o seu primeiro romance, adaptado a uma peça de teatro levada à cena na Escola Secundária Filipa de Vilhena, que frequentava, e aos catorze anos, escreve a primeira obra que vê publicada pela Edita-Me editora, "Para a Eternidade", hoje na segunda edição. in edita-me, [2/02/2014] (adaptado) |