segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OUTUBRO - Mês Internacional da Biblioteca Escolar



image


image
imagerbe

"Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. A International Association of School Librarianship(IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) (...) Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. (…) [T]odo o mês de outubro [é] amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares. (...)"

in http://www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html, [set/2014]

  cartaz

A BE-ESGN celebra esta efeméride com um conjunto de atividades / recursos educativos digitais:

.Exposição de marcadores elaborados pelos alunos dos 9º e 11º anos, em EV e em Língua Inglesa, com sugestões de títulos de livros indicados pelos alunos do 7º ano, na receção aos alunos, a 12/set. / participação no “ISLM Bookmark Project”

.visitas guiadas/ formação do utilizador, outubro, 7º e 10º anos



imagens em google.pt


.atividades/ 7º, 8º e 10º anos

Mês Internacional das BE, 2014/ tema central:
Your school Library: mind map central = A tua BE: um mapa de ideias

Em trabalho de pares, considerando o tema para esta comemoração,

  1. visiona, atentamente, o vídeo sobre como construir um mapa mental
  2. observa, agora, o exemplo de um mapa mental/ de ideias. Faz um breve comentário, neste blogue, acerca dos aspetos com que concordas ou discordas em três dos sete ramos apresentados.
  3. de seguida, convidamos-te a preencher um mapa mental relacionado com os contributos que a tua BE te pode dar na construção dos teus mapas de ideias, em qualquer suporte ou sobre qualquer tema. Por outras palavras, em que medida podes construir mapas mentais  através dos recursos da BE. Podes fazê-lo em papel.
    (outra possibilidade, a explorar após esta Visita – na ferramenta gratuita do Google → Coggle, onde o podes criar e, de seguida, transferi‑lo, em pdf (tecla disponível na parte superior direita), para o ambiente de trabalho. Basta inscreveres-te em segundos, com uma conta do gmail, e… começares.).
  4. por fim, gostaríamos que, neste blogue, partilhasses as tuas observações sobre as possíveis mensagens que a imagem abaixo transmite, relacionando-as com Malala Yousufzai, premiada com o Nobel da Paz 2014 – lê o post abaixo).
 

clip_image002

 

 

PAINEL COMEMORATIVO

WP_20141017_007

pelo prof. Rafael Tormenta

48 comentários:

Anónimo disse...

"When a child doesn't read, imagination dissepears."

Concordo plenamente com a frase que está na imagem e a importância dela e vou-me agarrar à frase de Albert Einstein: "Conhecimento é limitado, imaginação abrange o Mundo."

Anónimo disse...

A imagem revela um ato de tristeza por parte de uma princesa no seu pior estado, ou seja, ilustra o contexto onde Malala vivia que era de violência e proibição de raparigas no ensino.

Anónimo disse...

Não é preciso ler para se ter uma grande imaginação, pois podemos nascer com essa capacidade.

Anónimo disse...

Concordamos plenamente em como a imaginação nos é trazida pelos livros, e como a falta destes traz a falta de imaginação.

Daniel e Diogo Nogueire disse...

Concordamos com três ramos dos sete, sendo eles: Tire um tempo para refletir e revisar , realize uma desintoxição digital e crie rituais e hábitos. - 10C

Daniela Lopes disse...

outubro 14, 2014 at 9:52 am
Use dez minutos do seu dia para se livrar do desnecessário – não há verdade maior!!!
Mapa mental, o mapa da vida.

Daniela Lopes disse...

outubro 14, 2014 at 9:52 am
Use dez minutos do seu dia para se livrar do desnecessário – não há verdade maior!!!
Mapa mental, o mapa da vida. - 10A

Alícia Manuela Vasques Gonçalves disse...

outubro 14, 2014 at 10:00 am
Eu discordo com três dos sete ramos, são eles ‘CRIE RITUAIS/HÁBITOS’ , ‘GERENCIANDO OS E-MAILS’ , ‘AJUDA AOS VICIADOS’ porque penso que será desnecessário e uma perda de tempo. E concordo com ‘TIRE UM TEMPO PARA REFLETIR E REVISAR’ , ‘REALIZE UMA DESINTOXICAÇÃO DIGITAL’ e ‘GERENCIANDO O SEU ESPAÇO’. - 10A

Ângela disse...

outubro 14, 2014 at 10:04 am
Na nossa opinião, achamos que alguns aspetos dos ramos, como por exemplo, a questão de dizer não à televisão, aos telemóveis e ao facebook; não é necessário acabar radicalmente com as tecnologias, mas sim saber gerir quando devemos ou não utilizá-las. Entramos em acordo que é bom tirar um tempo para refletir e revisar as nossas ações e comportamentos durante o dia e que devemos ter horários de estudo afastados de tecnologias. - 10A

Diana disse...

outubro 14, 2014 at 10:48 am
Na minha opinião, bloquear determinados sites, lavar a pia e meditar, e a área sem Internet é muito exagerado. Eu acho que não devemos bloquear tudo relacionado com as comunicações mas sim saber como gerir o nosso “vício”. - 10A

Alícia Manuela Vasques Gonçalves disse...

outubro 14, 2014 at 10:49 am
Acho coisas como desligue o email,o facebook e o telemóvel, durante o estudo, desnecessário para mim já que eles não vão perturbar o estudo e também não concordo que no final do dia se deva pensar no que deve focar-se no dia seguinte, já que na minha opinião tem que se viver 1 dia de cada vez, se queimar tempo a pensar no que ainda não aconteceu não terei tempo para o que está a acontecer atualmente. - 10A

Fábio, Paulo e João disse...

outubro 14, 2014 at 10:55 am
Nós discordamos que se tem de meditar e escrever pela manhã, usar timer quando se estuda e ir para uma área sem Internet, pois podemos precisar de consultar algo; dizer não à TV, porque os Telejornais informam-nos da atualidade; determinar horários para verificar o e-mail, vai-se à noite. Também discordámos com o bloquear de determinados sites. - 10A

Francisco Lemos disse...

outubro 14, 2014 at 10:57 am
Na nossa opinião, concordamos com a maior parte do esquema. Embora alguns pontos achemos exagerados, tais como: o ramo “Como trabalhar”, no ponto “afaste-se do computador”, já que a Internet e as novas tecnologias estão no nosso dia a dia para nosso benefício e para a evolução da Humanidade. - 10A

Lisete e Inês 10ºB disse...

Concordamos com criar rituais e hábitos saudáveis,com tirar um tempo para refletir e com realizar uma desintoxicação digital.

Anónimo disse...

O mapa mental apresentado é nos mostrado um conjunto de passatempos feitos pelos jovens em que a maioria representa futilidade, mas com alternativas a essas saídas como ler livros e fazer alguma coisa de bom por nós próprios.

Anónimo disse...

Na nossa opinião o Mapa Mental ajuda-nos a organizar, a planear e memorizar, a fazer resumos e tirar apontamentos durante o nosso dia-a-dia.

Diana Moreira disse...

Concordo com três dos ramos apresentados, sendo eles "ajuda para viciados", "generalizando seu espaço" e "refletir e revisar", pois ajudam-nos a ter um hábito de trabalho com regras.
Não concordo com o bloqueio das redes sociais porque nós também precisamos de "nos divertir", ou seja, também nos faz bem ver televisão, mandar sms, mas nada em exagero. - 10ºB

Ana Catarina e Rita disse...

Concordamos com o Mapa Mental, porque achamos que é uma maneira mais simples de organizar, fazer resumos e tirar apontamentos.

Anónimo disse...

Concordo em criar hábitos saudáveis e rotinas para fugir à desintoxicação digital.

Marlene Rodrigues e André Melro disse...

concordo por inteiro com o vídeo , acho que foram um dos 10 minutos mais gratificantes da minha vida.:) 10B

Alexandre, Inês Cunha disse...

Concordo plenamente com tudo, devemos ter hábitos na nossa vida..
A imaginação é uma parte fundamental do nosso pensamento..
Já dizia o meu amigo, Albert Einstein.
"Conhecimento é limitado, imaginação abrange o Mundo"

Marcos mendes,Diogo pinheiro disse...

Este video ao principio pareceu-nos um pouco confuso,mas com o desenrolar do video fomos percebendo o assunto.Temos a plena consciência que nós vivemos numa ma organização e que temos que mudar e ter tempo para tudo.....
Bom video!

Grupo de alunos 7A disse...

É bom que quem tem recursos os aproveite porque ler e estudar enriquece as pessoas.

Alunos 7A disse...

Ler é importante porque desenvolve a imaginação e faz-nos sentir bem.

Vera Pedrosa disse...

Acho muito bom, mas ao mesmo tempo confuso. Realmente ajuda muito, especialmente quando se trata da leitura de livros e das redes sociais.

Ana Rita e Diana disse...

Concordamos com o ramo cor de rosa porque devemos de prestar mais atenção à família e amigos mas pessoalmente do que por Internet - redes sociais.
Concordamos também com o ramo de cor verde claro porque este explica-nos como ajudar pessoas viciadas na Internet a mudarem os seus hábitos para escrita.
Concordamos com o ramo de cor roxa porque explica-nos a refletir de coisas pessoais do nosso dia a dia e só quando está concluído isto, é que podemos focar-nos nas nossas tarefas pessoais (ex. Internet).

João Matos e Adelaide Sofia disse...

Concordamos que nos devemos afastar por algum tempo do computador, tirar algum tempo para refletir e revisar as nossas ideias e por último passar um tempo com a família e com os amigos.

Ana Sofia e Cláudia Pereira 10ºE disse...

- ajuda para os viciados : concordo com este ramo porque com estas novas tecnologias é impossível ter algum tempo ao ar livre. Achamos que durante o dia devemos ter horários afastados de tecnologias.
- crie rituais : Concordo em criar hábitos saudáveis e rotinas para fugir às tecnologias em excesso .

Vera Pedrosa disse...

Quando uma criança não tem educação tende a tornar-se ignorante, e ninguém é feliz sendo ignorante. Malala recebeu o prémio Nobel. Ela merecia-o, pois é uma grande mulher por lutar pelo direito das crianças de ter educação.

João Carvalho disse...

Concordamos que não se deve utilizar o telemóvel, email, facebook,etc, porque perturba, os que nos rodeiam.

João Carvalho Rui Neves disse...

Concordamos que não se deve utilizar o telemóvel, email, facebook,etc, porque perturba os que nos rodeiam.

Daniela Lima, Miguel Meda, Daniela Filipa disse...

Não concordo com o facebook e o telemóvel estarem riscados porque é uma maneira de os alunos comunicarem entre si.

Marco Santos / Sofia Moreira disse...

este mapa mental do nosso dia a dia 3 destes mapas sao utilizados por nos Como Trabalhar, Gerenciando o Seu Espaço, Crie Rituais/Hábitos. escolhemos o verde o laranja e o vermelho

Anónimo disse...

When a child doesn't read, imagination dissepears."

Concordo plenamente com a frase que está na imagem e a importância dela e vou-me agarrar à frase de Albert Einstein: "Conhecimento é limitado, imaginação abrange o Mundo."

A imagem revela um ato de tristeza por parte de uma princesa no seu pior estado, ou seja, ilustra o contexto onde Malala vivia que era de violência e proibição de raparigas no ensino.

Use dez minutos do seu dia para se livrar do desnecessário – não há verdade maior!!!
Mapa mental, o mapa da vida.

Sofia Moreira/ Marco Santos disse...

quando uma criança não lê, não há imaginação. A luta de Malala vai no sentido de defender os direitos das crianças de poderem aprender e saberem mais, desenvolvendo, assim, a sua imaginação.

Marta e Diogo disse...

Os três ramos que mais gostamos foram "Crie Rituais/Hábitos", "Ajuda para viciados", e "Como trabalhar".

Os três ramos que menos gostamos foram "Realize uma Desintoxicação Digital", "Gerenciando os emails" e "Gerenciando Seu Espaço"

Tiago e Daniela 10D disse...

Concordamos com os três ramos que escolhemos que são: Realize uma desintoxicação digital, organização do seu espaço e criação de hábitos e rituais.

Ana e Patricia disse...

Ajuda para viciados: concordamos porque hoje em dias as pessoas passam mais tempo agarradas ao computador/telemóvel do que com as pessoas pessoalmente.
Crie Rituais/Hábitos: É bom criar hábitos diários pois nos ajudam a melhorar o nosso dia.
Como trabalhar: achamos bem trabalhar com pausas pelo meio e sem distracções por perto. - 10ºD

Daniela e Márcia disse...

achamos que alguns aspetos dos ramos, como dizer não à televisão, aos telemóveis e ao facebook, não são necessários, constantemente.
Concordamos também que devemos adaptar alguns hábitos como caminhar, meditar e ter um pequeno-almoço saudável.
Achamos que bloquear determinados sites é muito exagerado.

Andre,Sergio,Pedro disse...

concordamos com 3 dos ramos:realize uma desintoxicação digital,crie rituais e tire um tempo para refletir.Use um bocado do seu tempo para refletir e livrar-se dos seus erros.

Pedro,Andre,Sergio disse...

A imagem revela um ato de tristeza e pouca imaginação de uma rapariga,representa o contrário que Malala defendia.

Daniela e Vitor disse...

Nós discordamos com três dos sete ramos, que são: crie rituais/hábitos, ajuda aos viciados, gerenciando os emails porque pensamos que não há tempo para meditar ou outras coisas, e o resto a gente concorda com tudo.

Tiago e Edu disse...

Concordamos com três ramos dos sete, sendo eles: Como trabalhar, tirar um tempo para refletir e revisar e criar rituais e hábitos.

Tiago e Edu disse...

Concordamos com três ramos dos sete, sendo eles: Como trabalhar, tirar um tempo para refletir e revisar e criar rituais e hábitos.

Anónimo disse...

Nós achamos que todos os ramos estão bem porque revelam atitudes que todos devemos ter para termos uma sociedade muito melhor.
por exemplo os ramos : " crie ritos e hábitos" , " gerenciando o seu espaço " e " como trabalhar ".

Rúben e Filipe disse...

Concordamos com os seguintes ramos:
-Tire um tempo para refletir e revisar;
-Crie rituais e hábitos;
-Gerenciando seu espaço.

Concordamos com estes ramos porque todas estas demonstram bons hábitos diários.

Anónimo disse...

Como trabalhar: Concordo, porque assim não teremos distracções e podemos concentrar-nos apenas no estudo.

Tire um tempo para reflectir e revisar:
Concordo, e com isto podemos melhorar os aspectos em que achamos que estivemos mal.

E para terminar, escolhi: Crie rituais/hábitos, porque todos nós devemos ter uma rotina.

Anónimo disse...

Malala, com esta frase "When a child doesn't read, imagination dissepears." quis dizer que sem estudos não se vai a lado nenhum.