segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OUTUBRO - Mês Internacional da Biblioteca Escolar



image


image
imagerbe

"Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. A International Association of School Librarianship(IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) (...) Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. (…) [T]odo o mês de outubro [é] amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares. (...)"

in http://www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html, [set/2014]

  cartaz

A BE-ESGN celebra esta efeméride com um conjunto de atividades / recursos educativos digitais:

.Exposição de marcadores elaborados pelos alunos dos 9º e 11º anos, em EV e em Língua Inglesa, com sugestões de títulos de livros indicados pelos alunos do 7º ano, na receção aos alunos, a 12/set. / participação no “ISLM Bookmark Project”

.visitas guiadas/ formação do utilizador, outubro, 7º e 10º anos



imagens em google.pt


.atividades/ 7º, 8º e 10º anos

Mês Internacional das BE, 2014/ tema central:
Your school Library: mind map central = A tua BE: um mapa de ideias

Em trabalho de pares, considerando o tema para esta comemoração,

  1. visiona, atentamente, o vídeo sobre como construir um mapa mental
  2. observa, agora, o exemplo de um mapa mental/ de ideias. Faz um breve comentário, neste blogue, acerca dos aspetos com que concordas ou discordas em três dos sete ramos apresentados.
  3. de seguida, convidamos-te a preencher um mapa mental relacionado com os contributos que a tua BE te pode dar na construção dos teus mapas de ideias, em qualquer suporte ou sobre qualquer tema. Por outras palavras, em que medida podes construir mapas mentais  através dos recursos da BE. Podes fazê-lo em papel.
    (outra possibilidade, a explorar após esta Visita – na ferramenta gratuita do Google → Coggle, onde o podes criar e, de seguida, transferi‑lo, em pdf (tecla disponível na parte superior direita), para o ambiente de trabalho. Basta inscreveres-te em segundos, com uma conta do gmail, e… começares.).
  4. por fim, gostaríamos que, neste blogue, partilhasses as tuas observações sobre as possíveis mensagens que a imagem abaixo transmite, relacionando-as com Malala Yousufzai, premiada com o Nobel da Paz 2014 – lê o post abaixo).
 

clip_image002

 

 

PAINEL COMEMORATIVO

WP_20141017_007

pelo prof. Rafael Tormenta