sábado, 7 de fevereiro de 2015

Sensibilização à Poesia – “Palavras Vivas”, por Eduardo Roseira

 

floresdanazaréfotos i.s.

No Auditório da ESGN, no dia 4 de fevereiro, pelas 9h30m, decorreram  sessões de sensibilização à poesia, Palavras Vivas, destinadas aos alunos dos 7º, 8º anos, CEF, CV3.1, CV3.2 e alunos da Educação Especial dos 8º e 11º anos. Pelo feedback da profª Eugénia Teixeira, que fez a apresentação do poeta e incentivou à participação dos alunos no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2015, as três sessões foram do agrado de todos, alunos e professores acompanhantes.

ed r ed ros
7A_CV3.1 8_ EE
3A_CV3.2 DSC_2179registo fotográfico pelo aluno formando Daniel Costa, CV3.2

Esta forma de sensibilização à Poesia, organizada pela Biblioteca Escolar, relaciona-se com os conteúdos programáticos da disciplina de Português e insere-se no âmbito do Plano Nacional da Leitura.

Palavras Vivas motiva a atenção dos alunos para a importância da poesia, recorrendo a técnicas teatrais de animação que tornam a leitura dos poemas mais envolvente.

”É um espectáculo de Stand up Poetry, em que a Poesia surge com base em técnicas teatrais postas ao serviço da educação para a leitura e do gosto pela poesia, utilizando um trabalho de desconstrução da linguagem, traduzindo a vida que existe nas palavras.
O seu criador, eduardo roseira, assume-se não como um declamador, mas sim como um ANIMADOR DA PALAVRA. (…)”

                                                                    in http://palavrasvivas-eduardoroseira.blogspot.pt/, [15/02/2013]

image

Eduardo Roseira é o diretor do Boletim de Poesia Lavra, dando voz a poetas gaienses, bem como de todo o planeta.

O Lavra… , na sua 6ª edição de publicação em forma de Coletânea Poética, intitula-se “SABOREAR A POESIA... – Louvor aos poetas”.

 

Ao poeta Eduardo Roseira, Animador da Poesia,
pela forma entusiasta de sensibilizar os alunos para a poesia e pela maneira como os incentivou a participar no
Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2015

  flor_zinhas
 

os nossos agradecimentos
igualmente à profª Eugénia e aos professores acompanhantes

1 comentário:

Eduardo Roseira disse...

Estimados Amigos, alunos, auxiliares e Corpo Docente, venho por este meio agradecer a todos vós a forma como me tem recebido e tratado, e a aceitação dada às "minhas" «Palavras Vivas», ao longo de quatro (4) anos consecutivos.
A minha gratidão pelo esforço e dedicação que todos vós dão ao serviço d Cultura, Educação e neste caso particular da palavra poética, sem apoios a não ser a vossa entrega à causa da divulgação da poesia e dos seus autores.
A minha gratidão e desde que possa, estou à vossa inteira disposição.
Abraços e beijinhos.

Eduardo Roseira//Palavras Vivas