segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2015 – BMVNG, 03/06/2015

No dia 3 de junho, pelas 14h30, decorreu a Cerimónia de Entrega de Prémios do 16º Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2015, na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Gaia, uma vez mais preparada com todo o cuidado para receber os concorrentes e os seus acompanhantes.

Nesta 5ª edição a nível do concelho, participaram as comunidades educativas de 9 dos 18 agrupamentos/ escolas de Vila Nova de Gaia – António Sérgio, Carvalhos, Dr. Costa Matos, D. Pedro I, Diogo de Macedo, Escultor António Fernandes de Sá, Gaia Nascente, Valadares, e a escola secundária Almeida Garrett – com 45 poemas a concurso/ 2ª FASE.

Esta Cerimónia contou com a presença do Diretor da Biblioteca Municipal de Gaia, dr. Alberto Moreira, das poetisas Virgínia Monteiro e Odete Boaventura, 2º Júri deste concurso. Contou igualmente com dois elementos da escola organizadora - secundária Gaia Nascente - professora bibliotecária Isabel Seca e dr. José Rafael Tormenta - e com o coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares de VNG (CIBE), dr. Paulo Izidoro.

 

fotos gentilmente disponibilizadas pela BMVNG 

Nas palavras de abertura, o dr Alberto Moreira enalteceu esta iniciativa, salientando que já perdura ao longo de 16 anos, sempre muito bem sucedida. Seguiu-se uma breve referência enquadradora deste Concurso, pela profª Isabel Seca, que mencionou poetas de Gaia, inspiradores à criação poética deste projeto, em especial, este ano, o poeta Albano Martins. Da intervenção do prof. Rafael Tormenta destacamos a mensagem carinhosa aos poetas mais novinhos, dizendo-lhes que continuassem a pôr as palavras a dançar, nos seus poemas maravilhosos.

Seguiram-se momentos encantadores de Poesia, tendo sido ditos os poemas premiados, maioritariamente pelos próprios concorrentes. Simultaneamente, receberam o prémio da BMVNG, pela mão da drª Alzira Moreira e da drª Paula Barbosa. A poetisa Virgínia Monteiro leu um seu poema, A Princesa  Gaia, inserido no seu último livro “Canto Quântico”.

Do final deste evento, destacam-se as palavras de encorajamento aos participantes, proferidas pelas poetisas Odete Boaventura, Virgínia Monteiro e pelo dr. Paulo Izidoro para que todos continuem a apreciar a Poesia. Este último destacou a versão da Antologia deste ano, em formato epub, já disponibilizada no site deste projeto Poesia em Gaia.

O Diretor da Biblioteca Municipal, dr Alberto Moreira, proferiu as palavras de encerramento, de novo acarinhando este projeto, acalentando a sua continuidade. Congratulou-se com a participação de todos os participantes, muito em especial com os poetas mais novinhos.

Rosa vermelhauma tarde memorávelRosa vermelha

Felicitamos todos os que contribuíram para a realização deste Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2015. Agradecemos a todos os professores, aos membros das equipas das Bibliotecas Escolares, aos apreciadores de poesia das comunidades educativas envolvidas. Muito em especial aos professores de português, pelo trabalho permanente de sensibilização à poesia, e a todos os professores que incentivaram a participação e partilha dos poemas a concurso, aos professores bibliotecários, pela recolha dos poemas, num trabalho concelhio colaborativo, às poetisas Virgínia Monteiro e Odete Boaventura.
A todos os envolvidos neste projeto, por parte da instituição Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, agradecemos também por toda a disponibilidade e preciosa colaboração.

Muitos parabéns a todos!

pin

Nesta cerimónia, foram atribuídos diplomas de participação, pela escola organizadora,
bem como  um pin, feito com a colaboração dos
alunos do 3A, CEF Operador de Informática,
da mesma escola.
Igualmente os nossos agradecimentos

Sem comentários: