sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Encontro com o poeta Anthero Monteiro – sensibilização à Poesia

  image_thumb3

in pág. facebook do autor

Promovido pela BE-ESGN, no dia 10 de fevereiro, das 10h25 às 13h15, vai decorrer, no Auditório da ESGN, o Encontro entre o poeta Anthero Monteiro e os alunos dos 7º, 8º anos, CEF, VOC A e Educação Especial.
Os alunos têm desenvolvido atividades preparatórias, numa parceria entre a BE e Português. Os poemas  que estão a ser apreciados estão incluídos nas obras

image_thumb1 Clique na Imagem para aumentar! Clique na Imagem para aumentar!

e também no blogue do poeta “Praça da Poesia” - um blogue temático, visando, sobretudo, a divulgação da Poesia, dos Poetas e dos eventos relacionados, a promoção da leitura, dos livros e dos autores de qualidade.

  BiobibliografiaFoto de Anthero Monteiro.

Anthero Monteiro, poeta, pensador e também pedagogo. Nasceu em 1946, em S. Paio de Oleiros, onde vive. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e fez o Mestrado em Estudos Portugueses, pela Universidade de Aveiro. Foi orientador de estágios no gabinete de Português da Direcção-Geral do Ensino Básico, no Porto; professor de Língua Portuguesa na Escola Sá Couto em Espinho; coordenador, nas zonas Norte e Centro do país, da experiência pedagógica ICAV – Iniciação à Comunicação Audiovisual;  formador de docentes na área da Didática do Português; coautor de livros didáticos de Língua Portuguesa em Portugal e em Cabo Verde;  colaborador de um dicionário de Língua Portuguesa;  diretor de um jornal regional. É presidente da direção da Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros. Foi galardoado, pela sua atividade no âmbito cultural e associativo, com o Prémio Manuel Laranjeira, na sua edição de 2004.
Dedica-se há vários anos à divulgação da poesia em escolas, bibliotecas e tertúlias literárias, entre as quais, Onda Poética de Espinho. Colaborou nas Noites do Pinguim e nas Quartas de Poesia do Púcaro's Bar.

Publicou o primeiro livro de poesia em 1997.
Livros de poesia publicados:
Canto de Encantos e Desencantos (1997)
O Remédio É Naufragar (1998)
A Lia Que Lia Lia (infanto-juvenil, 1999)
Com Tremura e Desamor (Tubos de Ensaio sobre a decadência (2001)
Cenas Obscenas - Cigarrilhas Poéticas (2001)
Esta Outra Loucura (2002)
Desesperânsia (2003)
A Sara Sardapintada (infanto-juvenil, 2004)
Sete Vezes Sete Nuvens, (2010)
Sulcos da Memória e do Esquecimento, (2013)

Tem vários textos poéticos editados em antologias, em Portugal e no Brasil; é autor de livros sobre história local, como A Festa das Fogaceiras e o Feriado Municipal de Santa Maria da Feira e A Festa da Senhora da Saúde e Santo António em S. Paio de Oleiros; igualmente autor de vários ensaios, entre os quais O Misticismo Laico de Manuel Laranjeira, Roma Editora, 2006, e de vários textos sobre cultura publicados em revistas universitárias.

[adaptado de]
Anthero Monteiro, Desesperânsia, V. N. Gaia, 2009
de A Praça da Poesia
e https://largodoscorreios.wordpress.com/2014/03/18/anthero-um-poeta-meu-amigo/, [29/01/2017]

- - - BOAS LEITURAS / REFLEXÕES - - -